Opinião

A hiena Hardy, a Síndrome do Avestruz e o Inovar-Auto

Redação DM

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 00:30 | Atualizado há 7 anos

Quem não se lem­bra da hi­e­na Hardy, o per­so­na­gem dos qua­dri­nhos Han­na-Bar­be­ra que só re­cla­ma­va da vi­da, que ja­mais sor­ria…? ”Oh céu, oh vi­da…!”. E quem nun­ca ou­viu fa­lar da “Sín­dro­me de Aves­truz” que faz com que se en­fie a ca­be­ça num bu­ra­co, pa­ra que as­sim não se pos­sa ver o que re­al­men­te acon­te­ce? Ao que tu­do in­di­ca, o Ino­var-Au­to, a Po­lí­ti­ca In­dus­tri­al vol­ta­da pa­ra a pro­mo­ção do se­tor au­to­mo­ti­vo bra­si­lei­ro e que foi uma das res­pon­sá­veis pe­la mai­or con­de­na­ção de uma pa­ís na Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al do Co­mér­cio é um ex­ce­len­te exem­plo da Sín­dro­me de Aves­truz que aco­me­te re­gu­lar­men­te as Po­lí­ti­cas In­dus­tri­ais Bra­si­lei­ras, que são de­se­nha­das ex­clu­si­va­men­te, há quem di­ga, pa­ra ten­tar ale­grar nos­sa hi­e­na Hardy, um pe­que­no gru­po de mon­ta­do­ras de ve­í­cu­los, que as­sim co­mo a per­so­na­gem de Han­na-Bar­be­ra, se­quer o no­me é Bra­si­lei­ro.

Du­ran­te os anos ini­ci­ais da fa­mi­ge­ra­da cri­se eco­nô­mi­ca mun­di­al de 2007, en­quan­to nos mer­ca­dos Nor­te Ame­ri­ca­no e Eu­ro­peu as mon­ta­do­ras amar­ga­vam pre­ju­í­zos e de­man­da­vam, em al­guns ca­sos, in­ter­ven­ções es­ta­tais di­re­tas (ca­sos da GM e da Chrysler), na ter­ra de Su­as­su­na, o Go­ver­no Fe­de­ral abria mão de sua fa­tia do bo­lo (uma isen­ção ge­ne­ro­sa do IPI so­bre au­to­mó­veis, en­tre ou­tras be­nes­ses) em no­me da ma­nu­ten­ção dos em­pre­gos e da eco­no­mia. Tal pa­co­te de ge­ne­ro­si­da­de ga­ran­tiu às mon­ta­do­ras a ma­nu­ten­ção de seus vo­lu­mes de ven­das, as­sim co­mo os re­sul­ta­dos nos anos sub­se­quen­tes, e os con­su­mi­do­res (os con­tri­buin­tes), fo­ram be­ne­fi­ci­a­dos por uma “Black Fri­day” à bra­si­lei­ra, ou se­ja, tu­do pe­la me­ta­de do do­bro. Nes­te ca­so o con­su­mi­dor com­prou, em inú­me­ras oca­si­ões, ve­í­cu­los com isen­ção to­tal de IPI pe­lo pre­ço ori­gi­nal, ou se­ja, sem isen­ção de IPI.

Ocor­re que não é pos­sí­vel con­ce­der isen­ções ad Eter­num, as­sim se fez ne­ces­sá­rio pen­sar, pla­ne­jar, de­se­nhar e ope­ra­ci­o­na­li­zar al­go mais du­ra­dou­ro, nor­te­a­do por pen­sa­men­to de lon­go pra­zo, uma Po­lí­ti­ca In­dus­tri­al. Des­sa for­ma sur­giu em 2011 o Pla­no Bra­sil Mai­or (PBM), a po­lí­ti­ca in­dus­tri­al, tec­no­ló­gi­ca, de ser­vi­ços e de co­mér­cio ex­te­ri­or pa­ra o qua­dri­ê­nio 2011-2014, com o slo­gan “Ino­var pa­ra Com­pe­tir, Com­pe­tir pa­ra Cres­cer”.

No ca­so es­pe­cí­fi­co da in­dús­tria au­to­mo­ti­va, sur­giu em 2012 o Ino­var-Au­to, co­mo um des­do­bra­men­to do PBM. En­tre ou­tras me­di­das, o Ino­var-Au­to pre­via re­du­ção de IPI e es­ta­be­le­cia uma sé­rie de res­tri­ções a no­vos en­tran­tes no mer­ca­do bra­si­lei­ro, pois es­tes de­ve­ri­am pos­su­ir nú­me­ro mí­ni­mo de ati­vi­da­des in­dus­tri­ais re­a­li­za­das no Bra­sil, além de in­ves­tir um per­cen­tu­al mí­ni­mo em ati­vi­da­de de en­ge­nha­ria ou pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to, en­tre ou­tros.

Ocor­re que as mon­ta­do­ras vi­vem de ven­der pro­du­tos, e es­ses por sua vez pre­ci­sam ser atu­a­li­za­dos cons­tan­te­men­te pa­ra aten­der os de­se­jos dos con­su­mi­do­res (que ho­je tem a in­ter­net pa­ra acom­pa­nhar os car­ros lan­ça­dos mun­do a fo­ra), as­sim, pa­ra as mon­ta­do­ras aqui es­ta­be­le­ci­das, tan­to as ati­vi­da­des fa­bris, quan­to in­ves­ti­men­to em en­ge­nha­ria ou pes­qui­sa e de­sen­vol­vi­men­to são ati­vi­da­des cor­ri­quei­ras, man­ti­das mes­mo em mo­men­tos de cri­se, pois se tra­ta de fa­zer o mí­ni­mo pa­ra so­bre­vi­ver. Lo­go, a res­tri­ção pa­ra no­vos en­tran­tes se tor­nou uma be­la re­ser­va de mer­ca­do pa­ra quem aqui já es­ta­va.

A ideia do Ino­var-Au­to é mui­to boa, o que não é bom é cri­ar uma re­ser­va de mer­ca­do que não tra­ga ne­nhum be­ne­fí­cio pa­ra os con­su­mi­do­res, que não tor­ne o pro­du­to glo­bal­men­te com­pe­ti­ti­vo. Di­go is­so, pois, um dos gran­des li­mi­ta­do­res de nos­sas ex­por­ta­ções pa­ra Uni­ão Eu­ro­peia, Es­ta­dos Uni­dos e Ca­na­dá é o ní­vel tec­no­ló­gi­co dos ve­í­cu­los fa­bri­ca­dos no Bra­sil (en­tre­te­ni­men­to, con­for­to, se­gu­ran­ça e nor­mas am­bien­tais/emis­sões).

Há de se res­sal­tar que não se tra­ta de uma opi­ni­ão do au­tor, tra­ta-se de uma cons­ta­ta­ção nor­te­a­da por cri­té­rios ci­en­tí­fi­cos qua­li­ta­ti­vos e quan­ti­ta­ti­vos. Se­gun­do trin­ta exe­cu­ti­vos da in­dús­tria au­to­mo­ti­va, en­tre­vis­ta­dos por oca­si­ão de mi­nha pes­qui­sa de Dou­to­ra­do, as ra­zões lis­ta­das aci­ma, além do fa­mo­so e du­vi­do­so “cus­to Bra­sil” são os fa­to­res que li­mi­tam nos­sas ex­por­ta­ções (e com­pe­ti­ti­vi­da­de) pa­ra os prin­ci­pa­is mer­ca­dos glo­bais.

Há quem di­ga e ra­ti­fi­que que o Ino­var-Au­to ja­mais te­ve co­mo ob­je­ti­vo re­al e in­trín­se­co au­men­tar a com­pe­ti­ti­vi­da­de da in­dús­tria, ape­nas uma for­ma de ten­tar fa­zer com que nos­sa hi­e­na Hardy con­ti­nu­as­se fe­liz, mes­mo que con­ti­nue re­cla­man­do de co­mo a vi­da nos tró­pi­cos é di­fí­cil, ca­ra e ins­tá­vel.

Di­zem que um no­vo Ino­var-Au­to vem por aí, re­pa­gi­na­do, ou co­mo di­zem na in­dús­tria au­to­mo­bi­lís­ti­ca, com um fa­ce­lift, o Ro­ta 2030. Es­pe­ra­mos que es­te pos­sa nas­cer li­vre da Sín­dro­me do Aves­truz, por que a hi­e­na Hardy não tem jei­to.

 

(Val­ter Sil­va Fer­rei­ra Fi­lho é Dou­to­ran­do em En­ge­nha­ria Me­câ­ni­ca na Fa­cul­da­de de En­ge­nha­ria de Gua­ra­tin­gue­tá (FEG); Fer­nan­do Au­gus­to Sil­va Ma­rins e Mau­rí­cio Ce­sar De­la­ma­ro são pro­fes­so­res dou­to­res do  De­par­ta­men­to de Pro­du­ção da FEG; e An­to­nio Wag­ner For­ti é Pro­fes­sor As­sis­ten­te Dou­tor do De­par­ta­men­to de Me­câ­ni­ca da FEG)

 


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