Opinião

A Hippie e seus Impactos

Redação DM

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 23:35 | Atualizado há 7 anos

A Fei­ra Hip­pie im­pac­ta nos as­pec­tos so­ci­al, eco­nô­mi­co, po­lí­ti­co e cul­tu­ral na vi­da do go­i­a­no. Com o tí­tu­lo de mai­or fei­ra aber­ta da Amé­ri­ca La­ti­na, a mais de qua­tro dé­ca­das es­tá pre­sen­te nos do­min­gos. Ini­ciou-se nas ime­di­a­ções do Mu­ti­ra­ma. Atu­al­men­te lo­ca­li­za­da na Pra­ça do Tra­ba­lha­dor, pró­xi­mo à an­ti­ga Es­ta­ção Fer­ro­vi­á­ria. So­bres­sai co­mo gran­de po­lo co­mer­cial e tu­rís­ti­co. Com mais de dez mil fei­ran­tes ca­das­tra­dos. Ofer­ta va­ri­e­da­de re­le­van­te de pro­du­tos in­dus­tri­a­li­za­dos e ar­te­sa­nais. A cu­li­ná­ria tam­bém é des­ta­que. Na se­ma­na, são vá­ri­as de­ze­nas de ôni­bus em ex­cur­são, tra­zen­do con­su­mi­do­res de to­das as par­tes do Bra­sil, com o in­tui­to de com­prar pa­ra re­ven­der em su­as ci­da­des. No en­tan­to, o vi­si­tan­te, o con­su­mi­dor e o fei­ran­te não con­tam com as con­di­ções ade­qua­das pa­ra usu­fru­í­rem o lo­cal, com bem-es­tar e tran­qui­li­da­de.

Co­mo pon­to crí­ti­co, na Fei­ra, ve­jo des­ta­car-se o as­pec­to da in­fra­es­tru­tu­ra. A in­su­fi­ci­ên­cia de sa­ni­tá­rios pú­bli­cos é um dos ofen­so­res a se enu­me­rar. Não quei­ra ser aco­me­ti­do por um de­sar­ran­jo in­tes­ti­nal ali. As con­di­ções tér­mi­cas e a de­fi­ci­ên­cia na se­gu­ran­ça são ou­tros dois pon­tos cru­ci­ais a ater-se. A pre­sen­ça de po­li­ci­a­men­to é ra­re­fei­ta. Em épo­ca de chu­vas, a si­tu­a­ção tor­na-se mais ten­sa ain­da! Em tro­ca de idei­as com po­pu­la­res, du­ran­te o fi­nal de uma tar­de de do­min­go, fui aler­ta­do re­fe­ren­te a ine­xis­tên­cia de li­xei­ras. Re­sí­duos são dis­pen­sa­dos por to­da a Pra­ça. Re­por­to es­tes fa­tos co­mo fre­quen­ta­dor e ar­ti­cu­lis­ta. As bar­ra­cas, co­mo são ho­je, con­tem­pla­das a par­tir da ram­pa sul do Ter­mi­nal Ro­do­vi­á­rio, cau­sam po­lu­i­ção vi­su­al.

Ca­be a ca­da um de nós, ci­da­dã­os, si­na­li­zar opor­tu­ni­da­des pa­ra me­lho­rar o lo­cal e a Fei­ra. O aten­di­men­to des­con­tra­í­do as­so­cia­do ao bom pre­ço e às vá­ri­as op­ções pa­ra a for­ma de pa­ga­men­to, são ex­ce­len­tes atra­ti­vos di­fe­ren­cia­do­res. Em con­ver­sa com o se­nhor Adão Lei­te, 62 anos de ida­de, co­mer­cian­te de pe­ças ín­ti­mas, es­te as­se­gu­rou-me que há um pro­je­to de re­vi­ta­li­za­ção, ide­a­li­za­do por in­te­gran­tes da Fei­ra Hip­pie, que con­tem­pla a cri­a­ção de ba­nhei­ros e ade­qua­ção da Pra­ça, pa­ra prá­ti­ca de es­por­tes, e ou­tras ati­vi­da­des cul­tu­ra­is. Mas, es­te é um pro­je­to que se co­men­ta a res­pei­to, des­de 2013.

A Rá­dio Hip­pie pres­ta ser­vi­ços mui­to im­por­tan­tes, de uti­li­da­de pú­bli­ca, anun­ci­an­do cri­an­ças e do­cu­men­tos de­sa­pa­re­ci­dos. Pro­mo­ve a in­te­ra­ção e sor­tei­os de prê­mios. Po­si­cio­na-se co­mo agen­te ori­en­ta­dor pa­ra o pú­bli­co, no que re­fe­re-se à me­di­das com­por­ta­men­tais que acar­re­tam be­ne­fí­ci­os a pró­pria se­gu­ran­ça e de seus per­ten­ces. Além do mais, agra­cia ou­vi­dos com a pro­gra­ma­ção mu­si­cal, in­clu­in­do boa di­ver­si­da­de de no­vos ar­tis­tas lo­ca­is.

A As­so­cia­ção dos Fei­ran­tes em par­ce­ria com a Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia e Câ­ma­ra dos Ve­re­a­do­res, ne­ces­si­tam im­ple­men­tar com ur­gên­cia, uma ação efe­ti­va, em prol do de­sen­vol­vi­men­to des­te am­bi­en­te ex­pres­si­vo pa­ra a eco­no­mia do Es­ta­do. O ho­rá­rio de mon­ta­gem das bar­ra­cas é re­gu­la­men­ta­do. Mas, não é cum­pri­do. Lu­cas Ne­ves, 25 anos de ida­de, mon­ta­dor de bar­ra­cas, con­fir­mou-me que es­te acor­do não é ob­ser­va­do. Na prá­ti­ca, es­tas, co­me­çam a ser pre­pa­ra­das na noi­te de sex­ta-fei­ra. Sen­do que o Có­di­go de Pos­tu­ras do Mu­ni­cí­pio de­fi­ne que a mon­ta­gem se­ja re­a­li­za­da a par­tir das 14 h de sá­ba­do. En­fa­ti­zo que a mo­bi­li­da­de é bas­tan­te com­pro­me­ti­da na re­gi­ão, de­vi­do ao des­vio no trân­si­to de ve­í­cu­los e pas­sei­os blo­que­a­dos. Mo­ra­do­res lo­ca­is, dis­se­ram-me que o ru­í­do dos tra­ba­lha­do­res nas ma­dru­ga­das, atra­pa­lha o so­no. Lem­bran­do que são qua­se se­te mil bar­ra­cas. Além de con­si­de­rá­vel nú­me­ro de am­bu­lan­tes ir­re­gu­la­res. O ne­gó­cio prós­pe­ro é aque­le que fa­vo­re­ce to­das as par­tes en­vol­vi­das. Com ape­nas al­guns ajus­tes, a Fei­ra Hip­pie tor­na­rá re­fe­rên­cia em es­tru­tu­ra co­mer­cial ao ar li­vre, pa­ra o mun­do! Es­te mo­sai­co re­quer pe­que­nos, mas, es­sen­ci­ais ar­re­ma­tes.

 

(Ro­nal­do Ma­ri­nho. Es­cri­tor – Ges­tor)

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