A maior turnê de mágicas em teatro do Estado
Diário da Manhã
Publicado em 8 de agosto de 2018 às 22:58 | Atualizado há 7 anos
Uma atividade cultural bastante rara e divertida ocorrerá em três cidades goianas. Uma das grandes sensações de festas particulares infantis, dos circos temporariamente sediados nas cidades, ou até mesmo em eventos corporativos, é o ilusionismo realizado por artistas da arte mágica. Não é raro observar adultos assistindo tais apresentações, talvez pelo caráter lúdico ou impactante das realizações impossíveis. É provável que a justificativa para isso seja a carência da humanidade em se encantar, acreditar e voltar a sonhar como criança.
A equipe da Umago – União dos Mágicos de Goiás promove nos dias 17,18,19 e 25 de agosto a maior turnê teatral com show de mágicas já realizada no Estado de Goiás, nomeada Abrakadabra, a Grande Noite Mágica. Inhumas será a cidade de estreia. No dia seguinte, Anápolis e depois: Goiânia (em dois finais de semana diferentes). Justamente com o propósito de preencher essa lacuna local, a Umago pretende trazer essa tradição que tanto encanta a plateia mundial para Goiás.
Os shows de mágicas em teatros lotam estabelecimentos de várias cidades do mundo ao longo de séculos. No século III a.C., o filósofo Sêneca descreveu em suas epístolas as apresentações públicas de mágicos que encantaram pessoas com a rotina conhecida por covilhetes americanos (ou Cups and Balls). Na cidade de Las Vegas há grandes apresentações diariamente de arte mágica há décadas. Aqui no Brasil, existem algumas datas tradicionais e eventos principalmente ocorridos nos fins de semana com mágicas nos teatros, tais como em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. O primeiro grande show coletivo de mágicas realizado em teatro em Goiás foi o ocorrido no dia 13/10/2017 no Teatro Goiânia, contando com a participação de um mágico espanhol.
Diversos estilos de técnicas da arte mágica podem ser apresentadas nos shows em teatros, tais como a grande ilusão (salão/palco), close up (na cara do freguês), cômico (com ou sem esquetes), rotinas de ilusionismo, mentalismo, hipnose, manipulação, escapismo etc. Normalmente os shows costumam ser interativos, impactantes e ficam marcados nas memórias de quem os assistem.
Desta vez, no show Abrakadabra, a Grande Noite Mágica, a atração internacional é o mágico europeu Oderges (nascido em Luxemburgo), com 9 anos de carreira profissional. Ele é membro do Club Mágica de Luxemburgo. Já se apresentou para públicos de diferentes idades e países. O destaque nacional é o Mágico Capitão Jack, do Rio Grande do Norte, profissional há 7 anos e artista do circo Grock. Já se apresentou em diversos programas televisivos e foi campeão na categoria mágica de palco no Fenoma (Festival Nodeste de Mágicos) em 2015. É bastante conhecido por fazer um ato de magia e pirata, com um personagem que muito se parece com Jack Sparrow, do filme Piratas do Caribe. Outro destaque nacional é o paulista Mágico New, veterano com mais de 20 anos de carreira, sendo especialista em público infantil e em ilusionismo com pombos, tendo também se apresentado em programas televisivos.
O show conta com 5 atrações locais. O mágico tio Leo, também conhecido na literatura como Leonardo Teixeira, é hipnólogo, cronista de jornais, autor de 7 livros premiados, CD e filmes, sendo membro da União Brasileira de Escritores e mágico profissional há 4 anos. O Ilusionista Hawey é ilusionista profissional há 8 anos, sendo também especialista em close up. Ele ficou conhecido quando ainda existiam quiosques de mágicas em Goiânia. Jorge Sorus é mágico, ilusionista, ator, músico e hipnólogo, e é profissional há 7 anos na área de entretenimento, além de trabalhar na área de marketing. Tom Astro é mágico profissional há mais de 10 anos e é especialista em mágica de rua (street magic). Mister Sam é outro mágico veterano, com mais de 15 anos de profissão, tendo se apresentado em vários circos da região.
Os organizadores da Umago prepararam 3 dias de shows e na semana seguinte, dia 25 de agosto, farão um show compacto no Teatro Goiânia às 19 h, contando com menos artistas locais. Na capital goiana será realizado no dia 19 de agosto, o show no Teatro Sesi (Ferreira Pacheco) às 18 horas. Nas cidades próximas da capital (Inhumas, dia 17 – auditório da prefeitura e Anápolis, dia 18 – Teatro São Francisco) o show começa um pouco mais tarde, às 20h. Os ingressos custam quarenta reais a inteira, e vinte reais a meia entrada. Compareça e leve sua família! Até a próxima página!
(Leonardo Teixeira, escritor)