Opinião

A importância da originalidade na formação acadêmica

Diário da Manhã

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 22:47 | Atualizado há 7 anos

O pen­sa­men­to ori­gi­nal de­ve ser pra­ti­ca­do nas uni­ver­si­da­des des­de o iní­cio da for­ma­ção.

O Bra­sil pro­duz mais de 60 mil ar­ti­gos ci­en­tí­fi­cos por ano de acor­do com a ba­se de pe­ri­ó­di­cos ci­en­tí­fi­cos Sci­ma­go (2015), além de tes­es de dou­to­ra­do, dis­ser­ta­ções de mes­tra­do e tra­ba­lhos de con­clu­são de cur­so pro­du­zi­dos anual­men­te por mi­lhões de alu­nos no ní­vel su­pe­ri­or. O pro­ble­ma é que mui­tos des­ses tra­ba­lhos têm al­gum ti­po de plá­gio, ou se­ja, tra­zem idei­as ou até mes­mo tre­chos in­tei­ros de tex­tos que per­ten­cem a ou­tros au­to­res.

A frau­de ci­en­tí­fi­ca tem ga­nha­do es­pa­ço re­cen­te­men­te na mí­dia no Bra­sil e, com is­so, uni­ver­si­da­des e ins­ti­tu­i­ções que fi­nan­ciam pes­qui­sas pas­sa­ram a dar mais aten­ção ao as­sun­to. Nem sem­pre o plá­gio acon­te­ce por de­so­nes­ti­da­de do pla­gi­a­dor. Mui­tas ve­zes, é o ata­lho mais aces­sí­vel pa­ra dri­blar pro­ble­mas co­mo o mau ge­ren­ci­a­men­to de tem­po, o des­co­nhe­ci­men­to do uso apro­pria­do de pa­rá­fra­se ou ci­ta­ção, ou ain­da co­nhe­ci­men­to de vo­ca­bu­lá­rio e gra­má­ti­ca li­mi­ta­dos – quan­do as pa­la­vras fal­tam, fi­ca mais fá­cil bus­car o ar­gu­men­to na voz do ou­tro.

Sem­pre que um alu­no co­pia, no en­tan­to, ele per­de a chan­ce de apren­der. O fim da cul­tu­ra da có­pia pas­sa pe­la edu­ca­ção. Pro­du­zir con­te­ú­do ori­gi­nal e dar voz aos pró­prios ar­gu­men­tos são ta­re­fas di­fí­ceis que re­que­rem mui­ta prá­ti­ca, mas há ma­nei­ras de fa­ci­li­tar es­te pro­ces­so co­mo, por exem­plo, o uso de fer­ra­men­tas ele­trô­ni­cas que iden­ti­fi­cam plá­gio. Es­ses pro­gra­mas apon­tam nos tex­tos tre­chos que fo­ram co­pia­dos de ou­tras fon­tes, au­xi­li­an­do na iden­ti­fi­ca­ção do pro­ble­ma — que é o pri­mei­ro pas­so pa­ra so­lu­cio­ná-lo.

Pou­quís­si­mos ca­sos de plá­gio são iden­ti­fi­ca­dos e de­nun­ci­a­dos em nos­sas uni­ver­si­da­des atu­al­men­te por­que a mai­o­ria ain­da con­ta so­men­te com a per­cep­ção do pro­fes­sor em re­la­ção aos tex­tos dos alu­nos. Do­cen­tes cos­tu­mam re­cor­rer a me­ca­nis­mos de che­ca­gem gra­tui­tos ou ao Go­o­gle, que de­tec­tam so­men­te a pon­ta do ice­berg – alu­nos co­pi­am mais en­tre tra­ba­lhos de ou­tros alu­nos e pu­bli­ca­ções ci­en­tí­fi­cas, do que de con­te­ú­do da in­ter­net.

Quan­do a uni­ver­si­da­de atua ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te pa­ra che­ca­gem da ori­gi­na­li­da­de dos tra­ba­lhos de seus alu­nos, há um au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo do nú­me­ro de ca­sos de plá­gio na ins­ti­tu­i­ção, po­rém tam­bém cres­ce a con­sci­ên­cia de que a prá­ti­ca de­ve ser evi­ta­da. Sem uma po­lí­ti­ca de con­tro­le sis­tê­mi­ca, o pro­ble­ma é rein­ci­den­te. Pi­or ain­da, sem a che­ca­gem apro­pria­da e con­sis­ten­te, ele se tor­na in­vi­sí­vel.

É res­pon­sa­bi­li­da­de da uni­ver­si­da­de de­sen­vol­ver po­lí­ti­cas pa­ra a cons­tru­ção de uma cul­tu­ra de in­te­gri­da­de na for­ma­ção de seus alu­nos. Quan­do a uni­ver­si­da­de atua ins­ti­tu­ci­o­nal­men­te pa­ra che­ca­gem da ori­gi­na­li­da­de uti­li­zan­do fer­ra­men­tas tec­no­ló­gi­cas abran­gen­tes, que bus­cam além da In­ter­net, mas tam­bém ba­se de da­dos de tra­ba­lhos de alu­nos, li­vros e pu­bli­ca­ções ci­en­tí­fi­cas, se ini­cia um pro­ces­so de con­sci­en­ti­za­ção.

Sem sa­í­da pa­ra ata­lhos, os alu­nos pas­sam a en­ten­der on­de es­tão er­ran­do e a pra­ti­car a es­cri­ta com mais pro­fun­di­da­de, de­sen­vol­vem a ar­gu­men­ta­ção e o ra­ci­o­cí­nio crí­ti­co e a qua­li­da­de dos tra­ba­lhos aca­dê­mi­cos me­lho­ra sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te. No lon­go pra­zo, cria-se uma cul­tu­ra de in­te­gri­da­de aca­dê­mi­ca que for­ma pro­fis­si­o­nais éti­cos, ca­pa­zes de de­sen­vol­ver o pen­sa­men­to ori­gi­nal e com ca­pa­ci­da­de de ino­var pa­ra o pa­ís avan­çar — que, ao que pa­re­ce, é exa­ta­men­te o que o Bra­sil pre­ci­sa.

 

(Ma­ri­a­na Ru­ti­gli­a­no é Ge­ren­te de Ino­va­ção Edu­ca­cio­nal da Tur­ni­tin, em­pre­sa de tec­no­lo­gia vol­ta­da pa­ra a edu­ca­ção)


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