Opinião

A natural imaginação infantil

Diário da Manhã

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 21:57 | Atualizado há 7 anos

A fi­gu­ra do Pa­pai No­el con­ti­nua mo­ti­van­do as ven­das, nes­te fi­nal de ano. Mas sem se cons­ti­tu­ir na men­ti­ra que fo­ra in­cul­ca­da nas cri­an­ças de mi­nha ge­ra­ção, co­mo sen­do o dis­tri­bu­i­dor de pre­sen­tes na­ta­li­nos pa­ra me­ni­nas e me­ni­nos bon­zi­nhos. Só que os bon­zi­nhos de fa­mí­lia po­bre não ga­nha­vam! Ain­da bem que as cri­an­ças des­te sé­cu­lo 21 es­tão mais es­per­tas e os pa­is de ho­je, idem.

“É uma men­ti­ra ino­cen­te, que não pre­ju­di­ca” – jus­ti­fi­ca­va os adul­tos do sé­cu­lo pas­sa­do. Se­rá?!…

Apro­xi­mei-me, cer­ta vez, de um gru­po de me­ni­nas que brin­ca­vam de ca­si­nha. Quan­do per­ce­be­ram mi­nha pre­sen­ça, re­tra­í­ram-se. Si­lên­cio to­tal, nu­ma cum­pli­ci­da­de to­tal. Che­go-me a uma de­las e ou­so per­gun­tar:

– Que co­mi­di­nha é es­sa que vo­cê es­tá fa­zen­do?

– Se­rá que vo­cê não es­tá ven­do que is­to é ter­ra, não?!, res­pon­deu.

E a res­pos­ta só fez re­a­ti­var uma con­clu­são que já me era co­nhe­ci­da: quan­do a ima­gi­na­ção in­fan­til sur­ge es­pon­tâ­nea, sem a in­cul­ca­ção da fan­ta­sia adul­ta, a cri­an­ça tem ple­na no­ção do faz-de-con­ta. Com a mes­ma fa­ci­li­da­de com que pro­je­ta, ela re­co­lhe as ima­gens. E são ima­gens ter­nas, pró­pri­as da na­tu­re­za in­fan­til. Com o tem­po, a cri­an­ça vi­ra jo­vem, o jo­vem vi­ra adul­to, e es­sa ima­gi­na­ção na­tu­ral vai dan­do lu­gar à re­a­li­da­de do mun­do e da vi­da.

Mas nem sem­pre as coi­sas flu­em as­sim, com es­sa na­tu­ra­li­da­de. Com a me­lhor das in­ten­ções, mui­tos pa­is en­chem a in­fân­cia de seus fi­lhos com ex­ces­sos de fan­ta­sia adul­ta. E jus­ti­fi­cam:

– Eu ado­ra­va ou­vir, e mais tar­de ler, as his­tó­ri­as fan­ta­sio­sas que po­vo­a­ram a mi­nha ima­gi­na­ção in­fan­til! Co­mo era bom!

Po­de pa­re­cer coi­sa boa, mas tem seu pre­ço. O mun­do ima­gi­na­ti­vo da cri­an­ça se trans­for­ma em mun­do qui­mé­ri­co. Den­tro de­le, o me­ni­no e a me­ni­na já não sa­bem o que é re­al e o que é fic­tí­cio. Per­dem o con­tro­le de seu mun­do. São li­vros, re­vis­tas, fil­mes e mes­mo brin­que­dos com­ple­ta­men­te fo­ra da re­a­li­da­de.

– Que é que tem?, os pa­is in­sis­tem. Quan­do cri­an­ça, eu ado­ra­va! Nun­ca me fez mal al­gum…

Se­rá que não fez mes­mo? Co­mo se­ria, ho­je, a vi­da men­tal des­ses pa­is, sua vi­da sen­sí­vel e ins­tin­ti­va, e tam­bém sua vi­da mo­ral e es­pi­ri­tual, se sua me­ni­ni­ce não ti­ves­se si­do tão sa­tu­ra­da de qui­me­ras? Em que me­di­da o ex­ces­so ima­gi­na­ti­vo pre­ju­di­cou ou não a re­fle­xão, a ob­ser­va­ção, a von­ta­de, a con­cen­tra­ção, a dis­ci­pli­na men­tal, o sen­so de re­a­li­da­de, o amor à vi­da tal co­mo ela é? Não sa­bem di­zer.

Quan­to mais ima­gi­na­ti­va é uma pes­soa, en­si­na a Lo­go­so­fia, me­nos vi­gor tem sua von­ta­de. A par­tir da ado­les­cên­cia, es­sa fra­que­za de von­ta­de ex­põe o ser a to­do ti­po de ten­ta­ção, in­clu­in­do nis­so a das dro­gas e dos ví­ci­os em ge­ral, a da vi­da fá­cil, a da en­tre­ga do fu­tu­ro, da hon­ra e até da vi­da in­tei­ra ao fas­cí­nio dos pra­ze­res ins­tin­ti­vos.

Pa­ra o me­ni­no que mer­gu­lhou nas qui­me­ras, é mais di­fí­cil a tran­si­ção pa­ra a vi­da adul­ta. Sen­te-se ina­dap­ta­do, não vê be­le­za e in­te­res­se na re­a­li­da­de que se lhe avi­zi­nha. Al­guns se en­tre­gam à me­lan­co­lia, fo­gem pa­ra os so­nhos, vão fa­zer po­e­sia com su­as de­si­lu­sões. Ou­tros há que se ve­em in­de­fe­sos di­an­te dos te­mo­res ab­sur­dos, da pro­pen­são ao en­ga­no, dos ma­les da de­pres­são, do aban­do­no, do já re­fe­ri­do ata­que dos ví­ci­os e das tan­tas ou­tras do­en­ças mun­da­nas que lhes que­rem su­gar a vi­ta­li­da­de e as re­ser­vas mo­ra­is.

“É co­mum con­fi­ar na ima­gi­na­ção em de­ma­sia e, de­pois, atri­bu­ir su­as con­se­quên­cias a ou­tros fa­to­res, nun­ca à pró­pria ima­gi­na­ção”, ad­ver­te a Lo­go­so­fia, ci­ên­cia que es­tu­da em pro­fun­di­da­de es­te as­sun­to.

Res­pei­tar a na­tu­ral ima­gi­na­ção in­fan­til, que fun­cio­na co­mo uma al­mo­fa­da en­tre a men­te ter­na do me­ni­no e a re­a­li­da­de às ve­zes du­ra da vi­da, mas evi­tar a in­cul­ca­ção da fan­ta­sia dos adul­tos, que a na­da de bom con­duz, é ma­ne­jar um dos se­gre­dos de uma edu­ca­ção su­pe­ri­or. Quem não quer is­so pa­ra seus fi­lhos?

 

(Dalmy Ga­ma, es­cri­tor, pro­fes­sor, do­cen­te de Lo­go­so­fia)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias