Opinião

A maior turnê de mágicas em teatro do Estado

Diário da Manhã

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 22:58 | Atualizado há 7 anos

Uma ati­vi­da­de cul­tu­ral bas­tan­te ra­ra e di­ver­ti­da ocor­re­rá em três ci­da­des go­i­a­nas. Uma das gran­des sen­sa­ções de fes­tas par­ti­cu­la­res in­fan­tis, dos cir­cos tem­po­ra­ria­men­te se­di­a­dos nas ci­da­des, ou até mes­mo em even­tos cor­po­ra­ti­vos, é o ilu­sio­nis­mo re­a­li­za­do por ar­tis­tas da ar­te má­gi­ca. Não é ra­ro ob­ser­var adul­tos as­sis­tin­do tais apre­sen­ta­ções, tal­vez pe­lo ca­rá­ter lú­di­co ou im­pac­tan­te das re­a­li­za­ções im­pos­sí­veis. É pro­vá­vel que a jus­ti­fi­ca­ti­va pa­ra is­so se­ja a ca­rên­cia da hu­ma­ni­da­de em se en­can­tar, acre­di­tar e vol­tar a so­nhar co­mo cri­an­ça.

A equi­pe da Umago – Uni­ão dos Má­gi­cos de Go­i­ás pro­mo­ve nos di­as 17,18,19 e 25 de agos­to a mai­or tur­nê te­a­tral com show de má­gi­cas já re­a­li­za­da no Es­ta­do de Go­i­ás, no­me­a­da Abraka­da­bra, a Gran­de Noi­te Má­gi­ca. In­hu­mas se­rá a ci­da­de de es­treia. No dia se­guin­te, Aná­po­lis e de­pois: Go­i­â­nia (em dois fi­nais de se­ma­na di­fe­ren­tes). Jus­ta­men­te com o pro­pó­si­to de pre­en­cher es­sa la­cu­na lo­cal, a Umago pre­ten­de tra­zer es­sa tra­di­ção que tan­to en­can­ta a pla­teia mun­di­al pa­ra Go­i­ás.

Os shows de má­gi­cas em te­a­tros lo­tam es­ta­be­le­ci­men­tos de vá­ri­as ci­da­des do mun­do ao lon­go de sé­cu­los. No sé­cu­lo III a.C., o fi­ló­so­fo Sê­ne­ca des­cre­veu em su­as epís­to­las as apre­sen­ta­ções pú­bli­cas de má­gi­cos que en­can­ta­ram pes­so­as com a ro­ti­na co­nhe­ci­da por co­vi­lhe­tes ame­ri­ca­nos (ou Cups and Balls). Na ci­da­de de Las Ve­gas há gran­des apre­sen­ta­ções di­a­ria­men­te de ar­te má­gi­ca há dé­ca­das. Aqui no Bra­sil, exis­tem al­gu­mas da­tas tra­di­cio­nais e even­tos prin­ci­pal­men­te ocor­ri­dos nos fins de se­ma­na com má­gi­cas nos te­a­tros, tais co­mo em São Pau­lo, Cu­ri­ti­ba, Por­to Ale­gre e Rio de Ja­nei­ro. O pri­mei­ro gran­de show co­le­ti­vo de má­gi­cas re­a­li­za­do em te­a­tro em Go­i­ás foi o ocor­ri­do no dia 13/10/2017 no Te­a­tro Go­i­â­nia, con­tan­do com a par­ti­ci­pa­ção de um má­gi­co es­pa­nhol.

Di­ver­sos es­ti­los de téc­ni­cas da ar­te má­gi­ca po­dem ser apre­sen­ta­das nos shows em te­a­tros, tais co­mo a gran­de ilu­são (sa­lão/pal­co), clo­se up (na ca­ra do fre­guês), cô­mi­co (com ou sem es­que­tes), ro­ti­nas de ilu­sio­nis­mo, men­ta­lis­mo, hip­no­se, ma­ni­pu­la­ção, es­ca­pis­mo etc. Nor­mal­men­te os shows cos­tu­mam ser in­te­ra­ti­vos, im­pac­tan­tes e fi­cam mar­ca­dos nas me­mó­ri­as de quem os as­sis­tem.

Des­ta vez, no show Abraka­da­bra, a Gran­de Noi­te Má­gi­ca, a atra­ção in­ter­na­ci­o­nal é o má­gi­co eu­ro­peu Oder­ges (nas­ci­do em Lu­xem­bur­go), com 9 anos de car­rei­ra pro­fis­si­o­nal. Ele é mem­bro do Club Má­gi­ca de Lu­xem­bur­go. Já se apre­sen­tou pa­ra pú­bli­cos de di­fe­ren­tes ida­des e paí­ses. O des­ta­que na­ci­o­nal é o Má­gi­co Ca­pi­tão Jack, do Rio Gran­de do Nor­te, pro­fis­si­o­nal há 7 anos e ar­tis­ta do cir­co Grock. Já se apre­sen­tou em di­ver­sos pro­gra­mas te­le­vi­si­vos e foi cam­pe­ão na ca­te­go­ria má­gi­ca de pal­co no Fenoma (Fes­ti­val No­des­te de Má­gi­cos) em 2015. É bas­tan­te co­nhe­ci­do por fa­zer um ato de ma­gia e pi­ra­ta, com um per­so­na­gem que mui­to se pa­re­ce com Jack Spar­row, do fil­me Pi­ra­tas do Ca­ri­be. Ou­tro des­ta­que na­ci­o­nal é o pau­lis­ta Má­gi­co New, ve­te­ra­no com mais de 20 anos de car­rei­ra, sen­do es­pe­cia­lis­ta em pú­bli­co in­fan­til e em ilu­sio­nis­mo com pom­bos, ten­do tam­bém se apre­sen­ta­do em pro­gra­mas te­le­vi­si­vos.

O show con­ta com 5 atra­ções lo­ca­is. O má­gi­co tio Leo, tam­bém co­nhe­ci­do na li­te­ra­tu­ra co­mo Le­o­nar­do Tei­xei­ra, é hip­nó­lo­go, cro­nis­ta de jor­nais, au­tor de 7 li­vros pre­mi­a­dos, CD e fil­mes, sen­do mem­bro da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res e má­gi­co pro­fis­si­o­nal há 4 anos. O Ilu­sio­nis­ta Hawey é ilu­sio­nis­ta pro­fis­si­o­nal há 8 anos, sen­do tam­bém es­pe­cia­lis­ta em clo­se up. Ele fi­cou co­nhe­ci­do quan­do ain­da exis­ti­am qui­os­ques de má­gi­cas em Go­i­â­nia. Jor­ge So­rus é má­gi­co, ilu­sio­nis­ta, ator, mú­si­co e hip­nó­lo­go, e é pro­fis­si­o­nal há 7 anos na área de en­tre­te­ni­men­to, além de tra­ba­lhar na área de marke­ting. Tom As­tro é má­gi­co pro­fis­si­o­nal há mais de 10 anos e é es­pe­cia­lis­ta em má­gi­ca de rua (stre­et ma­gic). Mis­ter Sam é ou­tro má­gi­co ve­te­ra­no, com mais de 15 anos de pro­fis­são, ten­do se apre­sen­ta­do em vá­rios cir­cos da re­gi­ão.

Os or­ga­ni­za­do­res da Umago pre­pa­ra­ram 3 di­as de shows e na se­ma­na se­guin­te, dia 25 de agos­to, fa­rão um show com­pac­to no Te­a­tro Go­i­â­nia às 19 h, con­tan­do com me­nos ar­tis­tas lo­ca­is. Na ca­pi­tal go­i­a­na se­rá re­a­li­za­do no dia 19 de agos­to, o show no Te­a­tro Sesi (Fer­rei­ra Pa­che­co) às 18 ho­ras. Nas ci­da­des pró­xi­mas da ca­pi­tal (In­hu­mas, dia 17 – au­di­tó­rio da pre­fei­tu­ra e Aná­po­lis, dia 18 – Te­a­tro São Fran­cis­co) o show co­me­ça um pou­co mais tar­de, às 20h. Os in­gres­sos cus­tam qua­ren­ta re­ais a in­tei­ra, e vin­te re­ais a meia en­tra­da. Com­pa­re­ça e le­ve sua fa­mí­lia! Até a pró­xi­ma pá­gi­na!

 

(Le­o­nar­do Tei­xei­ra, es­cri­tor)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias