A importância do propósito para alavancar os resultados da sua empresa
Diário da Manhã
Publicado em 3 de junho de 2016 às 02:24 | Atualizado há 9 anos
Imagine por um minuto a seguinte situação: você trabalha em uma empresa de cobrança judicial. Sua função consiste em passar o dia telefonando para pessoas que não cumpriram com suas obrigações financeiras. A missão dessa companhia é “atuar no mercado de recuperação de crédito administrativo e judicial de forma eficaz” e você é a personificação dela, uma vez que é o responsável direto pelo contato com o cliente. Qual é o seu estado de espírito ao final de cada dia de trabalho? Que tipo de coisa você ouve do outro lado da linha quando tenta realizar as cobranças? Qual o seu entusiasmo ao sair da cama a cada manhã para passar mais um dia da sua vida desempenhando essa atividade?
Agora imagine uma outra situação: você trabalha em outra empresa do setor, que possui uma missão declarada de “conciliar pessoas para restabelecer o crédito, gerando satisfação e novos sonhos”. Mais uma vez, você é a personificação dela. No entanto, diferente da anterior, a principal premissa dessa companhia é ajudar as pessoas a recuperarem a própria dignidade, possibilitando acordos favoráveis para ambas as partes. E agora? Após fazer a diferença na vida das pessoas, qual é seu estado de espírito ao final do dia? O que escuta de quem está do outro lado da linha quando consegue fechar um acordo bem sucedido? E qual sua motivação para sair da cama todos os dias com a perspectiva de retirar uma série de famílias da humilhação decorrente da dívida e do nome sujo?
Os exemplos acima mostram duas empresas que fazem exatamente a mesma coisa. A primeira tem uma rotatividadeelevadíssima de funcionários, um alto nível de afastamento do trabalho por stress e um resultado financeiro satisfatório. A segunda conta com uma legião de colaboradores leais e realizados, consegue atrair talentos com muito mais facilidade, possui clientes encantados e, consequentemente, resultado financeiro acima da média do mercado. As duas companhias são exatamente iguais. Mas a primeira tem como foco apenas o dinheiro. Já a segunda executa seu trabalho não somente pela receita e o lucro, mas porque também possui um claro propósito.
E é essa palavrinha mágica que está fazendo a diferença em um número cada vez maior de organizações. Da mesma forma que pessoas que não encontraram um propósito de vida, as empresas que não possuem uma filosofia definida costumam sofrer de crise de identidade e padecem com resultados que, na melhor das hipóteses, serão sempre medianos. Do outro lado, companhias que conseguem estabelecer claramente seus propósitos tornam-se ilhas de excelência, têm facilidade para atrair e reter talentos e transformam sua cultura em diferencial competitivo.
As razões para a crescente valorização do termo têm várias justificativas. A principal é que organizações que sabem porque estão no mercado e tem entendimento quanto à sua razão de existência, conseguem alcançar níveis de sinergia e alinhamento de ações muito melhores. Em segundo lugar, pessoas que trabalham em companhias desse perfil executam as suas atividades não apenas porque ao final do mês receberão um salário, mas em geral porque acreditam no que estão fazendo e se sentem realizados. Além disso, essas empresas têm poder de conquistar mais do que clientes. Em geral, são fãs e seguidores, que tendem a permanecerem leais e se relacionarem de forma permanente e duradoura.
A pergunta que não quer calar é como estabelecer um propósito dentro de uma companhia? Em qualquer atividade sempre pode haver uma finalidade mais nobre por trás da tarefa em si. A copeira que serve o café em uma grande companhia pode fazer de forma negligente, pois enxerga seu papel como dispensável, ou executa de maneira engajada porque sente que faz a diferença para as pessoas que veem no seu café uma pausa bem-vinda no stress do cotidiano. Portanto, o primeiro passo é fazer uma análise daquilo que sua empresa executa e identificar os aspectos nobres que estão ali presentes. Acredite, eles sempre estarão lá. Basta olhar com atenção e você os encontrará.
Após esse processo, trabalhe de forma incansável para disseminá-lo em todos os níveis da empresa, incorporando nas mais variadas ações e atividades, inclusive para o público externo. Todos os colaboradores devem compreender e “comprar” como sendo também o seu próprio propósito. Vale ressaltar que não adianta propagar algo nobre e, no dia a dia, continuar tendo e aceitando atitudes incoerentes. Poucas coisas destroem mais rapidamente um processo de construção de propósito do que a incoerência.
Nos tempos atuais as pessoas necessitam de uma causa que dê sentido às suas vidas. Quando essa possibilidade é oferecida a elas por meio de uma companhia que possui uma filosofia claramente definida e que faça a diferença aos seus clientes e para o mundo, você transforma seus colaboradores em cúmplices. É nesse momento que se criam empresas imbatíveis. Afinal nada é mais poderoso do que um grupo de pessoas reunidas em torno de um propósito.
(Allan Costa, um dos principais palestrantes, empreendedores seriais e investidores anjos do Brasil. Também atuou como diretor superintendente do Sebrae/PR entre 2007 e 2013)