Opinião

A “mente” mente, o presente não existe – segunda parte

Redação DM

Publicado em 20 de março de 2018 às 01:18 | Atualizado há 7 anos

A com­pre­en­são, des­ta “se­gun­da par­te”, não re­quer a lei­tu­ra da pri­mei­ra que, ló­gi­co, es­tá dis­po­ní­vel no si­te des­te “ma­tu­ti­no van­guar­dis­ta”, no ini­gua­lá­vel e pre­mi­a­do ca­der­no Opi­ni­ãoPú­bli­ca, sob a tu­te­la da ta­len­to­sa jor­na­lis­ta Meyri­tha­nia Mi­chelly, ou, no “orá­cu­lo do no­vo mi­lê­nio”, o Go­o­gle. Nes­te, lá na “bar­ra”, bas­ta di­gi­tar o tí­tu­lo, sem di­gi­tar, ou se­ja, com­ple­men­tar, com “pri­mei­ra par­te” por­que o es­cre­vi­nha­dor não pen­sa­va es­cre­ver uma se­gun­da, nem lhe pas­sa­va pe­la “men­te”, en­tre­tan­to, to­da­via, al­gu­mas ocor­rên­cias fi­ze­ram-no pro­me­ter, aos ami­gos, que fa­ria um se­gun­do ca­pí­tu­lo, se­gun­da par­te, en­tão, eis-me aqui.

Pa­re­ce até men­ti­ra, mas, é ver­da­de, sé­rio, to­da a vez, to­das mes­mo, que eu, ou um ami­go, do la­do, que leu o ar­ti­go, co­men­ta­mos so­bre ele, quan­do ter­mi­na­mos de pro­nun­ci­ar o tí­tu­lo, sem­pre, in­va­ri­a­vel­men­te, apa­re­ce al­guém pa­ra fa­lar, qua­se sem­pre em tom jo­co­so, de­bo­cha­do: “Co­mo a men­te men­te e o pre­sen­te não exis­te, o pre­sen­te é o ago­ra”. Ora, ora, ora, aon­de, ou, on­de es­tá o tal de ago­ra? Sem­pre apa­re­ce um pa­ra di­zer que o ago­ra é o ago­ra e, on­tem, o Wil­li­an e o Je­an, não se con­ti­ve­ram e bra­da­ram vá­ri­as e vá­ri­as ve­zes que “O ago­ra não exis­te”.

Men­ci­o­nei lá, na tal de “pri­mei­ra par­te”, que o nos­so idi­o­ma, a “lín­gua” que fa­la­mos, com a aju­da das nos­sas lín­guas, – se­gun­do o após­to­lo Pau­lo, que es­cre­veu qua­tor­ze li­vros da Bí­blia, um dos ór­gã­os mais po­de­ro­sos do nos­so cor­po, in­clu­si­ve com­pa­rou-a a um pa­li­to de fós­fo­ro que, em­bo­ra pe­que­ni­no, po­de in­cen­di­ar to­da uma flo­res­ta com gros­sos tron­cos – lín­gua, ou, me­lhor, idi­o­ma con­si­de­ra­do, por inú­me­ros ca­te­drá­ti­cos, co­mo o mais ri­co e com­ple­xo do pla­ne­ta, já tra­ta de de­no­mi­nar, “cha­mar”  o nos­so “or­ga­nis­mo” men­tal de “men­te” por­que uma das su­as prin­ci­pa­is fun­ções é men­tir, sim, a “men­te men­te”, men­te pa­ra nos pro­te­ger, ou­tras ve­zes, pa­ra ade­quar o mun­do ex­te­ri­or ao nos­so mun­do in­te­ri­or, equa­cio­nan­do, con­sci­en­te e in­con­sci­en­te­men­te, as “coi­sas”, os ob­je­tos, as pes­so­as, até o pas­sa­do, de acor­do com as nos­sas pers­pec­ti­vas, ide­o­lo­gi­as, cren­ças, as nos­sas idi­os­sin­cra­si­as. Vou tran­scre­ver, pa­ra fi­na­li­zar, a par­te fi­nal da tal de “pri­mei­ra par­te”, pu­bli­ca­da dia 11 de fe­ve­rei­ro, ei-la:

“… per­sis­ti­mos, in­con­sci­en­te­men­te, in­cri­vel­men­te, ins­tin­ti­va­men­te, ine­xo­ra­vel­men­te, du­ran­te to­das as nos­sas vi­das – de, no má­xi­mo, mí­se­ros 100 ani­nhos, ou se­ja, 1.200 mes­es – achan­do que o nos­so mun­do e a nos­sa vi­da, os nos­sos pen­sa­men­tos e atos, são nos­sos, to­da­via, en­tre­tan­to, ape­sar dis­so tu­do, de to­dos os pro­ces­sos men­tais e, pi­or, o blá­blá­blá do es­cre­vi­nha­dor, o que ele acha, ou, dei­xa de achar, a ver­da­de, ver­da­dei­ra, é que a vi­da é um fe­nô­me­no ma­ra­vi­lho­so, um ver­da­dei­ro “pre­sen­te” e, se hou­ver, mes­mo, de fa­to, a eter­ni­da­de, o “pre­sen­te eter­no”, es­pe­ro, an­seio, es­te­ja­mos “pre­sen­tes”. Até.

 

(Hen­ri­que Gon­çal­ves Di­as, jor­na­lis­ta)


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