Opinião

A internet têm encurtado as distâncias entre os professores e alunos

Redação DM

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 22:01 | Atualizado há 7 anos

A in­ter­net não é uma es­co­la e nem po­de­rá sub­sti­tuí-la en­quan­to ins­ti­tu­i­ção de apren­di­za­gem, mas po­de ser um va­lo­ro­so com­ple­men­to e au­xi­li­ar de to­do o pro­ces­so do en­si­no/apren­di­za­gem. Pes­qui­sa­do­res da Na­ti­o­nal Sci­en­ce Foun­da­ti­on, atra­vés de um es­tu­do pa­tro­ci­na­do pe­la Mi­chi­gan Sta­te Uni­ver­sity (MSU), des­co­bri­ram que a In­ter­net po­de ser uma boa fer­ra­men­ta de en­si­no pa­ra cri­an­ças.

O es­tu­do apon­ta que, di­fe­ren­te­men­te do que se pen­sa a Web não pro­vo­ca ne­nhum efei­to ne­ga­ti­vo na par­ti­ci­pa­ção so­ci­al de seus usu­á­rios ou no la­do psi­co­ló­gi­co das cri­an­ças. A pes­qui­sa con­clui que as cri­an­ças que usam a In­ter­net con­se­guem me­lho­rar as no­tas es­co­la­res. Fon­te: gic.com

A In­ter­net e a sua in­flu­ên­cia têm en­cur­ta­do as dis­tân­cias en­tre os pro­fes­so­res e os alu­nos, con­tri­buin­do pa­ra o sur­gi­men­to gra­du­al de um no­vo mo­de­lo de es­co­la. A sa­la de au­la te­rá um no­vo sig­ni­fi­ca­do e ga­nha­rá uma no­va di­men­são. A di­fu­são pro­pa­ga­da pe­la In­ter­net faz com que es­ta se as­su­ma co­mo uma enor­me ba­se de da­dos com­ple­men­ta­res on­de to­dos os alu­nos po­de­rão re­ti­rar in­for­ma­ção útil pa­ra exe­cu­ção dos mais va­ri­a­dos tra­ba­lhos es­co­la­res e dar uma for­te con­tri­bui­ção pa­ra con­so­li­da­ção dos co­nhe­ci­men­tos.

Com o avan­ço das no­vas for­mas de edu­ca­ção a dis­tân­cia – co­mo as re­a­li­za­das pe­la In­ter­net – e as pre­o­cu­pa­ções for­ti­fi­ca­das co­mo es­se no­vo mo­de­lo – co­mo o pa­pel do alu­no e do pro­fes­sor em am­bi­en­te vir­tu­al, ou­tras ques­tões pas­sa­ram a ser dis­cu­ti­das pa­ra oti­mi­za­ção des­te mo­de­lo edu­ca­cio­nal. Se­ria ou não um sis­te­ma de EaD (edu­ca­ção á dis­tân­cia) to­da co­mu­ni­da­de for­ma­da pe­la In­ter­net? Afi­nal, a Cri­a­ção de Co­mu­ni­da­des Vir­tu­ais é um dos prin­cí­pios que ori­en­tam o cres­ci­men­to ini­ci­al do ci­be­res­pa­ço, ao la­do da In­ter­co­ne­xão e da In­te­li­gên­cia Co­le­ti­va ( Pi­er­ri Lévy – pág. 127).

Is­to jus­ti­fi­ca­ria a cri­a­ção de Co­mu­ni­da­de Vir­tu­al co­mo sen­do es­sen­cial pa­ra o es­ta­be­le­ci­men­to de uma cul­tu­ra de EaD. Po­rém, per­ce­be-se que a sim­ples cri­a­ção de co­mu­ni­da­des vir­tu­ais não sig­ni­fi­ca a cri­a­ção de gru­pos de es­tu­do pe­la in­ter­net, pois es­tas pos­su­em os mais di­ver­sos in­te­res­ses, que vão des­de o en­tre­te­ni­men­to até a dis­tri­bui­ção de no­tí­cias. A Co­mu­ni­da­de Vir­tu­al po­de sim ser um prin­cí­pio es­sen­cial, mas ne­ces­si­ta ir além de sim­ples Agre­ga­ção Ele­trô­ni­ca de pes­so­as.

O aces­so à in­ter­net não é fis­ca­li­za­do por ne­nhum ór­gão. Os ser­vi­ços ofe­re­ci­dos na in­ter­net em sua mai­o­ria po­dem ser re­a­li­za­dos por qual­quer pes­soa sem ne­nhu­ma res­tri­ção. Su­ge­re-se que to­da cri­an­ça e to­do adul­to es­te­ja in­for­ma­do de co­mo uti­li­zar a in­ter­net, ga­ran­tin­do a se­gu­ran­ça de­le e de sua fa­mí­lia.

É de ex­tre­ma im­por­tân­cia, que to­dos os pa­is te­nham o con­tro­le dos si­tes que são uti­li­za­dos pe­los seus fi­lhos pre­ve­nin­do e di­mi­nu­in­do bas­tan­te os po­ten­ci­ais pe­ri­gos de uti­li­za­ção da In­ter­net.

Des­sa for­ma, en­ten­de-se que não há res­tri­ções quan­to ao uso de de­ter­mi­na­das fer­ra­men­tas de In­ter­net por edu­ca­do­res, mas sim a ne­ces­si­da­de de que o con­jun­to de com­por­ta­men­tos e re­gras de con­vi­vên­cia es­te­ja pre­sen­te em qual­quer ati­vi­da­de edu­ca­cio­nal via in­ter­net, in­de­pen­den­te das fer­ra­men­tas uti­li­za­das. Po­rém, to­me cui­da­do com as cen­te­nas de mi­lha­res de dis­tra­ções que web ofe­re­ce, e que po­dem com mui­ta fa­ci­li­da­de, ti­rar o fo­co da apren­di­za­gem.

 

(An­dré Jú­ni­or, mem­bro UBE – Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res – Go­i­ás – es­cri­tor­li­te­ra­rio@ya­hoo.com.br)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias