Opinião

A importância da palavra na primeira infância

Diário da Manhã

Publicado em 5 de abril de 2018 às 00:42 | Atualizado há 7 anos

A pa­la­vra é o pri­mei­ro ali­men­to do be­bê. É ela que con­duz a cri­an­ça ao de­sen­vol­vi­men­to emo­cio­nal e cog­ni­ti­vo, à cons­tru­ção do ima­gi­ná­rio e ao pro­ces­so de aqui­si­ção da lin­gua­gem. A to­do tem­po po­de­mos ofe­re­cer às cri­an­ças al­gum ti­po de di­á­lo­go, for­mal ou in­for­mal­men­te. Can­tan­do can­ções de in­fân­cia, con­tan­do ca­sos de fa­mí­lia e len­das da nos­sa cul­tu­ra, aju­dan­do-as a ler tex­tos e ima­gens nas pla­cas de ori­en­ta­ção, nas ru­as. To­das es­sas lin­gua­gens, em­bo­ra sim­ples, são fer­ra­men­tas es­sen­ci­ais na re­la­ção de adul­tos com cri­an­ças e que se­rão a ba­se de to­do o de­sen­vol­vi­men­to lin­guís­ti­co de­las.

São mui­tos os es­tu­dos que de­mons­tram que a for­ma­ção de co­ne­xões ce­re­bra­is  é mais in­ten­sa no pe­rí­o­do en­tre a ges­ta­ção e os cin­co anos de ida­de, ali­cer­ça­das nas ex­pe­ri­ên­cias vi­ven­cia­das. Em to­das as cul­tu­ras, as cri­an­ças se re­co­nhe­cem, com­pre­en­dem tem­pos e es­pa­ços, cri­am vín­cu­los e cons­tro­em me­mó­ri­as afe­ti­vas por meio da pa­la­vra. Por es­se mo­ti­vo, o di­rei­to à lei­tu­ra e a ou­tros bens cul­tu­ra­is de­ve ser ga­ran­ti­do, pa­ra que to­das as cri­an­ças te­nham opor­tu­ni­da­des de de­sen­vol­ver as com­pe­tên­cias de lei­tu­ra e es­cri­ta ne­ces­sá­rias pa­ra o ple­no exer­cí­cio da ci­da­da­nia. Além dis­so, o for­ta­le­ci­men­to do vín­cu­lo afe­ti­vo fa­mi­liar au­men­ta sua se­gu­ran­ça pa­ra ga­nhar au­to­no­mia.

O psi­ca­na­lis­ta co­lom­bi­a­no Evé­lio Ca­bre­ro-Par­ra con­si­de­ra que a lin­gua­gem co­ti­dia­na ten­de a ser mui­to im­pe­ra­ti­va, dan­do ori­en­ta­ções e li­mi­tes pa­ra a cri­an­ça so­bre o que fa­zer e o que não fa­zer. A li­te­ra­tu­ra, por sua vez, ofe­re­ce um no­vo vo­ca­bu­lá­rio e his­tó­ri­as de ou­tros lu­ga­res, pers­pec­ti­vas e pos­si­bi­li­da­des, tem um rit­mo pró­prio e sem omis­sões tí­pi­cas da fa­la. Quan­do um adul­to lê pa­ra uma cri­an­ça, ela es­cu­ta com mai­or li­ber­da­de e apre­en­de o que ne­ces­si­ta.

Ao apre­sen­tar às cri­an­ças a fan­ta­sia, por meio das his­tó­ri­as e dos per­so­na­gens, a li­te­ra­tu­ra exer­ce um pa­pel fun­da­men­tal na cons­tru­ção do sig­ni­fi­ca­do. Elas pas­sam a usar a ima­gi­na­ção e a cri­a­ti­vi­da­de pa­ra li­dar com sen­ti­men­tos e emo­ções, en­ri­que­cen­do e am­pli­an­do su­as ex­pe­ri­ên­cias com as pes­so­as com quem con­vi­vem e com elas mes­mas.

A vi­da em fa­mí­lia mu­dou sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te de 30 anos pa­ra cá. Na­que­le tem­po, a per­ma­nên­cia da mãe em ca­sa, o con­ví­vio com os avós, um nú­cleo fa­mi­liar mai­or – com tios e pri­mos vi­ven­do no mes­mo bair­ro – a pro­xi­mi­da­de com os vi­zi­nhos, fa­vo­re­cia um am­bi­en­te de nar­ra­ti­vas mais ri­cas. As ro­das de his­tó­ri­as, os con­tos de ter­ror, as len­das re­gi­o­nais, eram ele­men­tos fér­te­is pa­ra a cons­tru­ção do ima­gi­ná­rio por meio da pa­la­vra. Atu­al­men­te, com o rit­mo de vi­da em ou­tra ro­ta­ção, es­ses es­pa­ços fo­ram pre­en­chi­dos por TVs, com­pu­ta­do­res e ta­blets. É im­pos­sí­vel ima­gi­nar o nos­so dia a dia sem a tec­no­lo­gia, cla­ro. Não se tra­ta dis­so. Mas é fun­da­men­tal res­ga­tar o equi­lí­brio des­ta re­la­ção pa­ra cri­ar cri­an­ças bem nu­tri­das emo­cio­nal­men­te, co­mo diz Par­ra.

O afe­to e a dis­po­ni­bi­li­da­de dos pa­is são mais de­ter­mi­nan­tes pa­ra as prá­ti­cas de lei­tu­ra do que a con­di­ção so­ci­o­e­co­nô­mi­ca. A qua­li­da­de das in­te­ra­ções, con­ver­sas e tro­cas no am­bi­en­te fa­mi­liar fa­vo­re­ce a apro­pria­ção de fer­ra­men­tas es­sen­ci­ais pa­ra vi­ver e con­vi­ver num mun­do le­tra­do e a par­ti­ci­pa­ção efe­ti­va nu­ma so­ci­e­da­de que é me­di­a­da pe­la pa­la­vra. As es­co­las e cre­ches, em­bo­ra não se­jam as úni­cas res­pon­sá­veis pe­la pro­mo­ção das prá­ti­cas so­ci­ais de lei­tu­ra, aca­bam sen­do, mui­tas ve­zes, um lu­gar pri­vi­le­gi­a­do pa­ra ga­ran­tir o aces­so à pa­la­vra, à cul­tu­ra e à ar­te.

Em mar­ço, au­to­res e ilus­tra­do­res de li­te­ra­tu­ra in­fan­to­ju­ve­nil e es­pe­cia­lis­tas em te­mas e po­lí­ti­cas li­ga­dos à pri­mei­ra in­fân­cia, à cul­tu­ra e ao de­sen­vol­vi­men­to in­fan­til trou­xe­ram à to­na, du­ran­te o Se­mi­ná­rio In­ter­na­ci­o­nal Ar­te, Pa­la­vra e Lei­tu­ra na Pri­mei­ra In­fân­cia, re­a­li­za­do no Sesc Pi­nhei­ros, em São Pau­lo, a re­fle­xão so­bre co­mo es­tas ques­tões es­tão sen­do vis­tas, os di­fe­ren­tes olha­res que po­dem con­tri­bu­ir pa­ra am­pli­ar re­fe­ren­ci­ais e ins­pi­rar no­vas prá­ti­cas. Os pon­tos cru­ci­ais, co­mo o tí­tu­lo do even­to bem co­lo­ca, são a ar­te, a pa­la­vra e a lei­tu­ra, co­mo um tri­pé fun­da­men­tal pa­ra sus­ten­tar es­for­ços em ini­ci­a­ti­vas que ga­ran­tam a to­das as cri­an­ças o aces­so à cul­tu­ra por meio de po­lí­ti­cas, pro­gra­mas e pro­je­tos de in­cen­ti­vo à lei­tu­ra.

A es­cri­to­ra e edu­ca­do­ra Yo­lan­da Reyes, re­co­nhe­ci­da pes­qui­sa­do­ra na área de for­ma­ção de lei­to­res, des­ta­ca a ne­ces­si­da­de de re­fle­tir so­bre a pe­da­go­gia de li­te­ra­tu­ra, se­ja nas es­co­las ou em es­pa­ços da so­ci­e­da­de ci­vil. Pa­ra ela, es­sa prá­ti­ca pre­ci­sa dar va­zão à ima­gi­na­ção das cri­an­ças e jo­vens pa­ra que se­jam ca­pa­zes de re­cri­ar, a par­tir de su­as pró­pri­as ex­pe­ri­ên­cias e pers­pec­ti­vas, su­as “ca­sas de pa­la­vras”, o ca­mi­nho dei­xa­do pe­las pe­ga­das do cri­a­dor/au­tor.

Dei­xo aqui um de seus ques­ti­o­na­men­tos pa­ra nos aju­dar a re­fle­tir: “De on­de sur­giu es­se con­sen­so que obri­ga to­dos a su­bli­nha­rem a mes­ma coi­sa em um mes­mo pa­rá­gra­fo de um con­to, a en­ten­de­rem ra­pi­da­men­te as mes­mas idei­as prin­ci­pa­is e a en­xer­ga­rem to­das as obras a par­tir de um mes­mo pon­to de vis­ta?”. E sua con­clu­são: “No fun­do, os li­vros são is­to: con­ver­sas so­bre a vi­da. E é ur­gen­te, so­bre­tu­do, apren­der a con­ver­sar”.

 

(Di­an­ne Me­lo, ges­to­ra de pro­gra­mas e pro­je­tos so­ci­ais e edu­ca­cio­nais do Itaú So­ci­al)

 

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