Opinião

A poderosa missão de ensinar

Diário da Manhã

Publicado em 13 de outubro de 2018 às 23:55 | Atualizado há 7 anos

Atra­ir a aten­ção dos alu­nos não é uma ta­re­fa sim­ples. Pa­ra con­se­guir en­vol­vê-los, inú­me­ras pro­pos­tas pe­da­gó­gi­cas são dis­cu­ti­das, co­mo a in­clu­são de me­to­do­lo­gi­as de en­si­no não tra­di­cio­nais e pla­ta­for­mas ino­va­do­ras, que ga­nham ca­da vez mais no­vos adep­tos. Ape­sar das di­ver­gên­cias de opi­ni­ões so­bre o as­sun­to e em meio a tan­tos ques­ti­o­na­men­tos na área de edu­ca­ção, sur­ge uma con­cor­dân­cia: a im­por­tân­cia da fi­gu­ra do pro­fes­sor.

A es­co­la ain­da é o pri­mei­ro lu­gar que fre­quen­ta­mos so­zi­nhos, sem os nos­sos pa­is. É lá que co­me­ça­mos a de­sen­vol­ver a con­sci­ên­cia acer­ca das nos­sas es­co­lhas, po­der pes­so­al e ca­pa­ci­da­de de dis­cer­ni­men­to. Ela é a pon­te que li­ga a in­fân­cia ao iní­cio da vi­da adul­ta. Jun­ta­men­te com os pa­is, os pro­fes­so­res são quem au­xi­li­am as cri­an­ças a ama­du­re­ce­rem e a cum­pri­rem tal tra­ves­sia de for­ma sa­u­dá­vel e cons­tru­ti­va.

É o pro­fes­sor a pe­ça cha­ve pa­ra a for­ma­ção crí­ti­ca e so­ci­al do alu­no. Ele é um dos prin­ci­pa­is lí­de­res da vi­da da cri­an­ça e in­flu­en­cia di­re­ta­men­te em seu de­sen­vol­vi­men­to e no for­ta­le­ci­men­to da sua au­to­es­ti­ma e au­tor­re­a­li­za­ção. Ele é ins­pi­ra­ção e mo­ti­va mui­tos a que­re­rem, fu­tu­ra­men­te, exer­cer com ma­es­tria o dom de edu­car.

O pro­fes­sor nu­tre com co­nhe­ci­men­to, ali­men­ta su­as idei­as, es­ti­mu­la a cri­a­ti­vi­da­de e a co­mu­ni­ca­ção, va­lo­ri­za seus ques­ti­o­na­men­tos e, por meio dis­so, con­quis­ta a con­fi­an­ça e o res­pei­to do alu­no.

Os gran­des edu­ca­do­res, com­pro­me­ti­dos com a va­lo­ri­za­ção da vi­da e do vi­ver, que se per­mi­tem en­si­nar e trans­mi­tir o amor, a ci­da­da­nia, a éti­ca e va­lo­res pa­ra o fu­tu­ro pro­fis­si­o­nal e pes­so­al de seus edu­can­dos, nos mar­cam de for­ma po­si­ti­va. São lem­bra­dos pa­ra sem­pre e pro­mo­vem trans­for­ma­ções per­ma­nen­tes e be­né­fi­cas na vi­da de seus alu­nos. São eles que in­flu­en­ciam tan­tas es­co­lhas e são, com to­da a cer­te­za, ver­da­dei­ros mul­ti­pli­ca­do­res de so­nhos.

A edu­ca­ção, em to­dos os seus sen­ti­dos, for­ma e trans­for­ma vi­das e o pro­fes­sor tem a im­por­tan­te e ár­dua ta­re­fa de ori­en­tar os jo­vens, de guiá-los e aju­dá-los a re­a­li­zar pro­je­tos com se­re­ni­da­de e sa­tis­fa­ção, trans­for­mar seus so­nhos em re­a­li­da­de.

Já di­zia Co­ra Co­ra­li­na: “Fe­liz aque­le que trans­fe­re o que sa­be e apren­de o que en­si­na”. E é des­sa for­ma que o pro­fes­sor ca­mi­nha. Ain­da que com tan­tos de­sa­fi­os no per­cur­so, se­gue ale­gre com a sua a po­de­ro­sa mis­são de en­si­nar, di­vi­dir e mul­ti­pli­car co­nhe­ci­men­to. Pa­ra­béns a to­dos os pro­fes­so­res por da­rem vi­da aos so­nhos de tan­tos apren­di­zes!

 

(Eduar­do Shinyas­hiki é pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Eduar­do Shinyas­hiki, mes­tre em Neu­rop­si­co­lo­gia e Li­de­ran­ça Edu­ca­do­ra, es­pe­cia­lis­ta em de­sen­vol­vi­men­to das com­pe­tên­cias de li­de­ran­ça or­ga­ni­za­cio­nal e pes­so­al. Com mais de 30 anos de ex­pe­ri­ên­cia no Bra­sil e na Eu­ro­pa, é re­fe­rên­cia em am­pli­ar o po­der pes­so­al e a au­to­li­de­ran­ça das pes­so­as, por meio de pa­les­tras, co­a­ching, trei­na­men­tos, for­ma­ções e li­vros, pa­ra que elas ob­te­nham per­for­man­ce ex­tra­or­di­ná­ria em su­as vi­das. Mais in­for­ma­ções: www.edus­hin.com.br)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias