A importância de se trabalhar com projetos
Diário da Manhã
Publicado em 19 de novembro de 2017 às 05:58 | Atualizado há 7 anosOs Projetos de Trabalho permitem ao professor partir de um problema geral ou particular e formar conjuntos de perguntas inter-relacionadas, que em geral vão além dos limites de uma única matéria.
Fernando Hernández, um dos autores que discute esse tema, nos diz que vários aspectos devem ser levados em conta no desenvolvimento de um projeto de trabalho. Pois, em cada nível e etapa da escolaridade, adotam-se características diferentes. Os alunos partem de suas experiências anteriores, de outros projetos já realizados ou em processo de elaboração por outras classes. O tema pode pertencer ao currículo oficial, partir da experiência, do cotidiano, ser sugerido pelos alunos ou pelo professor.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares. É relacionar os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seu próprio conhecimento. Para Hernández, é importante pensar sobre as perguntas quando se pretende facilitar atos de compreensão. Problematizar é fundamental para que o aluno desperte o interesse pelo processo de aprendizagem. O que implica que é necessário detectar os problemas ou estruturas de conhecimentos que estejam por trás de cada projeto. Tarefa que nem sempre é fácil de estabelecer a priori, pois exige que o professor seja um pesquisador.
Uma das críticas que se fazem aos projetos de trabalho é que, ao se partir de temas do interesse do aluno isso pode significar que alguns conteúdos necessários podem não ser trabalhados. Mas, ao se trabalhar com projetos, o professor não pode se esquecer que faz parte desse processo e poderá sugerir temas interessantes que envolvam os conteúdos programáticos. Envolver os alunos motivá-los a pesquisar ao mesmo tempo em que cumpre uma exigência legal, é uma excelente forma de diversificar os processos de aprendizagem. Trabalhar com projetos implica, para o professor, refletir a sua prática pedagógica.
A avaliação, em propostas como essa, tem um sentido significativo. Não é só a avaliação dos alunos. É, sobretudo, a constatação das intenções do professor com sua prática. O resultado é sempre o início do planejamento de intervenção posterior. Na organização da classe mediante projetos de trabalho, esta interconexão se torna evidente.
A proposta de se trabalhar em forma de projetos não é esgotar todos os saberes de um determinado tema. Mas pensar que podemos a partir da pesquisa, gerar novos conhecimentos que gerem novos projetos. Como diria Hernandez, “talvez porque a busca de um equilíbrio entre a explicação e a reflexão sobre a prática tenha que significar forçosamente (e pela novidade da tentativa) o deixar no ar alguns detalhes importantes”.
Em uma proposta em que o professor opta por trabalhar com projetos, os alunos aprendem no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, na medida em que são criadas situações de aprendizagem de forma diferenciada, como no caso dos projetos, estabelecemos uma inter-relação prazerosa com o ato de ensinar e aprender o que leva os alunos a encontrar sentido no que está aprendendo. Enfim, é um processo que colabora com uma aprendizagem significativa.
(Márcia Carvalho é pedagoga, psicopedagoga, mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente)