Opinião

A importância da pegada ecológica

Diário da Manhã

Publicado em 6 de agosto de 2016 às 03:45 | Atualizado há 9 anos

O planeta pede socorro! Sim, para quem não acredita, a Terra está transmitindo sinais o tempo todo, nos alertando que o desequilíbrio ambiental é eminente e caso não haja mudanças sustentáveis, a tendência será um cenário cada vez mais drástico. Aumento de temperatura, desastres naturais, seca, desertificação e derretimento das calotas polares são apenas poucos exemplos de que algo não está bem.

O aquecimento global é decorrente da emissão de gases poluentes, como combustíveis fósseis (gasolina e diesel) além das queimadas e desmatamentos, que gera consequentemente ao derretimento das calotas polares culminando na elevação do nível dos oceanos. Já o desmatamento que ocorre principalmente em florestas tropicais, como é o caso da floresta Amazônica, provoca a desertificação do solo, levando ao desaparecimento de inúmeras espécies, desequilibrando assim o ecossistema. De acordo com a elevada evaporação dos oceanos potencializa catástrofes climáticas como furacões, tufões e ciclones.

Neste contexto, inúmeros profissionais trabalham em prol para prever tais desequilíbrios e tentar amenizar os impactos por eles provocados. Porém, a frequência em que ocorrem e algumas vezes de modo imprevisível, veem preocupando cada vez mais os pesquisadores. Desse modo, muitos discutem a mudança de estratégia em não apenas identificar as mudanças do planeta, mas principalmente amenizar os impactos que acarretam tais alterações que tanto nos afeta. Já é possível perceber que os hábitos estão mudando, fala-se mais em preservação, em desenvolvimento sustentável e em consumo consciente dos recursos naturais.

Nos últimos 45 anos o consumo por recursos naturais passou mais de 30% da capacidade do planeta, isso se deve ao crescimento populacional e ao aumento do consumo individual.  Pesquisadores preocupados com o consumo exagerado dos recursos naturais desenvolveram a pegada ecológica visando sensibilizar as pessoas sobre o quanto seu estilo de vida agride o planeta. Trata-se de um teste que traduz de acordo com o consumo a extensão territorial produtiva de terra e água necessárias para gerar os produtos que se utiliza do planeta.  Atualmente uma pessoa necessita de 2,7 hectares anuais para manutenção dos padrões de consumo.

O teste pegada ecológica WWF encontra-se disponível na internet, qualquer pessoa pode ter acesso e descobrir qual pegada está deixando no planeta. E não apenas isto, também nos alerta para o tipo de planeta que estamos construindo para as futuras gerações. Ao realizá-lo, percebe-se que pouco está sendo feito, que ainda podemos mudar muitos hábitos e que pequenas atitudes somadas ao coletivo podem contribuir muito para uma pegada ecológica sustentável.

 

(Juliene de Brito Ferreira, bióloga. E-mail: [email protected])


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias