Opinião

A multiplicidade na unidade

Redação DM

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 23:43 | Atualizado há 7 anos

O ser que va­ga na mul­ti­pli­ci­da­de de tem­po e de vi­das se­gue seu ca­mi­nho por uma ter­ra em trans­for­ma­ção, a bus­ca por no­vas his­tó­ri­as são uma for­ma de re­fle­xão em um mun­do que ne­ces­si­ta de apri­mo­ra­men­to.

Pois os se­res só ve­em aqui­lo que lhes in­te­res­sa, des­pre­zan­do aqui­lo pa­ra que veio, as dis­cus­sões são ba­nais se res­trin­gin­do ao co­ti­dia­no, o des­pre­zo pe­lo pas­sa­do iso­la os se­res em mun­dos pon­tu­ais.

Às ve­zes es­que­ce­mos que não es­ta­mos so­zi­nhos nes­te mul­ti­ver­so que se ex­pan­de por mun­dos e tem­pos pa­ra­le­los, so­mos se­res que atra­ves­sam as mul­ti­vi­das sem guar­dar­mos na­da em nos­so cé­re­bro.

Mas nos­sa his­tó­ria es­tá en­cer­ra­da no cer­ne de nos­sa al­ma, e não em um cé­re­bro de san­gue e flui­dos cor­pó­re­os, nos­sas fa­lhas sem­pre pro­cu­ram al­go que não es­tá em nós mes­mos, usa­mos os ou­tros co­mo es­cu­dos de nos­sas fa­lhas.

Nos­sa vi­da se­gue de frag­men­tos que às ve­zes jul­ga­mos sem ra­zão, mas a re­a­li­da­de dos mul­ti­mun­dos pre­ce­de nos­sa exis­tên­cia, não te­mos uma his­tó­ria úni­ca, pois mui­tas coi­sas ocor­rem em lu­ga­res dis­tin­tos e tu­do nos afe­ta.

So­mos a res­pos­ta do con­tex­to ao qual es­ta­mos in­se­ri­dos, va­ga­mos den­tro de nós mes­mos em bus­ca dos sen­ti­dos que co­nec­tem acon­te­ci­men­tos va­ri­a­dos em cor­ren­te con­ti­nua.

O an­da­ri­lho an­da e con­ver­sa con­si­go mes­mo, a ca­mi­nha­da e so­li­tá­ria mas a so­li­dão e tem­po­rá­ria pois a mis­são de quem re­a­gru­pa múl­ti­plas exis­tên­cias e al­go que não tem uma ex­pli­ca­ção con­vin­cen­te no mun­do da ra­zão.

A tar­de des­pon­ta no ho­ri­zon­te, o an­da­ri­lho bus­ca em sua vol­ta um abri­go pa­ra pas­sar a noi­te, quan­do de re­pen­te pa­ra ao seu la­do um ca­mi­nhão Che­vro­let anos 70 com as­pec­to de pe­ça de fer­ro ve­lho.

E um ca­mi­nhão que tran­spor­ta boi­as fri­as cor­ta­do­res de ca­na, to­dos ri­em após um dia quen­te e lon­go, uma fu­li­gem pre­ta co­bre os cor­pos da­que­la gen­te hu­mil­de e ale­gre.

O an­da­ri­lho so­be no ca­mi­nhão, sem sa­ber por que, mas e a úni­ca op­ção de abri­go em meio ao na­da, pois nem cer­ca tem na­que­las ter­ras, e on­de a vis­ta al­can­ça não se vê na­da nem ár­vo­res pa­ra pro­te­ção no­tur­na.

Me­nos de 40 mi­nu­tos che­ga se ao acam­pa­men­to, o am­bi­en­te e mui­to hu­mil­de, não tem lu­gar nem pa­ra sen­tar, e as ca­mas são im­pro­vi­sa­das.

Os pe­ões des­cem pa­ra um açu­de de agua bar­ren­ta, to­mam ba­nho e so­bem pa­ra pre­pa­rar a jan­ta, e um pi­rão de car­ne se­ca e man­di­o­ca, mas chei­ra bem.

Após a jan­ta to­dos se reú­nem em vol­ta da fo­guei­ra, a vi­o­la can­ta so­zi­nha tu­do em­ba­la­do pe­la ale­gria, as mú­si­cas con­ta­mi­nam to­dos, eles pa­re­cem não lem­brar do dia quen­te e do tra­ba­lho du­ro.

Os cau­sos in­va­dem o ima­gi­ná­rio co­le­ti­vo, as his­tó­ri­as pa­re­cem re­ais, até que Zé Pa­raí­ba co­me­ça uma his­tó­ria do prin­cí­pio da co­lo­ni­za­ção do bra­sil, e vi­ra pa­ra o an­da­ri­lho e per­gun­ta.

To min­ti­no vi­a­jan­te, ocê tá­va lá.

O an­da­ri­lho se ar­re­pia e se faz de de­sen­ten­di­do.

O Zé vi­ra pa­ra ele e diz.

Eu lem­bro do si­nho, sua ima­ge nun­ca me fu­giu da men­te, ja fais uns qua­to­cen­to ano mas num ti is­que­so.

A luz da fo­guei­ra mu­da o bri­lho, o fo­go não e mais ama­re­lo, e qua­se que um bran­co tran­spa­ren­te.

Zé Pa­raí­ba fa­la ao an­da­ri­lho.

O si­nho era fio do do­no da fa­zen­da, e quem cu­i­da­va dos es­cra­vos fu­jão, i eu da­va tra­baio, mas o si­nho não de­xa­va eu i po tron­co.

O an­da­ri­lho fi­ca per­ple­xo, e sen­te co­mo que já co­nhe­ces­se aque­le ser, sua voz, seu jei­to de fa­lar.

O an­da­ri­lho se vi­ra pa­ra o ho­mem e diz.

Con­ti­nue a his­tó­ria, es­tou aqui pa­ra te ou­vir.

O si­nho era fio de por­tu­guêis, e eu era es­cra­vo, to­dos gos­ta­vam do si­nho, a noi­te na fo­gue­ra o si­nho saia da ca­sa gran­de e ia pra per­to da sen­za­la is­cu­ta eu con­ta as his­tó­ria.

O si­nho era que­ri­do, e de­pois da mor­te do seu pai o si­nho as­su­miu a fa­zen­da e aju­do mui­ta gen­te, com­pro fio de es­cra­va qui foi vin­di­do pros otro, a cu­mi­da mi­o­ro e nois feis ca­sa di ado­bro cum fu­gão di le­nha den­tro.

Eu sou mui­tos den­tro de um só, sou múl­ti­plos se­res em evo­lu­ção con­ti­nua na con­so­nân­cia do plu­ri­ver­so.

O an­da­ri­lho sa­be no seu in­ti­mo que tu­do faz sen­ti­do.

Quan­do o es­tra­nho vê a afli­ção do an­da­ri­lho lhe diz.

Se acal­me ho­mem. Quem es­tá me es­cu­tan­do e só vo­cê, pois es­tou aqui pa­ra gui­ar os mais fra­cos e tra­zer paz a al­mas em evo­lu­ção.

O an­da­ri­lho se ar­re­pia, e sen­te que o pa­ra­le­lis­mo exis­ten­ci­al pror­ro­gou aque­le ser no tem­po, pois a car­ne mu­dou, mas as ex­pe­ri­ên­cias vi­vi­das ou­tro­ra per­ma­ne­ce­ram na men­te da­que­le do an­ti­go e eter­no es­cra­vo, a pe­le mu­dou o ho­mem, mas o ho­mem não aban­do­nou o que fi­cou im­preg­na­do em seu es­pi­ri­to.

O an­da­ri­lho olha fi­xo pa­ra o ho­mem es­pe­ran­do en­con­trar um pon­to de co­ne­xão, o ho­mem con­ti­nua cal­mo e se­re­no con­tan­do sua his­tó­ria.

Aqui to­dos de­vem, mas eu fa­ço pe­la ca­ri­da­de su­pre­ma dos se­res que bus­cam um re­di­re­cio­na­men­to cós­mi­co, sei que fa­lhas são a úni­ca for­ma de se re­a­de­quar no des­lo­ca­men­to em di­re­ção a luz su­pre­ma.

A luz va­ga em ve­lo­ci­da­de in­ter­cós­mi­ca, não sen­te as bar­rei­ras, não en­ve­lhe­ce, não se so­bre­põe, ela ape­nas cria a som­bra que se mo­vi­men­ta em pas­so len­to na con­ti­nui­da­de das múl­ti­plas vi­das e cri­an­do la­ços que se trans­mu­tam den­tro de si mes­mo.

O ser que e, já não o e, pois não exis­tem va­ri­an­tes de um só cor­po, o ser o e, mas não sa­be do que já foi, is­so e o prin­cí­pio da evo­lu­ção cós­mi­ca, nos­so pas­sa­do e ape­nas lem­bran­ça e ca­mi­nho.

Pois se vi­vês­se­mos a som­bra do pas­sa­do não te­rí­a­mos que bus­car a luz, o ci­clo já es­ta­ria fe­cha­do, e o ser se con­for­ma­ria na es­ta­ti­ci­da­de do mo­men­to pre­sen­te.

As va­ri­an­tes da men­te gui­am o cor­po pe­la es­fe­ra ter­res­tre, por is­so mun­do re­al e mun­do pa­ra­le­lo às ve­zes se mis­tu­ram e o ser se per­de den­tro de si mes­mo in­do pa­rar no hos­pí­cio da in­com­pre­en­são hu­ma­na.

Lou­co e aque­le que fo­ge ao prin­cí­pio da al­te­ri­da­de, pois o ou­tro e ex­ten­são de mim mes­mo, o cor­po pas­sa­gei­ro em um es­pi­ri­to trans­mu­ta­cio­nal, não e fá­cil li­dar com a vi­da re­al pe­la in­com­pre­en­são dos com­pa­nhei­ros de jor­na­da.

Pois to­dos so­mos um em uma vi­da de seg­men­to con­jun­to, pois so­zi­nho não tem co­mo evo­lu­ir, ne­ces­si­ta­mos do ou­tro pa­ra nos­sa com­ple­tu­de.

O an­da­ri­lho vi­bra em uma fre­quên­cia que fo­ge aos pa­drões da pró­pria ra­zão, aque­le que se doa ao co­le­ti­vo cria uma on­da ener­gé­ti­ca frag­men­ta­da, pois o ou­tro e a ra­zão de eu es­tar aqui.

E no seu in­te­ri­or bus­ca um en­ten­di­men­to com a men­te do ou­tro, e as­sim co­me­ça a re­fle­tir as pa­la­vras que pe­ne­tra­ram o ín­ti­mo do seu ser.

As pes­so­as en­tram em nos­sa vi­da pe­la nos­sa ne­ces­si­da­de de de­sen­vol­vi­men­to con­ti­nuo, não de­ve­mos ex­clu­ir os ru­ins e sim en­ten­der o sig­ni­fi­ca­do de ca­da um em nos­sa vi­da, e so­men­te após o en­ten­di­men­to ne­ces­sá­rio e que afas­ta­mos ou apro­xi­ma­mos.

A ca­da pro­ble­ma de­ve­mos bus­car múl­ti­plas vi­as de aces­so, pois mu­dan­ças ocor­rem ao nos­so re­dor e em nós mes­mos, e o apren­di­za­do e cu­mu­la­ti­vo, pa­ra a vi­da além da vi­da.

E uma cons­tru­ção mul­ti­pla­ni­ca, plan­ta se on­de es­tá, mas a co­lhei­ta su­pe­ra o tem­po, o fra­cas­so ou a vi­tó­ria do ho­je atra­ves­sa o tem­po e as vi­das, e os re­fle­xos ge­ram ônus ou bô­nus nas cor­ren­tes dos mul­ti­mun­dos ao qual gal­ga­mos no ama­nhã da eter­ni­da­de.

Se vi­ve­mos no ama­nhã do on­tem, o fu­tu­ro e frag­men­tá­rio, so­mos nós mes­mos em uma mul­ti­pli­ci­da­de tem­po­ral da co­lhei­ta da vi­da, tu­do se en­tre­cru­za, e a bar­rei­ra do on­tem e a es­ca­da do ama­nhã.

E co­mo se fi­cás­se­mos in­do e vol­tan­do em uma mes­ma re­a­li­da­de, só que em tem­pos di­fe­ren­tes, on­de um mes­mo ser trans­mu­ta-se em si mes­mo, com o com­por­ta­men­to se­guin­do uma re­a­li­da­de fan­ta­sio­sa, agin­do so­men­te na­que­le que faz dos seus de­va­nei­os sua re­a­li­da­de mu­tan­te.

O an­da­ri­lho per­ce­be que to­dos os ou­tros se­res que es­tão ali são ape­nas fi­gu­ran­tes no ce­ná­rio da vi­da, pois a his­tó­ria que se de­sen­ro­la ali e al­go vin­do de uma con­ti­nui­da­de exis­ten­ci­al.

A vi­da­da faz com que cer­tos acon­te­ci­men­tos ocor­ram pa­ra que pos­sa­mos re­pen­sar o im­pen­sá­vel, pois o pas­sa­do es­que­ci­do de ou­tros tem­pos se faz ne­ces­sá­rio pa­ra nos­sa con­ti­nui­da­de cí­cli­ca.

Mes­mo que não sai­ba­mos o por­quê de­ve­mos acei­tar os acon­te­ci­men­tos com re­si­li­ên­cia, pois os acrés­ci­mos do ban­co da vi­da nos le­va a re­ne­go­ci­ar dí­vi­das que su­po­mos não se­rem nos­sas.

E as­sim a noi­te se­gue ate que o can­sa­ço to­me con­ta dos co­pos car­nais, ca­da um pro­cu­ra seu lo­cal de re­pou­so e a vi­da se­gue igual pa­ra to­dos.

O dia ama­nhe­ce e o an­da­ri­lho se vê no­va­men­te dor­min­do a bei­ra da es­tra­da, a men­te va­ga en­tre o re­al e o ima­gi­ná­rio, o so­nho e a fan­ta­sia, e mes­mo que não exis­ta em um mun­do re­al os acon­te­ci­men­tos se de­ram em al­gum pon­to de re­co­ne­xão.

E as­sim a vi­da se­gue en­tre ex­pe­ri­ên­cias em mun­dos pa­ra­le­los en­tre so­nhos e pas­sa­gens sub­je­ti­vas e in­ter­sub­je­ti­vas, e sen­do da for­ma que for so vem a so­mar no eu tran­scen­den­te das mul­ti­vi­das.

O li­vro con­tos re­fle­xi­vos do an­da­ri­lho do plu­ri­ver­so se en­con­tra pron­to, aguar­dan­do edi­to­ra pa­ra pu­bli­ca­ção.

 

(Pau­lo Cé­sar de Cas­tro Go­mes, es­cri­tor, gra­du­a­do em Di­rei­to pe­la Uni­ver­si­da­de Sal­ga­do de Oli­vei­ra Go­i­â­nia, pós-gra­du­a­do em do­cên­cia su­pe­ri­or pe­la Uni­ver­si­da­de Sal­ga­do de Oli­vei­ra Go­i­â­nia, pós-gra­du­a­do em Cri­mi­no­lo­gia e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás. E-mail: pau­lo44g@hot­mail.com)

 


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