Opinião

A Mente pervertida dos Intelectuais. Uma análise psiquiátrica

Redação DM

Publicado em 17 de fevereiro de 2018 às 21:06 | Atualizado há 7 anos

Há mui­to pou­cos es­tu­dos so­bre a psi­co­pa­to­lo­gia dos in­te­lec­tu­ais. Tal­vez por­que qual­quer es­tu­do des­se ti­po te­ria de ser fei­to por um in­te­lec­tu­al… E uma das ca­rac­te­rís­ti­cas do in­te­lec­tu­al é ser or­gu­lho­so, aves­so à con­tes­ta­ções e pou­co crí­ti­co. Is­so não dei­xa de ser pa­ra­do­xal pois a ba­se de to­da ci­ên­cia dig­na des­se no­me é jus­ta­men­te ser aber­ta à crí­ti­ca, es­ti­mu­lar e não se fur­tar ja­mais à au­to­crí­ti­ca.

O mar­xis­mo só ga­nhou a ba­ta­lha no mun­do cul­to ( to­da Eu­ro­pa so­ci­al-de­mo­cra­ta tem ba­se no mar­xis­mo ) de­pois que o ge­ni­al in­te­lec­tu­al co­mu­nis­ta ita­li­a­no An­to­nio Gram­sci con­clu­iu que os in­te­lec­tu­ais são  mui­to me­lhor mas­sa de ma­no­bra que os ope­rá­rios ( es­sa úl­ti­ma te­se, a dos ope­rá­rios co­mo mó­vel da re­vo­lu­ção,  era a te­se de Marx) .

Os in­te­lec­tu­ais re­vol­tam-se con­tra o po­der e o ca­ris­ma dos em­pre­sá­rios ( “gen­te da di­rei­ta”) por­que eles mes­mos , is­to é, os in­te­lec­tu­ais, são pre­gui­ço­sos pa­ra o tra­ba­lho du­ro, e fi­cam in­co­mo­da­dos por se­rem man­da­dos por “anal­fa­be­tos”.

O tra­ba­lho re­gu­lar, mo­nó­to­no, su­per­fi­ci­al, sim­plex ( p.ex., to­car uma fá­bri­ca , um co­mér­cio ) can­sa, os en­te­dia. A pro­fun­di­da­de da men­te de um in­te­lec­tu­al o tor­na aves­so ao co­mér­cio, à in­dús­tria, as­sim co­mo aves­sos à “con­ver­sas fi­a­das” co9m pe­ões nos can­tei­ros de obras e no chão-de-fá­bri­ca. Não gos­tam mui­to da cor­po­ra­ção, da tro­ca, da de­mo­cra­cia, não tem pa­ci­ên­cia com os “bur­ros”.  A in­to­le­rân­cia dos in­te­lec­tu­ais pa­ra com o ou­tro, pa­ra com a crí­ti­ca, aca­ba li­mi­tan­do seu apro­fun­da­men­to in­te­lec­tu­al, e é por is­so que o ver­da­dei­ro in­te­lec­tu­al, o pro­fun­do in­te­lec­tu­al, tam­bém é um ser mo­ral, pois tem de le­var em con­ta a opi­ni­ão do ou­tro, tem de le­var em con­ta o ou­tro, tem de le­var em con­ta o mun­do ex­ter­no. O ver­da­dei­ro in­te­lec­tu­al  ( apro­xi­ma­da­men­te 10% de­les ) não se apro­fun­da só no pró­prio eu, só na pró­pria von­ta­de, jus­ta­men­te por­que , co­mo ci­en­tis­ta, quer co­nhe­cer o Uni­ver­so, e pa­ra co­nhe­cê-lo ele tem de abrir-se pa­ra o mun­do, além de ter de ser sin­ce­ro pa­ra com o mun­do . Se ele faz o que não é mo­ral, ele não po­de ser sin­ce­ro, não po­de ser ver­da­dei­ro, e is­to o com­pro­me­te co­mo ver­da­dei­ro in­te­lec­tu­al que ele quer ser. Nes­se pon­to o que é ra­ci­o­nal tem de ajun­tar-se ao que é mo­ral.

É es­ta sin­ce­ri­da­de que pa­ra­li­sa o mun­do em­pre­sa­ri­al/po­lí­ti­co, pois a ba­se da em­pre­sa e da po­lí­ti­ca são jus­ta­men­te in­te­res­ses pes­so­ais que não po­dem ser con­fes­sa­dos ou di­vul­ga­dos pu­bli­ca­men­te. En­tão, nes­sas so­ci­e­da­des in­te­lec­tu­a­li­za­das evo­luí­das, “pa­ra não pe­car”, nin­guém faz na­da, daí es­tes paí­ses es­ta­rem fi­can­do atrás de ou­tros mui­to me­nos de­sen­vol­vi­dos in­te­lec­tu­al­men­te, tais co­mo a Chi­na.  A so­lu­ção “in­te­lec­tu­al” dos paí­ses cul­tos tem si­do a “pa­ra­li­sa­ção do Nir­va­na” : “não va­mos pe­car por­que não va­mos fa­zer na­da”. Por que che­ga­ram a es­ta so­lu­ção ? Por­que vi­ram que à di­rei­ta não há so­lu­ção ( “po­lí­ti­cos e em­pre­sá­rios só que­rem man­dar em nós, po­der, di­nhei­ro, pra­zer” ) e que tam­bém à es­quer­da não há so­lu­ção ( “os lí­de­res dos co­le­gi­a­dos, lí­de­res do co­mu­nis­mo, aca­bam mos­tran­do-se ego­ís­tas, di­ta­do­res, es­ma­ga­do­res, in­te­res­sei­ros,  tão ou mais do que os ca­pi­ta­lis­tas, por­que os ca­pi­ta­lis­tas pe­lo me­nos têm quem com­pi­ta com eles, e is­to os re­gu­la de um jei­to ou de ou­tro”).

Na Eu­ro­pa con­se­gui­ram , in­clu­si­ve, qua­se anu­lar o man­do que os “po­lí­ti­cos” têm so­bre eles : em gran­de par­te dos paí­ses mais de­sen­vol­vi­dos, os po­lí­ti­cos não pas­sam de “bu­ro­cra­tas de uma po­de­ro­sa má­qui­na es­ta­tal”, mais ou me­nos im­pes­so­ais, sem ca­ris­ma, sem “o cul­to à per­so­na­li­da­de” .

Os in­te­lec­tu­ais jul­gam que o úni­co po­der pes­so­al le­gí­ti­mo é o po­der do apro­fun­da­men­to. Jul­gam que po­lí­ti­cos e em­pre­sá­rios são “su­per­fi­ci­ais no ser”. De fa­to, a mai­o­ria dos po­lí­ti­cos e em­pre­sá­rios, dos po­de­ro­sos, é mes­mo de es­cro­tos, ego­ís­tas, au­to­cen­tra­dos. Mas, mes­mo sen­do pro­fun­dos, os in­te­lec­tu­ais são tam­bém , ge­ral­men­te, au­to­cen­tra­dos. São mui­to pou­cos os que ven­ce­ram a ar­ro­gân­cia/pre­po­tên­cia/ego­ís­mo/in­to­le­rân­cia tí­pi­cos dos in­te­lec­tu­ais. De fa­to, en­tre os “ar­ro­gan­tes po­lí­ti­co/em­pre­sá­rios” e os “ar­ro­gan­tes in­te­lec­tu­ais”, es­ses úl­ti­mos são mais pro­fun­dos, mas nem por is­so são me­lho­res.

Por ou­tro la­do, há os em­pre­sá­rios que só fi­cam ri­cos por­que gos­tam de tra­ba­lhar mui­to, não por­que gos­tam de man­dar, de ter pra­zer, de do­mi­nar os ou­tros. O pro­ble­ma é que es­tes – que po­de­ri­am ser um for­te mó­vel de pro­gres­so pa­ra qual­quer so­ci­e­da­de –  tam­bém são des­pre­za­dos pe­los  in­te­lec­tu­ais, que co­lo­cam to­dos os de “di­rei­ta” no mes­mo sa­co.

Os in­te­lec­tu­ais pre­fe­rem a es­quer­da, pre­fe­rem o es­ta­tis­mo, o “co­le­gi­a­do”, a “as­sem­bléia”,  pre­fe­rem a “au­to­ges­tão” ( co­mo se is­so fos­se pos­sí­vel em ins­ti­tu­i­ções com­ple­xas ) por­que acham que, com is­so, fo­gem do “man­do” do em­pre­sá­rio, do “ho­mem de di­rei­ta”.  Só não con­se­guem sa­ir do im­pas­se de que : a/ mes­mo no “co­le­ti­vo”, no Es­ta­do, no co­le­gi­a­do, na As­sem­bléia, no Co­mu­nis­mo, ha­ve­rá os que man­dam, os lí­de­res. b/ es­se mun­do de “coi­sas co­le­ti­vas”, “coi­sas do Es­ta­do”, não tem efi­ci­ên­cia ne­nhu­ma, por­que o que é de to­dos não é de nin­guém. E tam­bém por­que pa­ra di­ri­gir coi­sas com­ple­xas, pe­sa­das, du­ras,  pro­fun­das, é pre­ci­so de uma men­te pri­vi­le­gi­a­da, for­te, de­ter­mi­na­da, su­pe­ri­or, com es­pí­ri­to de en­ver­ga­du­ra, e a “mé­dia da po­pu­la­ção” não é as­sim, a “mé­dia da po­pu­la­ção” é, ge­ral­men­te, me­dí­o­cre, tan­to em ter­mos in­te­lec­tu­ais quan­to mo­ra­is.

Os in­te­lec­tu­ais ga­nha­ram na Eu­ro­pa, um lu­gar on­de : 1/ pou­cos têm in­te­res­se em tra­ba­lhar pe­sa­do, em­pre­en­der, cri­ar, ino­var. 2/ on­de o es­tí­mu­lo pa­ra o es­tu­do, pa­ra o tra­ba­lho, tem min­gua­do, jus­ta­men­te por­que um que es­tu­da mui­to ga­nha qua­se do mes­mo tan­to que um que es­tu­da pou­co ou na­da. 3/ o Es­ta­do fi­ca com a mai­o­ria dos re­cur­sos da so­ci­e­da­de ci­vil, o que di­fi­cul­ta a emer­gên­cia da evo­lu­ção in­di­vi­dual. Is­so cria um pa­ra­do­xo, pois tal Es­ta­do-pa­ra­li­san­te é exa­ta­men­te al­go do qual mui­tos in­te­lec­tu­ais têm me­do.  A in­te­lec­tu­a­li­da­de que der­ru­bou os re­gi­mes co­mu­nis­tas pu­ros os der­ru­bou exa­ta­men­te por­que  es­te Es­ta­do li­mi­ta­va a ca­pa­ci­da­de cri­a­ti­va dos in­te­lec­tu­ais.  Em Es­ta­dos on­de a opi­ni­ão é mais “li­vre”, co­mo os so­ci­al-de­mo­cra­tas eu­ro­peus de ho­je, os in­te­lec­tu­ais têm a ilu­são de que es­tão “li­vres pa­ra cri­ar”, mas não vê­em as cor­ren­tes gros­sas que o Es­ta­do co­lo­ca em pra­ti­ca­men­te to­das as ou­tras áre­as do de­sen­vol­vi­men­to .

No Bra­sil is­so qua­se não é um pro­ble­ma, pois aqui não te­mos in­te­lec­tu­ais. Nos­sa cul­tu­ra ibé­ri­ca, mou­ra, ne­gra, in­dí­ge­na, nos faz “ter rai­va” do in­te­lec­to, nos faz “hi­pe­ra­ti­vos” e pou­co ob­ses­si­vos ( os “bran­cos”, as­sim co­mo os “ama­re­los de cli­ma frio”,  são mais ob­ses­si­vos do que hi­pe­ra­ti­vos – se não fo­rem ob­ses­si­vos mor­rem na pri­mei­ra ne­vas­ca e is­so fez com a se­le­ção na­tu­ral mol­das­se um ti­po de in­te­li­gên­cia di­fe­ren­te da nos­sa  ). Não ter­mos in­te­lec­tu­ais é uma ben­ção e um cas­ti­go. Uma ben­ção por­que não te­mos in­te­lec­tu­ais que di­ta­to­ri­al­men­te ( vi­de Marx, En­gels, Lê­nin ) , do­mi­nam o Es­ta­do, do­mi­nam a so­ci­e­da­de. In­te­lec­tu­ais têm um pra­zer enor­me em co­lo­car sua “men­te” , su­as “te­o­ri­as”, pa­ra man­dar nos ou­tros. É mui­to me­lhor do que o con­sen­so, eles não gos­tam do con­sen­so. O mar­xis­mo/so­ci­a­lis­mo/co­mu­nis­mo não nas­ce de uma “ca­ri­da­de”, de amor, de com­pai­xão pe­los mais fra­cos, mais po­bres, pe­lo con­trá­rio, nas­ce de uma vi­o­lên­cia. De uma vi­o­lên­cia do in­te­lec­to que quer “man­dar o que te­mos de fa­zer “ : anu­lar as pro­pri­e­da­des das pes­so­as, co­lo­car to­dos pa­ra ga­nha­rem igual, co­lo­car to­dos pa­ra tra­ba­lha­rem no que não gos­tam, co­lo­ca­rem os mais cul­tos pa­ra se­rem man­da­dos pa­ra os mais bur­ros, abo­lir o pa­trão,  abo­lir o “che­fe”, abo­lir a “au­to­ri­da­de”, etc. Tu­do is­so é ex­tre­ma­men­te vi­o­len­to, mas é um pra­zer do in­te­lec­tu­al ( “o ópio dos in­te­lec­tu­ais” R. Aron ) ver que seu pla­no saiu de sua ca­be­ça e foi apli­ca­do à for­ça em to­da a So­ci­e­da­de, “es­ta so­ci­e­da­de de in­fe­rio­res”.

Por ou­tro la­do, é uma des­gra­ça não va­lo­ri­zar­mos a in­te­lec­tu­a­li­da­de, pois sem ela cor­re­mos o sé­rio ris­co de nos tor­nar­mos mar­xis­tas pe­la via do “ope­ra­ri­a­do”,  é a via Cu­ba­na, é a via Ve­ne­zu­e­la­na ( lu­ga­res on­de não há in­te­lec­tu­a­li­da­de ). On­de não há in­te­lec­tu­a­li­da­de a so­ci­e­da­de se acos­tu­ma com a “igual­da­de que tor­na to­dos igua­is e to­dos po­bres”, a so­ci­e­da­de  se sen­te bem em “es­ma­gar os ri­qui­nhos”, “os su­pe­ri­o­res”, os “ca­pi­ta­lis­tas”.  Sem os in­te­lec­tu­ais , a “mas­sa mé­dia”, a “ge­léia ge­ral” se con­ten­ta com o ca­fé-pe­lé-mu­lé , com o chur­ras­co na la­je, o fu­te­bol, a bun­da de mu­lher, o sol na praia. Só os in­te­lec­tu­ais é que pro­ble­ma­ti­zam tu­do, pre­fe­rem cri­ar , se­rem li­vres, po­de­rem evo­lu­ir, a te­rem de mo­rar em um “pa­ra­í­so de eter­na igual­da­de”, co­mo Cu­ba. Por is­so a Ve­ne­zu­e­la, co­mo Cu­ba, não sai mais do co­mu­nis­mo, ca­mi­nho que , igual­men­te, tri­lha­rá o Bra­sil, se ca­ir nas gar­ras de Lu­la/pe­tis­mo/es­quer­dis­mo , de no­vo.

 

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta, mé­di­co psi­qui­a­tra ( hos­pi­ta­las­mi­[email protected]))


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