Opinião

A mente vive em situação de ilusão

Redação DM

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 22:23 | Atualizado há 7 anos

O es­ta­do iden­ti­fi­ca­do da men­te é aque­le em que es­ta­mos per­di­dos nas emo­ções. E ao nos per­der nas trom­ba­das e tro­vo­a­das de tem­pes­ta­des emo­cio­nais, em vez de ter emo­ções, elas é que nos têm. Se não exer­ce­mos con­tro­le so­bre aqui­lo que de nós se apos­sou, so­mos pos­su­í­dos por aqui­lo que de­ci­di­mos pos­su­ir. E que se apos­sou de nós.

Pa­ra P.D. Ou­pensky, uma das qua­li­da­des ne­ga­ti­vas do ape­go é o es­tar per­di­dos nas coi­sas. Uma vez iden­ti­fi­ca­dos com tur­bi­lhões de emo­ções ne­ga­ti­vas, que são o pa­drão vi­ven­cial de nos­so de­sas­tra­do e de­sas­tro­so co­ti­dia­no, não te­mos mais con­tro­le so­bre a ima­gi­na­ção, os de­se­jos, nos­sas pa­la­vras e ges­tos.

Dei­xa­mos de ser se­nho­res de nos­sas ações e re­a­ções. Co­mo o es­ta­do de iden­ti­fi­ca­ção com as emo­ções ne­ga­ti­vas é o mais fre­qüen­te, na mai­o­ria das pes­so­as, is­to ex­pli­ca o in­fer­no dos con­fli­tos, o ve­ne­no das in­com­pre­en­sões, a per­me­ar as re­la­ções en­tre as pes­so­as, em to­dos es­tra­tos da so­ci­e­da­de, den­tro e fo­ra do am­bi­en­te fa­mi­liar.

Não po­de­mos com­pre­en­der as pes­so­as por­que se­quer com­pre­en­de­mos a nós mes­mos. Não po­de­mos en­ten­der os mo­ti­vos que as le­vam a pen­sar o que pen­sam, e a fa­zer o que fa­zem, den­tro de um pa­drão ge­ra­dor de atri­tos, so­fri­men­to e in­fe­li­ci­da­de cons­tan­tes. As­sim co­mo não tra­ze­mos à con­sci­ên­cia os mo­ti­vos que nos le­vam a ser co­mo so­mos, e a vi­ver co­mo vi­ve­mos.

Tor­na­mos per­ma­nen­te nos­sa im­po­tên­cia em mu­dar nos­so pa­drão vi­ven­cial, mes­mo sen­do ele er­rô­neo e ca­ta­li­sa­dor de to­dos os ti­pos de con­fli­tos e de­sas­tres exis­ten­ci­ais. Não co­nhe­cen­do quem so­mos, não po­de­mos co­nhe­cer as pes­so­as com quem con­vi­ve­mos. Is­to ex­pli­ca uma ce­na do fil­me Per­das e Da­nos.

A cer­ta al­tu­ra de uma ce­na car­re­ga­da de for­te im­pac­to emo­cio­nal, ven­do-se pos­su­í­do pe­lo es­tra­nho jei­to de ser de sua aman­te, Mar­tin, po­de­ro­so po­lí­ti­co de um pa­ís eu­ro­peu, in­da­ga, emo­cio­nal­men­te al­te­ra­do: “Quem é vo­cê? Quem é vo­cê?”. Per­gun­ta inú­til, uma vez que ela, sen­do uma Out­si­der, es­tran­gei­ra pa­ra si mes­ma, não sa­bia quem era.

Nos­sos de­se­jos mu­dam a ca­da ins­tan­te, pois so­mos cri­a­tu­ras de von­ta­de vo­lú­vel e in­cons­tan­te. Não al­can­ça­mos nos­sas me­tas por­que elas mu­dam a ca­da ins­tan­te, se­gun­do o in­flu­xo des­te ou da­que­le eu den­tre mi­lhões que den­tro de nós ha­bi­tam, des­co­nhe­ci­dos ou hos­tis uns pa­ra os ou­tros. Sen­do se­res me­câ­ni­cos, tu­do fa­ze­mos por au­to­ma­tis­mo, e nun­ca es­ta­mos pre­sen­tes on­de nos en­con­tra­mos.

Não po­de­mos re­a­li­zar nos­so po­ten­ci­al de Ser por­que, no so­no em que vi­ve­mos, se­quer sa­be­mos se al­go mais que o Ter exis­te. Má­qui­nas não po­dem co­nhe­cer coi­sa al­gu­ma – e se­quer têm au­to-con­sci­ên­cia pa­ra sa­ber al­go so­bre si mes­mas. Pa­ra to­mar con­sci­ên­cia de sua me­ca­ni­ci­da­de, te­ri­am que dei­xar de ser má­qui­nas. E tal pro­dí­gio só se con­se­gue me­di­an­te ár­duo, per­ma­nen­te e con­sci­en­te tra­ba­lho so­bre si mes­mo.

Só a Con­sci­ên­cia po­de com­pre­en­der e aces­sar a Con­sci­ên­cia. Di­fe­ren­tes ní­veis de Ser e de Con­sci­ên­cia se­pa­ram, em mun­dos di­fe­ren­tes, pes­so­as e coi­sas. Bus­can­do tra­zer à con­sci­ên­cia a to­ta­li­da­de de quem so­mos, po­de­mos tra­ba­lhar pa­ra mu­dar a nós mes­mos, e ao mun­do em que vi­ve­mos.

Se­gun­do o psi­ca­na­lis­ta C.G. Jung, um dos ca­mi­nhos lú­ci­dos pa­ra o En­con­tro é sem dú­vi­da a al­qui­mia exis­ten­ci­al da in­di­vi­dua­ção: “A re­fle­xão so­bre si mes­mo, ou o im­pul­so pa­ra a in­di­vi­dua­ção, re­co­lhe o múl­ti­plo e o dis­per­so, er­guen­do-os até a for­ma pri­mí­ge­na do Uno, do Ho­mem Pri­mor­di­al. Com is­to se eli­mi­na a exis­tên­cia iso­la­da, is­to é, o fe­cha­men­to do in­di­ví­duo em tor­no de seu eu, am­plia-se o cír­cu­lo da con­sci­ên­cia e, com a con­sci­en­ti­za­ção dos pa­ra­do­xos, es­go­tam-se as fon­tes de con­fli­tos”.

Is­to por­que a lou­cu­ra per­ma­nen­te em que vi­ve a mai­o­ria das pes­so­as atua co­mo um bu­ra­co ne­gro, a su­gar to­da a lu­ci­dez que pas­se à sua vol­ta. Uns bus­cam re­a­li­zar-se co­mo se­res hu­ma­nos tri­lhan­do os fas­ci­nan­tes ca­mi­nhos da er­rân­cia, ou dei­xam-se em­ba­ir pe­las mag­ní­fi­cas vi­sões (e a ma­ré de sen­sa­ções pra­ze­ro­zas) do ba­lé das ilu­sões. As­sim, tor­nam-se pri­si­o­nei­ros de sua er­rân­cia, vi­ci­a­dos em ir­re­a­li­da­des.

O gra­va­me a pe­sar so­bre seus des­ti­nos som­bri­os é o de se­rem en­ga­no­sos e en­ga­na­dos em to­dos os seus pen­sa­men­tos, pa­la­vras e atos. Ne­nhu­ma lu­ci­dez as al­can­ça, pois que es­tão mer­gu­lha­das nas bru­mas abis­sais do au­to en­ga­no. Vi­ven­do co­mo in­se­tos, ou bes­tas in­sa­nas que pro­cri­am, nas­cem, vi­vem e mor­rem em es­ta­do de so­no pro­fun­do.

Ao con­trá­rio des­tes, as pes­so­as que tra­ba­lham pa­ra man­ter-se acor­da­dos, cu­i­dam do apri­mo­ra­men­to dos qua­tro an­da­res do edi­fí­cio (qua­tro es­ta­dos de con­sci­ên­cia) que cons­ti­tu­em a to­ta­li­da­de do Ser. Tal co­mo so­mos, uti­li­za­dos só dois, um quan­do es­ta­mos dor­min­do, e ou­tro quan­do es­ta­mos acor­da­dos.

No es­ta­do em que es­ta­mos não te­mos con­sci­ên­cia de nós mes­mos, po­de­mos ape­nas sa­ber “Eu es­tou aqui”, e na­da mais. As­si­na­la P.D. Ou­pensky, em O quar­to ca­mi­nho: “E es­te é o fa­to que to­da a psi­co­lo­gia oci­den­tal, sem uma úni­ca ex­ce­ção, não per­ce­beu. Em­bo­ra mui­tas pes­so­as te­nham che­ga­do mui­to per­to dis­so, não re­co­nhe­ce­ram a im­por­tân­cia des­se fa­to, e não se de­ram con­ta de que o es­ta­do do ho­mem, tal co­mo é, po­de ser mu­da­do”.

 

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tror e jor­na­lis­ta. Mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)

 


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