Opinião

A mulher com seus encantos superiores

Diário da Manhã

Publicado em 6 de março de 2018 às 21:30 | Atualizado há 7 anos

O dia 8 de mar­ço foi ado­ta­do co­mo o Dia In­ter­na­ci­o­nal da Mu­lher pe­la ONU, ten­do co­mo ob­je­ti­vo lem­brar as con­quis­tas so­ci­ais, po­lí­ti­cas e eco­nô­mi­cas das mu­lhe­res, in­de­pen­den­te de di­vi­sões na­ci­o­nais, ét­ni­cas, lin­guís­ti­cas, cul­tu­ra­is, eco­nô­mi­cas ou po­lí­ti­cas. A ho­me­na­gem é mais que jus­ta, mas en­ten­do que a mai­or con­quis­ta de uma mu­lher tran­scen­de o con­tex­to so­ci­o­e­co­nô­mi­co pa­ra con­tem­plá-la co­mo ser hu­ma­no.

A mu­lher lu­ta pa­ra se mos­trar in­de­pen­den­te, bo­ni­ta, atra­en­te, com por­te ele­gan­te e ges­tos cul­tos, gra­ci­o­sos. E não há dú­vi­da de que mui­tas o con­se­guem, e com fa­ci­li­da­de. O con­jun­to de sua pes­soa se mos­tra, as­sim, atra­en­te, vis­to­so e, se­gu­ra­men­te, exer­ce uma in­flu­ên­cia con­si­de­rá­vel.

En­tre­tan­to, em seu afã de em­be­le­zar-se fi­si­ca­men­te, mui­tas mu­lhe­res têm-se des­cui­da­do da be­le­za de sua fi­si­o­no­mia mo­ral e psi­co­ló­gi­ca. Mui­tas, sem per­ce­be­rem a gran­de im­por­tân­cia de que se re­ves­tem as ca­rac­te­rís­ti­cas su­pe­ri­o­res, afli­gem-se com seus in­su­ces­sos so­ci­ais e eco­nô­mi­cos, se en­tris­te­cem e não con­se­guem com­pre­en­der a que obe­de­ce sua in­fe­li­ci­da­de.

De for­ma po­é­ti­ca, o pen­sa­dor e es­cri­tor Gon­zá­lez Pe­cot­che en­si­na que “uma flor po­de ser mui­to vis­to­sa e até ad­mi­ra­da num ra­ma­lhe­te de flo­res, mas, se não tem per­fu­me, ao con­tem­plá-la so­zi­nha ve­re­mos que a ilu­são de sua be­le­za se es­fu­ma­rá tão lo­go se ma­ni­fes­te co­mo uma coi­sa iner­te, in­ca­paz de nos co­mu­ni­car as de­lí­cias de sua in­ti­mi­da­de, a fra­grân­cia de seu es­pí­ri­to, que tão gra­to se re­ve­la à al­ma que o as­pi­ra”.

Acres­cen­ta que a mu­lher cu­jo es­pí­ri­to ca­re­ce de cul­ti­vo, de ilus­tra­ção, po­de se tor­nar tão sem gra­ça quan­to a flor me­ra­men­te vis­to­sa. “Se, po­rém, ela se es­me­ra em po­lir seus mo­dos, se per­ce­be que a bon­da­de e a ale­gria de­vem ser par­te ine­ren­te de sua na­tu­re­za fe­mi­ni­na, apli­can­do-se à ta­re­fa de fa­zer de­sa­pa­re­cer os de­fei­tos de seu ca­rá­ter ao mes­mo tem­po em que faz de­sa­pa­re­cer as im­pu­re­zas de seu ros­to, ve­rá que sua vi­da flo­res­ce­rá cheia de es­pe­ran­ças e se con­ver­te­rá, por seus en­can­tos, na flor pre­di­le­ta do es­pí­ri­to”.

Por­tan­to, o cul­ti­vo men­tal de­ve cons­ti­tu­ir pa­ra a mu­lher con­tem­po­râ­nea uma ne­ces­si­da­de tão ou mai­or do que a que sen­te ao em­be­le­zar seu cor­po. A ci­ên­cia lo­go­só­fi­ca, cri­a­da por Pe­cot­che, en­ca­ra o pro­ble­ma da mu­lher em sua es­sên­cia, co­me­çan­do por in­te­res­sar vi­va­men­te seu pen­sa­men­to e fa­zen­do com que a na­tu­re­za fe­mi­ni­na ex­pe­ri­men­te os be­ne­fí­ci­os de um en­can­to su­pe­ri­or, qual se­ja o da gra­ça do es­pí­ri­to pe­lo cul­ti­vo das fa­cul­da­des men­tais.

Diz ele que “uma mu­lher dis­cre­ta, gen­til e cul­ta é sem­pre agra­dá­vel, es­te­ja on­de es­ti­ver. Os atra­ti­vos da al­ma cos­tu­mam ser mui­to mais po­de­ro­sos do que os do fí­si­co. Ela de­ve ser fi­na em seus mo­dos e em sua lin­gua­gem. To­do ges­to ou ati­tu­de que aten­te con­tra sua fe­mi­ni­li­da­de a en­feia”.

E acres­cen­ta que “pa­ra ad­qui­rir as be­las qua­li­da­des que tan­to ador­nam seu ca­rá­ter, é ne­ces­sá­rio que a mu­lher se dis­po­nha a is­so com es­pe­ci­al de­di­ca­ção. Apren­den­do a co­nhe­cer de que mo­do os pen­sa­men­tos atuam e in­flu­en­ciam a vi­da, bus­ca­rá a com­pa­nhia da­que­les que ele­vem seu es­pí­ri­to e con­tri­buam, por um la­do, pa­ra dar bri­lho a sua fi­gu­ra de mu­lher su­pe­ri­or no meio am­bi­en­te em que atue e, por ou­tro, pa­ra fa­zer com que sua al­ma des­fru­te as inu­me­rá­veis prer­ro­ga­ti­vas que o co­nhe­ci­men­to abre às pos­si­bi­li­da­des de vi­ver uma vi­da mais am­pla”.

Por­tan­to, o cul­ti­vo men­tal de­ve cons­ti­tu­ir pa­ra a mu­lher uma ne­ces­si­da­de tão in­ten­sa quan­to a que sen­te ao em­be­le­zar sua apa­rên­cia fí­si­ca. As mu­lhe­res as­sim, quan­do se tor­nam mã­es, são as que for­jam o ide­al das ge­ra­ções.

 

(Dalmy Ga­ma, es­cri­tor, pro­fes­sor, do­cen­te de Lo­go­so­fia)

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