Opinião

A história da Paraíba de José Octávio de Arruda Mello

Diário da Manhã

Publicado em 16 de abril de 2016 às 02:14 | Atualizado há 9 anos

Du­ran­te es­ta Pás­coa, deu-nos a hon­ra de vi­si­tar Go­i­â­nia o es­cri­tor po­ti­guar Jo­sé Oc­tá­vio de Ar­ru­da Mel­lo a ca­mi­nho da Ci­da­de de Go­i­ás, que ele pre­ten­dia co­nhe­cer, prin­ci­pal­men­te pe­la tra­di­ção do Fo­ga­réu.

Jo­sé Oc­tá­vio é um no­tá­vel his­to­ri­a­dor no­ta­bi­li­zan­do-se pe­la obra “His­tó­ria da Pa­raí­ba – Lu­tas e Re­sis­tên­cia”, Edi­to­ra Uni­ver­si­tá­ria, Jo­ão Pes­soa, 1997, 280 págs.

Na In­tro­du­ção, Car­los Gui­lher­me Mo­ta, in “A His­tó­ria da Pa­raí­ba” as­si­na­la: “A His­tó­ria da Pa­raí­ba” de Jo­sé Oc­tá­vio já po­de ser con­si­de­ra­da um pe­que­no clás­si­co da His­to­ri­o­gra­fia da­que­le Es­ta­do, li­vro que ul­tra­pas­sa os li­mi­tes ge­o­grá­fi­cos e ge­o­po­lí­ti­co, e pas­sa a ocu­par um lu­gar de des­ta­que nos es­tu­dos his­tó­ri­cos de nos­so Pa­ís.

No Pre­fá­cio à 1ª edi­ção, Ar­man­do Sou­to Mai­or pro­cla­ma:

“A His­tó­ria da Pa­raí­ba de Jo­sé Oc­tá­vio de Ar­ru­da Mel­lo não é obra pa­ra ser li­da ape­nas por es­pe­cia­lis­tas. Pro­po­si­ta­da­men­te, há, no li­vro, pre­o­cu­pa­ções di­dá­ti­cas que o tor­nam ca­paz de ser­vir de fon­te bá­si­ca pa­ra es­tu­dan­tes de ní­vel su­pe­ri­or da área de Ci­ên­cias Hu­ma­nas.”

A obra se com­põe de 7 Ca­pí­tu­los.

No Ca­pí­tu­lo I, Jo­sé Oc­tá­vio cu­i­da das ‘Ori­gens da Pa­raí­ba’, en­fo­can­do Per­nam­bu­co, Ita­ma­ra­cá, fra­cas­sos e êxi­tos na con­quis­ta, os Ta­ba­ja­ras na lu­ta con­tra os Po­ti­gua­ras. Ge­o­gra­fia e sen­ti­do de uma ci­da­de. Eco­no­mia e or­ga­ni­za­ção po­lí­ti­co-ad­mi­nis­tra­ti­va. Pro­pri­e­da­de, es­cra­vi­dão, or­ga­ni­za­ção fa­mi­liar e o pa­pel da Igre­ja. A sub­mis­são dos Po­ti­gua­ras.

No Ca­pí­tu­lo II, Jo­sé Oc­tá­vio es­tu­da a Con­so­li­da­ção e De­fe­sa da ter­ra: As in­vas­ões ho­lan­de­sas: O co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal: Mar fe­cha­do e mar aber­to: os ho­lan­de­ses. O apoio ju­dai­zan­te: os Ta­puias.Ten­ta­ti­vas de de­sem­bar­que e con­tro­le da ca­pi­tal. A (no­va) or­ga­ni­za­ção po­lí­ti­ca, so­ci­al e eco­nô­mi­ca. A ad­mi­nis­tra­ção ho­lan­de­sa. A re­sis­tên­cia an­ti-ho­lan­de­sa: Vi­dal de Ne­grei­ros. Os es­cra­vos, pe­ne­tra­ções ho­lan­de­sas, e tri­un­fo na­ti­vis­ta. Cul­tu­ra e con­tri­bui­ção ho­lan­de­sas.

No Ca­pí­tu­lo III, Jo­sé Oc­tá­vio es­tu­da a In­ter­ven­ção ter­ri­to­ri­al, mo­no­pó­lio e cri­se do Sé­cu­lo XVII ao Sé­cu­lo XVI­II. Aí es­tão a ex­ten­são da cri­se e o mo­no­pó­lio. A Ques­tão dos Ín­di­os: uma re­vi­são. A Ca­sa da Tor­re. Os Ban­dei­ran­tes e Oli­vei­ra Le­dos na con­quis­ta do Ser­tão. A Re­sis­tên­cia In­dí­ge­na. A Guer­ra dos Bár­ba­ros. Eco­no­mia, vi­las e ci­da­des do Ser­tão: Uma so­ci­e­da­de vi­o­len­ta. Mo­no­pó­lio. Com­pa­nhia do Co­mér­cio, e per­da da au­to­no­mia. In­qui­si­ção, e ex­pul­são dos Je­suí­tas, e cri­se ge­ral.

No Ca­pí­tu­lo IV, o his­to­ri­a­dor pa­rai­ba­no en­fo­ca um Tem­po de mui­tas Lu­tas: Ocu­pa­ção e In­te­gra­ção do Es­pa­ço Pa­rai­ba­no: A Fun­ção do Bre­jo. Ques­tões de clas­se e ide­o­lo­gia li­be­ral na Re­vo­lu­ção de 1817. Gló­ria e Des­gra­ça de um Mo­vi­men­to. Con­fe­de­ra­ção do Equa­dor, ou o sa­cri­fí­cio de Frei Ca­ne­ca (1848-1849): O Ru­gi­do de­mo­crá­ti­co da Praia. A Pa­raí­ba e a In­de­pen­dên­cia do Bra­sil – Ma­no­el Car­nei­ro da Cu­nha. Das Lu­tas da Re­gên­cia à Cen­tra­li­za­ção de 1850. Eco­no­mia e In­di­ca­do­res so­ci­ais na se­gun­da me­ta­de do Sé­cu­lo XIX. Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res: a Re­be­li­ão dos de bai­xo. A Pa­raí­ba: Do Im­pé­rio à Re­pú­bli­ca: Eli­te po­lí­ti­ca, Fe­de­ra­ção e Im­pren­sa. A Abo­li­ção pe­la por­ta da cri­se.

No Ca­pí­tu­lo V, da Re­pú­bli­ca dos Co­ro­néis à Re­vo­lu­ção de 30, ou a As­cen­são e De­clí­nio das Oli­gar­quias. Oli­gar­quis­mo e a Po­lí­ti­ca dos Go­ver­na­do­res na Re­pú­bli­ca. Eta­pas do Oli­gar­quis­mo pa­rai­ba­no: Do Ve­nan­cis­mo ao Al­va­ris­mo. A Igre­ja e os Mo­vi­men­tos so­ci­ais, na Re­pú­bli­ca Ve­lha. Eco­no­mia: o al­go­dão, as fer­ro­vi­as e a ur­ba­ni­za­ção. Das obras con­tra a se­ca. à Dé­ca­da de Vin­te. Jo­ão Pes­soa – Um go­ver­nan­te con­tra as Oli­gar­quias. Elei­ções na­ci­o­nais, guer­ra ci­vil e a Re­vo­lu­ção de 30.

No Ca­pí­tu­lo VI, o his­to­ri­a­dor po­ti­guar es­tu­da o Es­ta­do e a cri­se so­ci­al, os Par­ti­dos e a In­vo­lu­ção Eco­nô­mi­ca na Pa­raí­ba, de 1930 a 1990. A Dé­ca­da de 30: A mo­der­ni­za­ção por via es­ta­tal. Re­flu­xo e re­or­ga­ni­za­ção ad­mi­nis­tra­ti­va, pla­ne­ja­men­to, e cri­se do Es­ta­do. So­ci­e­da­de e mo­vi­men­tos so­ci­ais na Pa­raí­ba. Um Mo­vi­men­to de im­pul­so: as Li­gas Cam­po­ne­sas. Da Lu­ta pe­la re­de­mo­cra­ti­za­ção aos nos­sos di­as: Re­o­ri­en­ta­ção da Igre­ja. A evo­lu­ção par­ti­dá­ria dos anos Trin­ta ao Ne­o­po­pu­lis­mo. Evo­lu­ção, equi­lí­brio e co­lap­so da eco­no­mia pa­rai­ba­na.

No Ca­pí­tu­lo VII, o ilus­tre his­to­ri­a­dor pa­rai­ba­no es­tu­da a Pa­raí­ba, co­mo sín­te­se his­tó­ri­ca e evo­lu­ção cul­tu­ral. En­fo­ca as su­as ori­gens e lu­tas. En­fo­ca as con­quis­tas e seu sen­ti­do, e a bus­ca da so­ci­e­da­de. Fo­ca­li­za, a se­guir, o ru­mo do Ser­tão. O Co­mér­cio mas­ca­te e o sur­to al­go­do­ei­ro. En­fo­ca, adi­an­te, o em­po­bre­ci­men­to da Pro­vín­cia, a re­vo­lu­ção e o pro­tes­to so­ci­al. Dis­cor­re, após, so­bre a Re­vo­lu­ção de 30, e o mo­de­lo es­ta­ti­zan­te. Dis­cor­re, ain­da, so­bre as Li­gas Cam­po­ne­sas e a re­or­ga­ni­za­ção ad­mi­nis­tra­ti­va. O Es­go­ta­men­to do mo­de­lo e a cri­se atu­al. En­fo­ca, a se­guir, os te­mas de so­ci­e­da­de e cul­tu­ra. E, após, en­fo­ca o Es­ta­do, su­as ins­ti­tu­i­ções, as es­pe­cia­li­za­ções na Cul­tu­ra, os cons­tru­to­res e as pu­bli­ca­ções bá­si­cas.

 

(Li­cí­nio Bar­bo­sa, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta, pro­fes­sor emé­ri­to da UFG, pro­fes­sor ti­tu­lar da PUC-Go­i­ás, mem­bro ti­tu­lar do IAB-Ins­ti­tu­to dos Ad­vo­ga­dos Bra­si­lei­ros-Rio/RJ e do IHGG-Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás, mem­bro efe­ti­vo da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Ca­dei­ra 35 – E-mail li­ci­nio­bar­bo­[email protected])

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias