Opinião

A História do Brasil negro contada por Portugal

Diário da Manhã

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 20:43 | Atualizado há 7 anos

“En­quan­to a cor da pe­le dos ho­mens va­ler mais do que o bri­lho dos olhos, sem­pre ha­ve­rá guer­ra”

(Bob Mar­ley).

 

Os tra­ba­lha­do­res com da­ta de nas­ci­men­to, en­tre os anos 1960 e 1980, per­ten­cem à Ge­ra­ção X, fi­lhos da Ge­ra­ção Baby Bo­o­mers, for­ma­da lo­go após a Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al e pe­los pa­is da Ge­ra­ção Y. Nes­ta ju­ven­tu­de mi­li­tou o mi­nei­ro Be­to Gue­des a can­tar, na dé­ca­da de 80, que “quan­do en­tra se­tem­bro, a boa no­va an­da nos cam­pos”. Fa­to é que nos mes­es de ja­nei­ro a de­zem­bro, de to­dos os anos ca­pi­ta­lis­tas – pós-mo­der­nos – “é pos­sí­vel ca­rac­te­ri­zar a so­ci­e­da­de em que vi­ve­mos em uma pa­la­vra: de­si­gual­da­de” (MEN­DES, in Pa­ro, 2006, p. 165). Um sim­ples re­cor­te da his­tó­ria re­cen­te do Bra­sil, que al­can­ça, em se­tem­bro de 2012, com a por­tu­gue­sa Mar­ta Araú­jo, in­ves­ti­ga­do­ra do Cen­tro de Es­tu­dos So­ci­ais (CES) da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, em Por­tu­gal, a fi­na­li­za­ção da pes­qui­sa re­a­li­za­da, des­de 2008, en­quan­to co­or­de­na­do­ra de tra­ba­lho no qual con­clui que os li­vros di­dá­ti­cos da­que­le pa­ís “es­con­dem o ra­cis­mo do co­lo­ni­a­lis­mo por­tu­guês a na­tu­ra­li­zar a es­cra­va­tu­ra”.

O acon­te­ci­men­to tor­na-se man­che­te e per­sis­te, ain­da ho­je, na vi­são ro­mân­ti­ca de que “por­tu­gues­es cum­pri­ram uma mis­são ci­vi­li­za­tó­ria, de bons co­lo­ni­za­do­res, mais be­ne­vo­len­tes do que ou­tros po­vos eu­ro­peus”. Tra­gé­dia so­ci­al pro­gra­ma­da, a es­cra­va­tu­ra não ocu­pa mais de du­as ou três pá­gi­nas nos li­vros “ado­ta­dos pe­los por­tu­gues­es”, sen­do tra­ta­da de for­ma va­ga e su­per­fi­ci­al. Tam­bém pro­pa­gam “idei­as tor­tu­o­sas”, por exem­plo, “quan­do fa­lam so­bre as con­se­quên­cias da es­cra­va­tu­ra, o úni­co lu­gar a ga­nhar mai­or des­ta­que é o Bra­sil, mes­mo as­sim, pa­ra fa­lar so­bre a mis­ci­ge­na­ção”, afir­ma. De igual mo­do, em vir­tu­de dos “des­co­bri­men­tos”, es­tas obras alar­dei­am po­vos que mo­vi­men­ta­ram pa­ra ou­tros con­ti­nen­tes – so­bre­tu­do eu­ro­peus e es­cra­vos afri­ca­nos – ví­ti­mas da po­bre­za ab­so­lu­ta e ber­ços mon­ta­dos a ca­cos de vi­dros.

A his­tó­ria con­ta­da, sob a óti­ca dos ven­ce­do­res, de for­ma, “co­mo se os ne­gros ti­ves­sem op­ta­do por emi­grar em vez de te­rem si­do le­va­dos à for­ça”, es­sa a re­a­li­da­de im­pres­sa nas pá­gi­nas da te­o­ria de en­si­no que re­tra­ta o co­lo­ni­a­lis­mo, ain­da ho­je, “en­si­na­do” em Por­tu­gal, o que re­for­ça, se­gun­do Sou­za, a “im­por­tân­cia de que sai­ba­mos qua­is são as “fon­tes mo­ra­is” que co­man­dam o nos­so com­por­ta­men­to mo­ral, ain­da que as per­ce­ba­mos ape­nas em seus ‘efei­tos’ sem que te­nha­mos cla­re­za acer­ca da hi­e­rar­quia va­lo­ra­ti­va da qual eles cons­ti­tu­em o vér­ti­ce” (2015)

Por trás dis­so, es­tá o pro­pó­si­to de des­ta­car a su­pos­ta mul­tir­ra­ci­a­li­da­de no Bra­sil co­lô­nia que – nes­te sen­ti­do – se­ria um exem­plo do su­ces­so das po­lí­ti­cas de mis­ci­ge­na­ção en­fi­a­das gar­gan­ta abai­xo pe­lo con­ta-go­tas da bar­bá­rie da con­quis­ta. “Na prá­ti­ca, po­rém, sa­be­mos que is­so não ocor­reu da for­ma co­mo é tra­ta­da”, ques­ti­o­na Araú­jo, afir­man­do que “na­da mu­dou”. A pes­qui­sa­do­ra ar­gu­men­ta que a fal­ta de com­pre­en­são so­bre o as­sun­to traz pre­ju­í­zos: “Es­sa nar­ra­ti­va ge­ra uma sé­rie de con­se­quên­cias, des­de a me­nor co­le­ta de da­dos so­bre a dis­cri­mi­na­ção ét­ni­ca e ra­ci­al, até a pró­pria não ad­mis­são de que te­mos um pro­ble­ma de ra­cis­mo”, afir­ma. E pa­ra dis­cu­tir o con­cei­to ra­cis­mo é im­pe­ran­te com­pre­en­der que “obe­de­cer e com­pre­en­der uma re­gra so­ci­al é an­tes de tu­do uma prá­ti­ca apren­di­da, e não um co­nhe­ci­men­to. A ‘prá­ti­ca’ po­de ser ar­ti­cu­lá­vel, po­de ex­pli­ci­tar ra­zões e ex­pli­ca­ções pa­ra seu ‘ser des­te mo­do e não de qual­quer ou­tro’, quan­do de­sa­fi­a­da a is­to” (SOU­ZA, 2015, p. 175) Com fo­co nas ví­ti­mas pas­si­vas de uma co­lo­ni­za­ção ver­ti­ca­li­za­da, tra­ma­da em Por­tu­gal, a pes­qui­sa con­tou com a aju­da de pes­qui­sa­do­res fo­ca­dos na aná­li­se de cin­co li­vros di­dá­ti­cos de His­tó­ria mais ven­di­dos no pa­ís da Re­vo­lu­ção dos Cra­vos, des­ti­na­dos a alu­nos do 3º Ci­clo do En­si­no Bá­si­co, en­tre 12 e 14 anos, o que com­pre­en­de 7º e 9º anos. Com­pro­mis­sa­dos en­tre workshops e au­las – a tra­tar de po­lí­ti­cas pú­bli­cas – os pes­qui­sa­do­res pre­sen­ci­a­ram a re­a­li­da­de que cha­mou a aten­ção ao re­tra­tar es­tu­dan­tes sur­pre­sos com as re­vol­tas das pró­pri­as po­pu­la­ções es­cra­vi­za­das, o ver­da­dei­ro sig­ni­fi­ca­do dos qui­lom­bos – se­gun­do a his­tó­ria em­bran­que­ci­da – des­ti­no dos es­cra­vos “fu­gi­di­os, es­con­di­dos e for­ti­fi­ca­dos em lo­ca­is de di­fí­cil aces­so, no in­te­ri­or das ma­tas”. Sem qual­quer dú­vi­da es­tru­tu­ra­lis­ta, uma es­fe­ra te­ó­ri­ca des­ti­na­da a “afas­tar do do­mí­nio da ra­ci­o­na­li­da­de – to­das as ques­tões co­lo­ca­das pe­la éti­ca hu­ma­nis­ta, pe­la on­to­lo­gia ma­te­ri­a­lis­ta e pe­lo his­to­ri­cis­mo con­cre­to” (COU­TI­NHO, 2010, p. 73).

A pro­fes­so­ra dou­to­ra em So­ci­o­lo­gia, Edwi­ges Car­va­lho, que tra­ba­lha e pes­qui­sa a área so­cio­po­lí­ti­ca, ao co­men­tar a ques­tão his­tó­ri­ca, en­fa­ti­za três pon­tos que re­tra­tam a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra “em dé­bi­to enor­me com a po­pu­la­ção ne­gra que foi es­cra­vi­za­da a par­tir da con­cep­ção de ex­pan­são eco­nô­mi­ca ter­ri­to­ri­al eu­ro­peia – lem­bran­do que es­te pro­ces­so não foi su­pe­ra­do com a ‘Li­ber­ta­ção dos Es­cra­vos’, em maio 1888. Ain­da con­ti­nua a con­di­ção de su­bal­ter­ni­da­de eco­nô­mi­ca e so­ci­al des­ta po­pu­la­ção que so­fre as mais di­ver­sas for­mas de dis­cri­mi­na­ção”. Ela in­di­ca a lei­tu­ra de um dos me­lho­res his­to­ri­a­do­res des­ta área, em sua opi­ni­ão, o pro­fes­sor Jo­ão Jo­sé Reis, dos qua­dros da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral da Ba­hia (UF­BA). Co­mo re­sul­ta­do, ver­sões his­tó­ri­cas im­pres­sas, co­mo as ado­ta­das pe­la na­ção por­tu­gue­sa si­tu­a­da no Su­do­es­te da Eu­ro­pa, zo­na oci­den­tal da Pe­nín­su­la Ibé­ri­ca e em ar­qui­pé­la­gos no At­lân­ti­co Nor­te- aca­bam num con­sen­so – e não le­van­tam as po­lê­mi­cas ne­ces­sá­rias à pro­ble­ma­ti­za­ção do en­si­no so­bre a His­tó­ria da Áfri­ca. “Em ou­tros paí­ses, há uma aber­tu­ra mui­to mai­or pa­ra dis­cu­tir co­mo es­sas po­pu­la­ções lu­ta­vam con­tra a opres­são. Mas no ca­so por­tu­guês, os alu­nos nem se­quer po­de­ri­am ima­gi­nar que eles se li­ber­ta­vam ‘so­zi­nhos’ e con­ti­nu­a­vam a acre­di­tar que to­dos eram ‘ví­ti­mas pas­si­vas’ da si­tu­a­ção, uma ideia mui­to re­sig­na­da”, afir­ma Araú­jo. A au­to­ra des­ta­ca que nos li­vros ana­li­sa­dos “não há ne­nhu­ma alu­são à Re­vo­lu­ção do Hai­ti, con­fli­to san­gren­to que cul­mi­nou na abo­li­ção da es­cra­vi­dão e in­de­pen­dên­cia do pa­ís, que pas­sou a ser a pri­mei­ra re­pú­bli­ca go­ver­na­da por pes­so­as de as­cen­dên­cia afri­ca­na”. So­bre a re­a­li­da­de de dor, san­gue e ini­qui­da­de re­cen­te, es­tam­pa­da em mu­seu a ex­por o tron­co, Cou­ti­nho afir­ma que “o ver­da­dei­ro ini­mi­go da no­va ‘mi­sé­ria da ra­zão’, por­tan­to, con­ti­nua a ser aque­la con­cep­ção do mun­do que her­da, de­sen­vol­ve con­cei­tos bá­si­cos da tra­di­ção pro­gres­sis­ta, do hu­ma­nis­mo, his­to­ri­cis­mo e da di­a­lé­ti­ca” (2015).

A nar­ra­ti­va do co­lo­ni­a­lis­mo en­gen­dra­do por Por­tu­gal foi a de um “co­lo­ni­a­lis­mo ami­gá­vel”, do qual re­sul­ta­ram so­ci­e­da­des mul­ti­cul­tu­ra­is e mul­tir­ra­ci­ais – e o Bra­sil se­ria um exem­plo on­de e quan­do os qui­lom­bos são re­pre­sen­ta­dos co­mo “lo­ca­is on­de os ne­gros dan­ça­vam em um dia de fes­ta”. A vi­são ro­mân­ti­ca, di­fe­ren­te­men­te de ou­tros paí­ses, im­pri­miu nos li­vros di­dá­ti­cos por­tu­gues­es a con­ti­nui­da­de des­ta vi­são so­bre o co­lo­ni­a­lis­mo da­que­la na­ção exer­ci­do na pe­ri­fe­ria. Iro­ni­ca­men­te, con­tu­do, ou­tras po­tên­cias co­lo­ni­za­do­ras – da­que­le tem­po – não são re­tra­ta­das de igual for­ma, e, lon­ge de seus “ob­je­tos de ex­pro­pria­ção”, tor­na­ram-se in­ca­pa­zes de com­pre­en­der “atra­vés do re­la­to das di­fi­cul­da­des mais ‘pes­so­ais’, das ten­sões e das con­tra­di­ções apa­ren­te­men­te mais es­tri­ta­men­te sub­je­ti­vas, ge­ral­men­te se ex­pri­mem as es­tru­tu­ras mais pro­fun­das do mun­do so­ci­al e su­as con­tra­di­ções” (BOUR­DI­EU,1998). É im­por­tan­te des­ta­car que os tra­ba­lha­do­res cons­ti­tu­em a mas­sa “li­vre” pa­ra ven­der sua for­ça de tra­ba­lho, mes­mo quan­do “in­se­ri­dos na ex­clu­são”. A so­ci­e­da­de es­cra­vis­ta re­tra­ta ho­mens li­vres pa­ra es­co­lher seus des­ti­nos, ob­ser­va­do o mé­ri­to. Es­ses mes­mos se­res so­ci­ais, no en­tan­to, não são “li­vres” pa­ra es­co­lher seus des­ti­nos, na or­ga­ni­za­ção so­ci­o­e­co­nô­mi­ca ca­pi­ta­lis­ta, na qual, de acor­do com Men­des, “tam­bém os ho­mens são le­va­dos a crer que dis­põ­em de tal li­ber­da­de” (2006, p. 160).

Exem­plo des­sa dis­cus­são A Des­co­ber­ta das Amé­ri­cas, on­de os es­pa­nhóis são des­cri­tos co­mo “ex­tre­ma­men­te vi­o­len­tos” sem­pre em con­tras­te com a “su­pos­ta be­ne­vo­lên­cia” do co­lo­ni­a­lis­mo por­tu­guês e dos im­pé­ri­os fran­cês, bri­tâ­ni­co e bel­ga – ta­cha­dos de “ra­cis­tas”. Por ou­tro la­do, de­vi­do à des­po­li­ti­za­ção cres­cen­te, nun­ca se fa­la da ques­tão ra­ci­al em re­la­ção ao co­lo­ni­a­lis­mo por­tu­guês, on­de o cul­tu­ra­lis­mo ra­cis­ta nun­ca per­ce­beu ou com­pre­en­deu es­se fa­to fun­da­men­tal, abor­ta­do das obras “So­bra­dos e Mu­cam­bos” ou “Ca­sa Gran­de Sen­za­la”, de Gil­ber­to Freyre, “usa­dos por Ro­ber­to da­Mat­ta, pa­ra cri­ar su­as opo­si­ções fic­tí­cias en­tre ca­sa e rua, por exem­plo, e mo­der­ni­zar o cul­tu­ra­lis­mo ra­cis­ta pa­ra os di­as de ho­je”, con­for­me Jes­sé Sou­za. Os li­vros di­dá­ti­cos ho­lan­de­ses, por exem­plo, atri­bu­em a es­cra­va­tu­ra aos por­tu­gues­es. Se­gun­do Araú­jo, es­sa ideia da “be­ne­vo­lên­cia do co­lo­ni­za­dor por­tu­guês” aca­bou en­con­tran­do eco no lu­so-tro­pi­ca­lis­mo, te­se de­sen­vol­vi­da pe­lo ci­en­tis­ta so­ci­al bra­si­lei­ro Gil­ber­to Frei­re, so­bre a re­la­ção de Por­tu­gal com os tró­pi­cos, de­fen­di­da por ele – a ca­pa­ci­da­de do por­tu­guês de se re­la­ci­o­nar com os tró­pi­cos – não por in­te­res­se po­lí­ti­co ou eco­nô­mi­co, mas por su­pos­ta em­pa­tia ina­ta. E que re­sul­ta­ria de sua pró­pria ori­gem éti­ca hí­bri­da, da sua “con­ti­nen­ta­li­da­de du­pla” e do lon­go con­ta­to com mou­ros e ju­deus na Pe­nín­su­la Ibé­ri­ca. “No mais das ve­zes, a his­tó­ria foi es­cri­ta sob o pon­to de vis­ta das au­to­ri­da­des, re­pre­sen­ta­das no far­dão das eli­tes” ates­ta a pro­fes­so­ra uni­ver­si­tá­ria Eli­a­na Sar­men­to, mes­tre em Ser­vi­ço So­ci­al, com en­fo­que na área das Po­lí­ti­cas So­ci­ais.

Ape­sar de re­jei­ta­do pe­lo Es­ta­do No­vo de Ge­tú­lio Var­gas (1930-1945) – por cau­sa da im­por­tân­cia que con­fe­ria à mis­ci­ge­na­ção e in­ter­pe­ne­tra­ção de cul­tu­ras – o lu­so-tro­pi­ca­lis­mo ga­nhou for­ça co­mo pe­ça de pro­pa­gan­da du­ran­te a di­ta­du­ra do por­tu­guês An­tó­nio de Oli­vei­ra Sa­la­zar (1932-1968). Uma ver­são sim­pli­fi­ca­da e na­ci­o­na­lis­ta da te­se aca­bou gui­an­do a po­lí­ti­ca ex­ter­na do re­gi­me. “Ocor­re que a ques­tão ra­ci­al nun­ca foi de­ba­ti­da em Por­tu­gal”, res­sal­ta Araú­jo. Sem res­pos­ta exa­ta pa­ra tan­tas per­gun­tas (des) hu­ma­nas, a pes­qui­sa­do­ra ale­ga que en­viou os re­sul­ta­dos da pes­qui­sa ao Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção por­tu­guês, sem nun­ca ob­ter res­pos­ta: “Nos­sa per­cep­ção é que os res­pon­sá­veis acre­di­tam que tu­do es­tá bem as­sim e que me­di­das pa­li­a­ti­vas – co­mo fes­ti­vais cul­tu­ra­is sa­zo­nais – po­dem sub­sti­tu­ir a pro­ble­ma­ti­za­ção de um as­sun­to tão im­por­tan­te”, cri­ti­ca. “É as­sim, afi­nal, que as idei­as do­mi­nan­tes pas­sam a de­ter­mi­nar a vi­da das pes­so­as co­muns e seu com­por­ta­men­to co­ti­dia­no sem que elas te­nham qual­quer con­sci­ên­cia re­fle­ti­da dis­so” (SOU­ZA, 2017). Nes­se sen­ti­do, Araú­jo elo­gia a ini­ci­a­ti­va bra­si­lei­ra, de 2003, que tor­nou obri­ga­tó­rio o en­si­no de His­tó­ria e Cul­tu­ra afro-bra­si­lei­ra e in­dí­ge­na em to­das as es­co­las, pú­bli­cas e par­ti­cu­la­res, des­de o En­si­no Fun­da­men­tal até o En­si­no Mé­dio, Lei 10.639/2003, al­te­ra­da pe­la Lei 11.645/2008. A pes­qui­sa­do­ra Araú­jo en­fa­ti­za: “Pre­ci­sa­mos com­ba­ter o ra­cis­mo, mas is­so não se­rá pos­sí­vel se não mu­dar­mos a for­ma co­mo en­si­na­mos nos­sa His­tó­ria”.

Pa­ra a pro­fes­so­ra mes­tre em Ser­vi­ço So­ci­al, es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­tos Hu­ma­nos, Anny Bor­ba: “A co­lo­ni­za­ção pra­ti­ca­da pe­los por­tu­gues­es foi tão agres­si­va no que re­fe­re ao Bra­sil, que eles uti­li­za­ram – se­gun­do o his­to­ri­a­dor Jes­sé Sou­za – do sa­dis­mo aqui uti­li­za­do, mes­mo que ‘pro­i­bi­do’ na Eu­ro­pa. E que foi na­tu­ra­li­za­do e ex­pos­to na vi­o­lên­cia con­tra o gê­ne­ro fe­mi­ni­no, lem­bran­do que aí acon­te­ce, mais uma vez, a di­vi­são de clas­ses, quan­do a mu­lher ín­dia e es­cra­vi­za­da ne­gra tem no seu cor­po a are­na on­de, se­gun­do Fou­cault, ‘to­das as for­mas de pe­na­li­za­ção são vá­li­das’”. Foi por con­ta da “ação ins­ti­tu­ci­o­nal, pri­mei­ro re­li­gi­o­sa, e de­pois, ho­je em dia, pe­la ação da mí­dia e da in­dús­tria dos bens de con­su­mo cul­tu­ral, co­mo ci­ne­ma e li­vros po­pu­la­res, que es­sa hi­e­rar­quia mo­ral que se­pa­ra os ho­mens e as mu­lhe­res em se­res de pri­mei­ra e de se­gun­da clas­se ga­nhou nos­sos co­ra­ções e nos­sas men­tes” (Sou­za, 2017, p. 27). O pres­su­pos­to nun­ca re­fle­ti­do no ca­so é a se­pa­ra­ção da ra­ça hu­ma­na en­tre aque­les que pos­su­em, sen­do, por­tan­to, ani­ma­li­za­dos e per­ce­bi­dos co­mo cor­po: “A dis­tin­ção en­tre es­pí­ri­to e cor­po é tão fun­da­men­tal, por­que a ins­ti­tu­i­ção mais im­por­tan­te da his­tó­ria do Oci­den­te, a Igre­ja Cris­tã, es­co­lheu co­mo ca­mi­nho pa­ra o bem e pa­ra a sal­va­ção do cris­tão a no­ção de vir­tu­de co­mo de­fi­ni­da por Pla­tão”. Es­te, por sua vez, de­fi­nia a vir­tu­de “nos ter­mos da ne­ces­si­da­de de o es­pí­ri­to dis­ci­pli­nar o cor­po per­ce­bi­do co­mo ha­bi­ta­do por pai­xões in­con­tro­lá­veis – o se­xo e a agres­si­vi­da­de à fren­te de to­das – que le­va­ri­am o in­di­ví­duo à es­cra­vi­dão do de­se­jo à lou­cu­ra” (SOU­ZA, 2017).

Dis­cor­rer so­bre a per­ma­nên­cia des­sa se­men­te de so­ci­a­bi­li­da­de na­ci­o­nal, mes­mo de­pois de abo­li­da a es­cra­va­tu­ra, fa­zen­do de con­ta não sa­ber que o “pre­con­cei­to é a ideia pa­ra a qual a vi­o­lên­cia é um mo­do de agir, ele fa­la o que a vi­o­lên­cia faz” (The Ana­tomy of Pre­ju­di­ces, BRU­EHL). Sob o guar­da-chu­va da im­po­si­ção his­tó­ri­co-cul­tu­ral lu­si­ta­na, a má­xi­ma de que “não há bra­si­lei­ro de clas­se mais ele­va­da, mes­mo de­pois de nas­ci­do e cri­a­do, que não se sin­ta apa­ren­ta­do do me­ni­no Brás Cu­bas na mal­va­dez e no gos­to de ju­di­ar com ne­gros. Aque­le mór­bi­do de­lei­te em ser mau com os in­fe­rio­res e com os ani­mais é bem nos­so: é de to­do o me­ni­no bra­si­lei­ro atin­gi­do pe­la in­flu­ên­cia do sis­te­ma es­cra­vo­cra­ta” (Sou­za, 2017, p. 50). Os va­lo­res do sa­do­mas­oquis­mo so­ci­al se trans­mi­ti­am (e se trans­mi­tem até ho­je) de pai pa­ra fi­lho, pe­los me­ca­nis­mos su­tis da “edu­ca­ção”, co­mo o ex­pos­to nas pá­gi­nas im­pres­sas com idei­as de Ma­cha­do de As­sis: “[…] um dia que­brei a ca­be­ça de uma es­cra­va, por­que me ne­ga­ra uma co­lher de do­ce de co­co que es­ta­va fa­zen­do, e, não con­ten­te com  o ma­le­fí­cio, dei­tei um pu­nha­do de cin­za ao ta­cho, e, não sa­tis­fei­to da tra­ves­su­ra, fui di­zer a mi­nha mãe que a es­cra­va é que es­tra­ga­ra o do­ce ‘por pir­ra­ça’; e eu ti­nha ape­nas seis anos” (in Sou­za, 2017, p. 50).

Adul­tos re­lu­tan­tes, as “cri­an­ças tra­ves­sas”, de ou­tro­ra, ou a co­le­ti­vi­da­de glo­ba­li­za­da, en­gen­dra por um ca­mi­nho que le­va ao gar­ga­lo so­ci­al das ini­qui­da­des. A con­cor­rên­cia; o ego ca­ren­te de ser afa­ga­do por um fe­ti­che ca­pi­ta­lis­ta; a opi­ni­ão de um olho só a be­ber da fon­te do re­tro­ces­so no sen­so co­mum; a ân­sia pe­la ra­pi­dez da con­quis­ta; o ci­ú­me e olho gran­de; a in­ca­pa­ci­da­de de se con­vi­ver e bem vi­ver na di­fe­ren­ça. As­sim co­mo a di­ver­si­da­de e o plu­ra­lis­mo a co­mer no pra­to da mi­sé­ria da ra­zão; os di­rei­tos hu­ma­nos se­ques­tra­dos na fa­la e po­der do mais for­te; a ci­da­da­nia do faz de con­ta de­mo­crá­ti­co-cor­rup­to tra­di­cio­na­lis­ta; a equi­da­de a se­guir os pas­sos da es­po­ra; a in­clu­são de­ter­mi­na­da no po­der de con­su­mo; a qua­li­da­de e a com­pe­tên­cia que não ves­tem a san­dá­lia do hu­mi­lha­do, do mais po­bre; as ques­tões de gê­ne­ro, clas­se so­ci­al, et­nia, re­li­gi­ão, na­ci­o­na­li­da­de, iden­ti­da­de e ori­en­ta­ção se­xu­al, con­di­ção fí­si­ca er­gui­da a es­tô­ma­gos va­zi­os, de­ter­mi­nam a ur­gên­cia de uma li­ber­da­de e éti­ca po­lí­ti­ca tres­pas­sa­da pe­la cau­sa so­ci­al. A edu­ca­ção do ho­mem do cam­po, ou na ci­da­de, pas­sa pe­la es­co­la com o po­der de agre­gar múl­ti­plas ex­pe­ri­ên­cias e vi­sões de mun­do, de acor­do com Sa­les & Ne­to “tais ex­pe­ri­ên­cias se en­con­tram li­ga­das às vi­das dos su­jei­tos que ali se in­se­rem” (2017, p. 61).

Os si­nos da no­va era a des­per­tar a sen­za­la, ao tem­po que anun­cia a re­vo­lu­ção na Ca­sa Gran­de avi­sam da ho­ra em dar à to­na da his­tó­ria um da­do atu­a­li­za­do, re­con­ta­do e no­vo. É tem­po de re­fe­rir e re­co­nhe­cer; pe­dir o per­dão pe­la bar­bá­rie es­tam­pa­da nos na­vi­os tum­bei­ros, em mu­ros de pe­dra, na chi­ba­ta, no es­cra­vi­za­do a la­var as cos­tas da Si­nhá, no tron­co do pe­lou­ri­nho a ser­vi­ço do ca­pi­tão do ma­to. Che­ga da or­gia san­gren­ta, co­var­de e im­pu­ne do co­ro­nel, bas­ta do faz de con­ta dos li­vros de uma his­tó­ria em­bran­que­ci­da es­cri­ta na ide­o­lo­gia des­ti­na­da a man­ter a or­dem, o pro­gres­so, a ven­da fac­tu­al de mer­ca­do. Pa­ra os cer­tos de que a es­cra­vi­dão e ra­cis­mo no Bra­sil aca­ba­ram, em 2013, a re­vis­ta “La­bor”, do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Tra­ba­lho, de­nun­ciou o ca­so Za­ra – a fi­gu­rar en­tre os 3, 3 mil es­ta­be­le­ci­men­tos ins­pe­cio­na­dos – on­de fo­ram res­ga­ta­dos mais de 43 mil tra­ba­lha­do­res de 1995 a 2012, du­ran­te ope­ra­ções no com­ba­te ao tra­ba­lho es­cra­vo con­tem­po­râ­neo. Es­se o ca­pí­tu­lo ex­põe uma atu­a­li­da­de a re­fle­tir no es­pe­lho a he­ran­ça so­ci­o­e­co­nô­mi­ca da boa co­lo­ni­za­ção por­tu­gue­sa. Ini­qui­da­de a con­tar his­tó­ri­as dos su­jei­tos sem fa­ce, co­mo as ca­ta­ri­nen­ses “Zé­lia Ma­cha­do, que per­deu os de­dos da mão di­rei­ta, e Val­di­re­ne da Sil­va, que após 11 anos de­sos­san­do se­te co­xas de fran­go, por mi­nu­to, foi apo­sen­ta­da por in­va­li­dez e se tor­nou de­pen­den­te de mor­fi­na, am­bas, ti­nham jor­na­da de tra­ba­lho tí­pi­ca do iní­cio do sé­cu­lo pas­sa­do” (La­bor, ano I, nú­me­ro I, p. 7, 2013)

E o pul­so, ain­da pul­sa!

RE­FE­RÊN­CIAS:

BRA­SIL. Có­di­go de Éti­ca do As­sis­ten­te So­ci­al, 1993; COS­TA, PI­MEN­TA E PE­REI­RA. Edu­ca­ção no e do Cam­po, 2017; COU­TI­NHO. O es­tru­tu­ra­lis­mo e a mi­sé­ria da ra­zão, 2010; Re­vis­ta La­bor. Ano I, no I, 2013; SOU­ZA. A eli­te do atra­so, 2017; A to­li­ce da in­te­li­gên­cia bra­si­lei­ra, 2015; si­te: http://www.bbc.com/por­tu­gue­se/in­ter­na­ci­o­nal-40735234

 

(An­tô­nio Lo­pes, es­cri­tor, fi­ló­so­fo, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, mes­tre em Ser­vi­ço So­ci­al e dou­to­ran­do em Ci­ên­cias da Re­li­gi­ão/PUC-Go­i­ás, mes­tran­do em Di­rei­tos Hu­ma­nos/UFG)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias