Opinião

A OAB perto do ideal

Diário da Manhã

Publicado em 22 de novembro de 2015 às 00:24 | Atualizado há 9 anos

A OAB goiana é uma das mais aparelhadas do país. Um orgulho da classe toda. Estruturalmente dimensionada graças ao trabalho afincado e desmesurado do ex-presidente Felicissimo Sena. A OAB é a cara do Felicissimo foi ele e sua equipe Forte quem realizou as grandes obras componentes do patrimônio da Entidade. Pelos seus 10 anos de mandato, estruturou-a completamente. É claro, sem desmerecer o bom trabalho realizado pelo Ilustre advogado Miguel Cançado. Dias atrás Felicissimo se  rompeu a tempo e subscreveu um artigo neste diário, quebrando o sigilo do seu voto e o apoio à classe toda para sufragar a chapa encabeçada por Flávio Buonaduce. Não restam dúvidas de que o candidato nos afiança como o mais preparado, a meu ver, para representar a corporação jurídica dos mais de 18 mil advogados e advogadas ativos, se não me engano. Entretanto, confesso que ali, no cerne da gestão da OAB, muitas medidas precisam ser adotadas para melhorar a prestação jurisdicionada e preservar o bom nome que a OAB ostenta do ceio da população. Afinal, pelo quadro político-institucional e a crise que o Brasil está atolado, vem a exigir os bons olhos da nossa Instituição. Por isso, precisamos manter uma OAB salutar.

Mudanças fortes precisam agir. Primeiramente irradiar o exemplo de uma Instituição democrática, totalmente transparente. Fiquei triste quando vi a OAB goiana arredia a atender a Lei da transparência de modo a ser a primeira a colocar o seu plano gestor e as ações na internet para toda classe e mundo conhecer os seus víeis, segundo o que reza o conteúdo da Lei federal 12.527, de 18.11.11, lei de acesso à informação.

Para a minha frustração acabo de ligar na sua matriz tentando saber o número exato de advogados e advogadas ativos. Não souberam informar. Depois de algum tempo o receptor da minha consulta me diz: “ter que passar um e-mail para o Presidente da OAB para obter a minha pretensão”. Achei um absurdo para um Órgão que representa a cidadania protetora das leis do país. É obrigatório que estes dados estejam elencados oficialmente no sitio da Entidade para cumprir o seu papel. Nem só este assunto, como tantos outros de grande visão para qualquer cidadão.

Inobstante a tudo isso, as esperanças não se encerram por aí, esperemos, pois que a nova diretoria a ser escolhido dia 27 próximo possa, enfim, implantar ali um bom sistema de gestão inovador para uma Empresa de tamanha responsabilidade e representação como a OAB-Go. Basta contratar os serviços de uma empresa altamente especializada em modelo de gestão para reavaliar a existente e implantar ali, a melhor estrutura de gerenciamento para a categoria e o seu público.

 

(Davi Carlos Fagundes, advogado)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias