Opinião

A origem de certas expressões

Diário da Manhã

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 21:12 | Atualizado há 7 anos

Mui­tas ve­zes em­pre­ga­mos ex­pres­sões, sem nos aten­tar­mos pa­ra sua ori­gem. As­sim, pes­qui­sei co­mo sur­gi­ram vá­ri­as de­las, de uso cor­ri­quei­ro, e vou sa­tis­fa­zer à cu­ri­o­si­da­de dos meus lei­to­res, en­quan­to saio um pou­co dos ar­ti­gos ju­rí­di­cos, re­li­gi­o­sos e de opi­ni­ão. E aqui vão as ori­gens de cer­tas ex­pres­sões.

AMI­GO DA ON­ÇA – Se­gun­do es­tu­di­o­sos da lín­gua por­tu­gue­sa, es­te ter­mo sur­giu a par­tir de uma his­tó­ria cu­ri­o­sa. Con­ta-se que um ca­ça­dor men­ti­ro­so, ao ser sur­pre­en­di­do, sem ar­mas, por uma on­ça, deu um gri­to tão for­te que o ani­mal fu­giu apa­vo­ra­do. Co­mo quem o ou­via não acre­di­tou, saiu di­zen­do que, se ele não foi de­vo­ra­do, cer­ta­men­te era ami­go da. Ou­tra ex­pli­ca­ção é que um ami­go per­gun­tou ao ou­tro o que fa­ria se en­con­tras­se uma on­ça; O ou­tro dis­se que da­ria um ti­ro ne­la. “E se vo­cê não ti­ves­se uma ar­ma?” “Eu da­va uma fa­ca­da ne­la”. “E se vo­cê não ti­ves­se fa­ca?” O ou­tro im­pa­ci­en­tou-se e res­pon­deu: “Afi­nal, vo­cê é meu ami­go ou ami­go da on­ça?” Atu­al­men­te, o di­ta­do sig­ni­fi­ca ami­go fal­so, hi­pó­cri­ta.

AN­DAR À TOA – Toa é a cor­da com que uma em­bar­ca­ção re­bo­ca a ou­tra. Um na­vio que es­tá “à toa” é o que não tem le­me nem ru­mo, in­do pa­ra on­de o na­vio que o re­bo­ca de­ter­mi­nar. E a em­bar­ca­ção re­bo­ca­da não se go­ver­na. Ho­je, o di­ta­do sig­ni­fi­ca an­dar sem des­ti­no, des­pre­o­cu­pa­do, pas­san­do o tem­po.

APRES­SA­DO CO­ME CRU – Quan­do não exis­tia o for­no mi­cro­on­das, era pre­ci­so mui­to tem­po pa­ra a co­mi­da fi­car pron­ta, ou en­tão co­mê-la crua. Nes­sa épo­ca, a cu­li­ná­ria ja­po­ne­sa ain­da não es­ta­va na mo­da e co­mi­da crua era vis­ta com maus olhos. As­sim, a ex­pres­são pas­sou a ser usa­da pa­ra sig­ni­fi­car afo­ba­men­to, pre­ci­pi­ta­ção.

AQUE­LA QUE MA­TOU O GUAR­DA – Tra­ta­va-se de uma mu­lher que tra­ba­lha­va pa­ra D. Jo­ão VI e se cha­ma­va “Can­je­bri­na”, que, co­mo in­for­mam os di­ci­o­ná­rios, sig­ni­fi­ca “pin­ga”, “ca­cha­ça”. Ela te­ria ma­ta­do um dos prin­ci­pa­is guar­das da Cor­te do Rei. O fa­to não foi pro­va­do. Mas es­tá no li­vro “In­con­fi­dên­cias da Re­al Fa­mí­lia no Bra­sil”, de Al­ber­to Cam­pos de Mo­ra­es.

A TO­QUE DE CAI­XA – A cai­xa é o cor­po oco do tam­bor que foi le­va­do pa­ra a  Eu­ro­pa pe­los ára­bes. Co­mo os exer­cí­cios mi­li­ta­res eram acom­pa­nha­dos pe­lo som de tam­bo­res, di­zia-se que os sol­da­dos mar­cha­vam a to­que de cai­xa. Atu­al­men­te, re­fe­re-se a uma ta­re­fa que se tem de fa­zer ra­pi­da­men­te, even­tual­men­te a man­do de al­guém ou mes­mo à for­ça.

AVE DE MAU AGOU­RO – Diz-se de pes­soa por­ta­do­ra de más no­tí­cias ou que, com a sua pre­sen­ça, anun­cia des­gra­ças. O co­nhe­ci­men­to do fu­tu­ro é uma das pre­o­cu­pa­ções ine­ren­tes ao ser hu­ma­no. Qua­se tu­do ser­via pa­ra, de ma­nei­ras di­ver­sas, se ten­tar ob­ter es­se co­nhe­ci­men­to. As aves eram um dos re­cur­sos que se uti­li­za­va. Na an­ti­ga Ro­ma, a pre­di­ção dos bons ou maus acon­te­ci­men­tos era fei­ta atra­vés da lei­tu­ra do voo ou can­to das aves. Os pás­sa­ros mais usa­dos pa­ra is­so eram a águia, a co­ru­ja, o cor­vo e a gra­lha. Ain­da ho­je per­du­ra, po­pu­lar­men­te, a co­no­ta­ção fu­nes­ta com qual­quer des­tas aves.

CA­SA DE MÃE JO­A­NA – Quan­do um lu­gar é des­con­tro­la­do, on­de os en­tra-e-sai é cons­tan­te, di­ze­mos que pa­re­ce “ca­sa de mãe jo­a­na”. A Jo­a­na era a ra­i­nha de Ná­po­les, na Itá­lia, ten­do se mu­da­do pa­ra Avig­non, na Fran­ça,on­de era mui­to es­ti­ma­da por to­dos, que a cha­ma­vam de mãe. Era ela que man­da­va e des­man­da­va e re­gu­la­men­tou os bor­de­is da ci­da­de. Ca­da bor­del de Avig­non fi­cou co­nhe­ci­do co­mo a “ca­sa da mãe Jo­a­na”. Mas de­pois per­deu o sen­ti­do de bor­del e ga­nhou o de lu­gar on­de as pes­so­as en­tram e sa­em a ho­ra que bem en­ten­dem, já que um bor­del fun­cio­na 24 ho­ras.

CHO­RAR AS PI­TAN­GAS – Pi­tan­gas são de­li­cio­sas fru­ti­nhas cul­ti­va­das e apre­ci­a­das em to­do o pa­ís, es­pe­ci­al­men­te nas re­gi­ões nor­te e nor­des­te do pa­ís. A pa­la­vra de­ri­va de “pyrang”, que, em tu­pi-gua­ra­ni, sig­ni­fi­ca ver­me­lho. Sen­do as­sim, a pro­vá­vel re­la­ção da fru­ta com lá­gri­mas, vem do fa­to de os olhos fi­ca­rem ver­me­lhos, pa­re­cen­do du­as pi­tan­gas, quan­do se cho­ra mui­to.

CO­LO­CAR PA­NOS QUEN­TES – Sig­ni­fi­ca fa­vo­re­cer ou aco­ber­tar coi­sa er­ra­da fei­ta por ou­tro. Em ter­mos te­ra­pêu­ti­cos, co­lo­car pa­nos quen­tes é uma re­cei­ta, em­bo­ra pa­li­a­ti­va, pres­cri­ta pe­la me­di­ci­na po­pu­lar des­de tem­pos re­mo­tos. Re­co­men­da-se so­bre­tu­do nos es­ta­dos fe­bris, pois a tem­pe­ra­tu­ra mui­to ele­va­da po­de le­var a con­vul­sões e a pro­ble­mas daí de­cor­ren­tes. Nes­ses ca­sos, com­pres­sas de pa­nos en­char­ca­dos com água quen­te são um san­to re­mé­dio. A su­do­re­se re­sul­tan­te faz bai­xar a fe­bre.

COM A COR­DA TO­DA – An­ti­ga­men­te, os brin­que­dos que pos­su­í­am mo­vi­men­to eram acio­na­dos tor­cen­do um me­ca­nis­mo em for­ma de mo­la ou um elás­ti­co, que ao ser dis­ten­di­do, fa­zia o brin­que­do se me­xer. Am­bos os me­ca­nis­mos eram cha­ma­dos de “cor­da”. Lo­go, quan­do se da­va “cor­da” to­tal­men­te num brin­que­do, ele mo­via-se de for­ma mais agi­ta­da e fre­né­ti­ca. Daí a ori­gem da ex­pres­são.

CO­MER COM OS OLHOS – So­be­ra­nos da Áfri­ca Oci­den­tal não con­sen­ti­am tes­te­mu­nhas às su­as re­fei­ções. Co­mi­am so­zi­nhos. Na Ro­ma An­ti­ga, uma ce­ri­mô­nia re­li­gi­o­sa fú­ne­bre con­sis­tia num ban­que­te ofe­re­ci­do aos deu­ses em que nin­guém to­ca­va na co­mi­da. Ape­nas olha­vam, “co­men­do com os olhos”. A pro­pó­si­to, o pes­qui­sa­dor Câ­ma­ra Cas­cu­do diz que cer­tos olha­res ab­sor­vem a sub­stân­cia vi­tal dos ali­men­tos. Ho­je o di­ta­do sig­ni­fi­ca apre­ci­ar de lon­ge, sem to­car.

COM O REI NA BAR­RI­GA – A ex­pres­são pro­vém do tem­po da mo­nar­quia em que as ra­i­nhas, quan­do grá­vi­das do so­be­ra­no, pas­sa­vam a ser tra­ta­das com de­fe­rên­cia es­pe­ci­al, pois iri­am au­men­tar a pro­le re­al e, por ve­zes, dar her­dei­ros ao tro­no, mes­mo quan­do bas­tar­dos. Em nos­sos di­as re­fe­re-se a uma pes­soa que dá mui­ta im­por­tân­cia a si mes­ma.

CO­MO SAR­DI­NHA EM LA­TA – A pa­la­vra sar­di­nha vem do la­tim “sar­di­na”. De­sig­na o pei­xe abun­dan­te na Sar­de­nha, co­nhe­ci­da re­gi­ão da Itá­lia. As sar­di­nhas, quan­do en­la­ta­das em óleo ou em ou­tro mo­lho, vêm co­la­das umas às ou­tras. Por ana­lo­gia, usa-se a ex­pres­são po­pu­lar sar­di­nha em la­ta pa­ra de­sig­nar a su­per­lo­ta­ção de ve­í­cu­los de tran­spor­te pú­bli­co.

COR DE BUR­RO QUAN­DO FO­GE – A fra­se ori­gi­nal era “Cor­ra do bur­ro quan­do ele fo­ge”. Tem sen­ti­do por­que, o bur­ro en­ra­i­ve­ci­do, é mui­to pe­ri­go­so. A tra­di­ção oral foi mo­di­fi­can­do a fra­se e “cor­ra” aca­bou vi­ran­do “cor”.

CUS­PI­DO E ES­CAR­RA­DO – quan­do al­guém quer di­zer que é mui­to pa­re­ci­do com ou­tra pes­soa. O cor­re­to é: “Es­cul­pi­do em Car­ra­ra” (Car­ra­ra é a ci­da­de ita­li­a­na do már­mo­re). Há tam­bém a ex­pli­ca­ção de que vi­ria de “es­cul­pi­do e en­car­na­do”.

DA PÁ VI­RA­DA – Um su­jei­to da pá vi­ra­da po­de tan­to ser um aven­tu­rei­ro co­ra­jo­so co­mo um va­dio. A ori­gem da pa­la­vra é em re­la­ção ao ins­tru­men­to, a pá. Quan­do ela es­tá vi­ra­da pa­ra bai­xo, é inú­til não ser­ve pa­ra na­da. Ho­je em dia, “pá vi­ra­da” tem ou­tro sen­ti­do. Re­fe­re-se a uma pes­soa de maus ins­tin­tos e cri­a­do­ra de ca­sos ou a um aven­tu­rei­ro.

DE PE­QUE­NI­NO É QUE SE TOR­CE O PE­PI­NO – Os agri­cul­to­res que cul­ti­vam os pe­pi­nos pre­ci­sam de dar a me­lhor for­ma a es­tas plan­tas. Re­ti­ram uns “olhi­nhos” pa­ra que os pe­pi­nos se de­sen­vol­vam. Se não for fei­ta es­ta pe­que­na po­da, os pe­pi­nos não cres­cem da me­lhor ma­nei­ra por­que cri­am uma ra­ma sem va­lor e ad­qui­rem um gos­to de­sa­gra­dá­vel. As­sim co­mo é ne­ces­sá­rio dar a me­lhor for­ma aos pe­pi­nos, tam­bém é pre­ci­so mol­dar o ca­rá­ter das cri­an­ças o mais ce­do pos­sí­vel.

ER­RO CRAS­SO – Na Ro­ma an­ti­ga ha­via o Tri­un­vi­ra­to: o po­der dos ge­ne­ra­is era di­vi­di­do por três pes­so­as. No pri­mei­ro des­tes Tri­un­vi­ra­tos, tí­nha­mos: Jú­lio Cé­sar, Pom­peu e Cras­so. Es­te úl­ti­mo foi in­cum­bi­do de ata­car um pe­que­no po­vo cha­ma­do Par­tos. Con­fi­an­te na vi­tó­ria, re­sol­veu aban­do­nar to­das as for­ma­ções e téc­ni­cas ro­ma­nas e sim­ples­men­te ata­car. Ain­da por ci­ma, es­co­lheu um ca­mi­nho es­trei­to e de pou­ca vi­si­bi­li­da­de. Os Par­tos, mes­mo em me­nor nú­me­ro, con­se­gui­ram ven­cer os ro­ma­nos, sen­do o ge­ne­ral que li­de­ra­va as tro­pas um dos pri­mei­ros a ca­ir. Des­de en­tão, sem­pre que al­guém tem tu­do pa­ra acer­tar, mas co­me­te um er­ro es­tú­pi­do, di­ze­mos tra­tar-se de um “er­ro cras­so“.

ES­TAR COM A COR­DA NO PES­CO­ÇO – O en­for­ca­men­to foi, e ain­da é em al­guns paí­ses, um meio de apli­ca­ção da pe­na de mor­te. A me­tá­fo­ra nas­ceu de anis­ti­as ou co­mu­ta­ções de pe­na che­ga­das à úl­ti­ma ho­ra, quan­do o con­de­na­do já es­ta­va pres­tes a ser exe­cu­ta­do e o car­ras­co já lhe ti­nha pos­to a cor­da no pes­co­ço, si­tu­a­ção que, de fa­to, é um su­fo­co. Ho­je, o di­ta­do sig­ni­fi­ca es­tar ame­a­ça­do, sob pres­são ou com pro­ble­mas fi­nan­cei­ros.

FA­RI­NHA DO MES­MO SA­CO – Co­mo a fa­ri­nha boa é pos­ta em sa­co di­fe­ren­te da fa­ri­nha ru­im, faz-se es­sa com­pa­ra­ção pa­ra in­si­nu­ar que os bons an­dam com os bons en­quan­to os maus pre­fe­rem os maus.

FA­VAS CON­TA­DAS – De acor­do com Câ­ma­ra Cas­cu­do, an­ti­ga­men­te, vo­ta­vam-se com as fa­vas bran­cas e pre­tas, sig­ni­fi­can­do sim ou não. Ca­da vo­tan­te co­lo­ca­va o vo­to, ou se­ja, a fa­va, na ur­na. De­pois vi­nha a apu­ra­ção pe­la con­ta­gem dos grãos, sen­do que quem ti­ves­se o mai­or nú­me­ro de fa­vas bran­cas es­ta­ria elei­to. Atu­al­men­te, sig­ni­fi­ca coi­sa cer­ta, ne­gó­cio se­gu­ro.

FA­ZER OU­VI­DOS DE MER­CA­DOR – A pa­la­vra “mer­ca­dor” é uma cor­rup­te­la de “mar­ca­dor”, no­me que se da­va ao car­ras­co que mar­ca­va os la­drões com fer­ro em bra­sa, in­di­fe­ren­te aos seus gri­tos de dor. No ca­so, fa­zer ou­vi­dos de mer­ca­dor é uma alu­são a ati­tu­de des­se al­goz, sem­pre sur­do às sú­pli­cas de su­as ví­ti­mas.

FI­LA IN­DI­A­NA – Tem ori­gem na for­ma de ca­mi­nhar dos ín­di­os ame­ri­ca­nos, que, des­se mo­do, en­co­briam as pe­ga­das dos que iam na fren­te.

HO­JE É DO­MIN­GO, PÉ DE CA­CHIM­BO – Na ver­da­de, por ser o do­min­go um dia de ócio, a ex­pres­são cor­re­ta se­ria “Ho­je é do­min­go, pe­de ca­chim­bo”

JU­RAR DE PÉS JUN­TOS – A ex­pres­são sur­giu das tor­tu­ras exe­cu­ta­das pe­la San­ta In­qui­si­ção, nas qua­is o acu­sa­do de he­re­si­as ti­nha as mãos e os pés amar­ra­dos (jun­tos) e era tor­tu­ra­do pa­ra con­fes­sar seus cri­mes.

LÁ­GRI­MAS DE CRO­CO­DI­LO – O cro­co­di­lo, quan­do in­ge­re um ali­men­to, faz for­te pres­são con­tra o céu da bo­ca, com­pri­min­do as glân­du­las la­cri­mais. As­sim, ele cho­ra en­quan­to de­vo­ra a ví­ti­ma. Daí a ex­pres­são sig­ni­fi­car cho­ro fin­gi­do.

MAIS VA­LE UM PÁS­SA­RO NA MÃO QUE DOIS VO­AN­DO – Sig­ni­fi­ca que é me­lhor ter pou­co que am­bi­cio­nar mui­to e per­der tu­do. É tra­di­ção de an­ti­gos ca­ça­do­res. Eles acha­vam me­lhor apa­nhar lo­go a ave que ti­nham atin­gi­do de ras­pão, an­tes que ela fu­gis­se, do que ten­tar ati­rar nas que es­ta­vam vo­an­do e er­rar o al­vo.

MA­RIA VAI COM AS OU­TRAS – Do­na Ma­ria I, a Lou­ca, en­lou­que­ceu de um dia pa­ra o ou­tro. De­cla­ra­da in­ca­paz de go­ver­nar, foi afas­ta­da do tro­no. Pas­sou a vi­ver re­co­lhi­da e só era vis­ta quan­do saía pa­ra ca­mi­nhar a pé, es­col­ta­da por nu­me­ro­sas da­mas de com­pa­nhia. Quan­do o po­vo via a ra­i­nha le­va­da pe­las da­mas nes­se cor­te­jo, cos­tu­ma­va co­men­tar: “Lá vai D. Ma­ria com as ou­tras”. Atu­al­men­te apli­ca-se a ex­pres­são a uma pes­soa que não tem opi­ni­ão e se dei­xa con­ven­cer com a mai­or fa­ci­li­da­de.

NÃO EN­TEN­DER PA­TA­VI­NA – Não sa­ber na­da so­bre de­ter­mi­na­do as­sun­to. Na­da mes­mo. Ti­to Lí­vio, na­tu­ral de Pa­ta­vi­um (ho­je Pá­dua, na Itá­lia), usa­va um la­tim hor­ro­ro­so, ori­gi­ná­rio de sua re­gi­ão. Nem to­dos en­ten­di­am. Daí sur­giu o “pa­ta­vi­nis­mo”, que ori­gi­na­ria­men­te sig­ni­fi­ca­va não en­ten­der Ti­to Lí­vio, não en­ten­der pa­ta­vi­na.

ON­DE JU­DAS PER­DEU AS BO­TAS – Co­mo to­dos sa­bem, de­pois de tra­ir Je­sus e re­ce­ber 30 di­nhei­ros, Ju­das caiu em de­pres­são e cul­pa, vin­do a se su­i­ci­dar en­for­can­do-se nu­ma ár­vo­re. Acon­te­ce que ele se ma­tou sem as bo­tas. E os 30 di­nhei­ros não fo­ram en­con­tra­dos com ele. Lo­go os sol­da­dos par­ti­ram em bus­ca as bo­tas de Ju­das, on­de, pro­va­vel­men­te, es­ta­ria o di­nhei­ro. Atu­al­men­te, o di­ta­do sig­ni­fi­ca lu­gar dis­tan­te, ina­ces­sí­vel.

O PI­OR CE­GO É O QUE NÃO QUER VER – Em 1647, em Ni­mes, na Fran­ça, na uni­ver­si­da­de lo­cal, o dou­tor Vin­cent de Pa­ul D’Ar­gent fez o pri­mei­ro trans­plan­te de cór­nea em um al­de­ão de no­me An­gel. Foi um su­ces­so da me­di­ci­na da épo­ca, me­nos pa­ra An­gel, que as­sim que pas­sou a en­xer­gar fi­cou hor­ro­ri­za­do com o mun­do que via. Dis­se que o mun­do que ele ima­gi­na era mui­to me­lhor. Pe­diu ao ci­rur­gi­ão que ar­ran­cas­se seus olhos. O ca­so foi aca­bar no tri­bu­nal de Pa­ris e no Va­ti­ca­no. An­gel ga­nhou a cau­sa e en­trou pa­ra a his­tó­ria co­mo o ce­go que não quis ver. Atu­al­men­te, o di­ta­do se re­fe­re a  al­guém que se ne­ga a ad­mi­tir um fa­to ver­da­dei­ro.

O PO­MO DA DIS­CÓR­DIA – A len­dá­ria Guer­ra de Troia co­me­çou nu­ma fes­ta dos deu­ses do Olim­po: Éris, a deu­sa da Dis­cór­dia, que na­tu­ral­men­te não ti­nha si­do con­vi­da­da, re­sol­veu aca­bar com a ale­gria rei­nan­te e lan­çou por so­bre o mu­ro uma ma­çã, to­da de ou­ro, com a ins­cri­ção “à mais be­la”. Co­mo as três deu­sas mais po­de­ro­sas: He­ra, Afro­di­te e Ate­na, dis­pu­ta­vam o tro­féu, Zeus pas­sou a es­pi­nho­sa fun­ção de jul­gar pa­ra Pá­ris, fi­lho do rei de Troia  O prín­ci­pe con­ce­deu o tí­tu­lo a Afro­di­te em tro­ca do amor de He­le­na, ca­sa­da com o rei de Es­par­ta. A ra­i­nha fu­giu com Pá­ris pa­ra Tróia, os gre­gos mar­cha­ram con­tra os troi­a­nos e a fa­mo­sa ma­çã pas­sou a ser co­nhe­ci­da co­mo “o po­mo da dis­cór­dia” – que ho­je in­di­ca qual­quer coi­sa que le­ve as pes­so­as a bri­gar en­tre si.

PA­GAR O PA­TO – A ex­pres­são de­ri­va de um an­ti­go jo­go pra­ti­ca­do em Por­tu­gal. Amar­ra­va-se um pa­to a um pos­te e o jo­ga­dor (em um ca­va­lo) de­ve­ria pas­sar ra­pi­da­men­te e ar­ran­cá-lo de uma só vez do pos­te. Quem per­dia era que pa­ga­va pe­lo ani­mal sa­cri­fi­ca­do. Sen­do as­sim, pas­sou-se a em­pre­gar a ex­pres­são pa­ra re­pre­sen­tar si­tu­a­ções on­de se pa­ga por al­go sem ter qual­quer be­ne­fí­cio em tro­ca.

PAS­SAR A MÃO NA CA­BE­ÇA – Sig­ni­fi­ca per­do­ar, e vem do cos­tu­me ju­dai­co de aben­ço­ar cris­tã­os-no­vos, pas­san­do a mão pe­la ca­be­ça e des­cen­do pe­la fa­ce, en­quan­to se pro­nun­ci­a­vaa a bên­ção.

QUEI­MAR AS PES­TA­NAS – An­tes do apa­re­ci­men­to da ele­tri­ci­da­de, re­cor­ria-se a uma lam­pa­ri­na ou uma ve­la pa­ra ilu­mi­na­ção. A luz era fra­ca e, por is­so, era ne­ces­sá­rio co­lo­cá-las mui­to per­to do tex­to quan­do se pre­ten­dia ler o que po­dia dar num mo­men­to de des­cui­do quei­mar as pes­ta­nas. Por es­sa ra­zão, apli­ca-se àque­les que es­tu­dam mui­to.

QUEM NÃO TEM CÃO CA­ÇA COM GA­TO – Se vo­cê não po­de fa­zer al­go de uma ma­nei­ra, se vi­ra e faz de ou­tra. Na ver­da­de, a ex­pres­são, com o pas­sar dos anos, se adul­te­rou. Ini­ci­al­men­te se di­zia “quem não tem cão ca­ça co­mo ga­to”, ou se­ja, so­zi­nho se es­guei­ran­do, as­tu­ta­men­te, co­mo fa­zem os ga­tos.

QUEM TEM BO­CA VAI A RO­MA – o cor­re­to se­ria “Quem tem bo­ca VAIA Ro­ma” (do ver­bo vai­ar).

SAN­GRIA DE­SA­TA­DA – Diz-se de qual­quer coi­sa que re­quer uma so­lu­ção ou re­a­li­za­ção ime­di­a­ta. Es­ta ex­pres­são te­ve ori­gem nas guer­ras, on­de se ve­ri­fi­ca­va a ne­ces­si­da­de de cui­da­dos es­pe­ci­ais com os sol­da­dos fe­ri­dos. É que, se por qual­quer mo­ti­vo, se des­pren­des­se a ata­du­ra pos­ta so­bre as fe­ri­das, o sol­da­do mor­re­ria, por per­der mui­to san­gue.

SAN­TO DO PAU OCO – Ex­pres­são que se re­fe­re à pes­soa que se faz de bo­a­zi­nha, mas não é. Nos sé­cu­lo XVI­II e XIX os con­tra­ban­dis­tas de ou­ro em pó, mo­e­das e pe­dras pre­ci­o­sas uti­li­za­vam es­tá­tuas de san­tos ocas por den­tro. O san­to era “re­che­a­do” com pre­ci­o­si­da­des rou­ba­das e en­vi­a­do pa­ra Por­tu­gal.

SEM PA­PAS NA LÍN­GUA – Sig­ni­fi­ca ser fran­co, di­zer o que sa­be, sem ro­dei­os. A ex­pres­são vem da fra­se cas­te­lha­na “no te­ner pa­pi­tas en la len­gua”;  Pa­pi­tas, di­mi­nu­ti­vo de pa­pas, são par­tí­cu­las que sur­gem na lín­gua de al­gu­mas ga­li­nhas, é uma es­pé­cie de tu­mor que lhes ob­strui o ca­ca­re­jo. Quan­do não há pa­pas, a lín­gua fi­ca li­vre.

TA­PAR O SOL COM A PE­NEI­RA – Qual­quer ten­ta­ti­va de ta­par o sol com a pe­nei­ra é in­gló­ria, uma vez que o ob­je­to é per­me­á­vel à luz. A ex­pres­são te­ria nas­ci­do des­sa cons­ta­ta­ção, sig­ni­fi­can­do atu­al­men­te um es­for­ço mal su­ce­di­do pa­ra ocul­tar uma as­nei­ra ou ne­gar uma evi­dên­cia.

TES­TA DE FER­RO – O Du­que Ema­nu­e­le Fi­li­ber­to di Sa­voia, co­nhe­ci­do co­mo “Tes­ta de Fer­ro”, foi rei de Chi­pre e Je­ru­sa­lém. Mas ti­nha so­men­te o tí­tu­lo e ne­nhum po­der ver­da­dei­ro. Daí a ex­pres­são ser atri­bu­í­da a al­guém que apa­re­ce co­mo res­pon­sá­vel por um ne­gó­cio ou em­pre­sa sem que o se­ja efe­ti­va­men­te.

A be­le­za do nos­so idi­o­ma mui­tas ve­zes re­pou­sa em su­as cu­ri­o­si­da­des.

 

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected]) (pu­bli­ca­do no “Di­á­rio da Ma­nhã”, de Go­i­â­nia, em  25/11/2015)


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