Opinião

A relevância da política como “ciência de governo”

Diário da Manhã

Publicado em 15 de setembro de 2018 às 22:44 | Atualizado há 7 anos

“[…] o ho­mem é na­tu­ral­men­te um ani­mal po­lí­ti­co […]”

Aris­tó­te­les

 

Nes­te pe­rí­o­do, em que se apro­xi­mam as elei­ções em ní­vel na­ci­o­nal, nos­sa aten­ção se vol­ta aos va­lo­res e re­le­vân­cia da po­lí­ti­ca do nos­so pa­ís. Pe­la ex­pe­ri­ên­cia que te­nho no meu exer­cí­cio po­lí­ti­co, em que le­gis­lei na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia, sin­to-me ap­ta a es­cre­ver so­bre es­te te­ma, que ho­ra afli­ge to­dos nós bra­si­lei­ros, ten­do e vis­ta a pro­xi­mi­da­de das elei­ções.

É im­pres­cin­dí­vel con­si­de­rar um con­cei­to bá­si­co de po­lí­ti­ca. Con­for­me de­fi­ni­ção cor­ren­te, “po­lí­ti­ca é a Ci­ên­cia do go­ver­no dos po­vos”. Nes­ta ideia po­de­mos fa­zer uma re­fle­xão acer­ca da po­lí­ti­ca, com en­fo­que na éti­ca. Ne­nhu­ma pro­fis­são é mais no­bre do que a po­lí­ti­ca, por­que quem a exer­ce as­su­me res­pon­sa­bi­li­da­des só com­pa­tí­veis com gran­des qua­li­da­des mo­ra­is e de com­pe­tên­cia. A ati­vi­da­de po­lí­ti­ca só se jus­ti­fi­ca se o po­lí­ti­co ti­ver es­pí­ri­to re­pu­bli­ca­no, ou se­ja, se as su­as ações, além de bus­ca­rem a con­quis­ta do po­der, fo­rem di­ri­gi­das pa­ra o bem pú­bli­co, que não é fá­cil de­fi­nir, mas que é pre­ci­so sem­pre bus­car. Um bem pú­bli­co que va­ri­a­rá de acor­do com a ide­o­lo­gia ou os va­lo­res de ca­da po­lí­ti­co, mas o qual se es­pe­ra que ele bus­que com pru­dên­cia e co­ra­gem. E ne­nhu­ma pro­fis­são é mais im­por­tan­te, por­que o po­lí­ti­co po­de ter uma boa ou má in­flu­ên­cia so­bre a vi­da das pes­so­as, mai­or do que a de qual­quer ou­tra pro­fis­são.

A éti­ca da po­lí­ti­ca não po­de ser di­fe­ren­te da éti­ca da vi­da pes­so­al. E além de ob­ser­var os prin­cí­pios ge­ra­is, co­mo não ma­tar ou não rou­bar, o po­lí­ti­co de­ve mos­trar ao po­vo que o ele­geu sua ca­pa­ci­da­de de de­fen­der o bem co­mum e o bem es­tar de to­da a so­ci­e­da­de, sem se pre­o­cu­par com o sim­ples exer­cí­cio do po­der. Além de não dis­tin­guir, de qual­quer for­ma, os de­mais mem­bros da so­ci­e­da­de, de­ve ser ca­paz de mos­trar a es­ses mem­bros que as­su­me a res­pon­sa­bi­li­da­de pe­la con­se­cu­ção des­te ob­je­ti­vo. Exer­ce as­sim, o que se con­ven­cio­nou cha­mar da “éti­ca da res­pon­sa­bi­li­da­de”. E a éti­ca da res­pon­sa­bi­li­da­de le­va em con­si­de­ra­ção as con­se­quên­cias das de­ci­sões que o po­lí­ti­co ado­ta. Em mui­tas oca­si­ões, o po­lí­ti­co po­de ser co­lo­ca­do fren­te aos di­le­mas mo­ra­is pa­ra to­mar de­ci­sões. Mas, o po­lí­ti­co ci­en­te de sua obri­ga­ção com a éti­ca da res­pon­sa­bi­li­da­de, sa­be que não de­ve sub­ver­ter seus va­lo­res e, mui­to me­nos aque­les que apre­sen­tou pa­ra seus elei­to­res.

Com o avan­ço da cri­se do sis­te­ma po­lí­ti­co na per­cep­ção dos ci­da­dã­os co­muns, há que se en­con­tra­rem for­mas de es­cla­re­cer o que sig­ni­fi­ca, não só o go­ver­no, mas o que sig­ni­fi­cam os par­la­men­tos. A re­pre­sen­ta­ção po­lí­ti­ca de­ve es­tar mais pró­xi­ma dos elei­to­res. Uma po­lí­ti­ca ca­paz de mo­bi­li­zar a so­ci­e­da­de e pro­mo­ver um de­ba­te mais fe­cun­do de en­fren­ta­men­to aos pro­ble­mas co­ti­dia­nos. O for­ta­le­ci­men­to das atri­bu­i­ções do le­gis­la­ti­vo não se faz pe­la ideia de que ele se­ja um me­ro “des­pa­chan­te” do Po­der Exe­cu­ti­vo, ten­do em vis­ta que o par­la­men­tar es­ta­du­al e Fe­de­ral é um re­pre­sen­tan­te do po­vo que ela­bo­ra as leis, me­di­an­te as ne­ces­si­da­des da po­pu­la­ção. Is­to de­mons­tra o va­lor e a qua­li­da­de da de­mo­cra­cia, re­pre­sen­ta­da pe­la pre­sen­ça do de­pu­ta­do es­ta­du­al e fe­de­ral, na di­nâ­mi­ca da po­lí­ti­ca.

A mai­o­ria dos de­pu­ta­dos pos­sui al­guns re­du­tos elei­to­ra­is, on­de con­cen­tram a mai­or par­te de su­as vo­ta­ções, o que re­ve­la a im­por­tân­cia da sua atu­a­ção em ter­mos es­pa­cia­is. Em lar­ga me­di­da, os elei­to­res pas­sam a ver, em de­ter­mi­na­do de­pu­ta­do, o re­pre­sen­tan­te do seu bair­ro, de sua lo­ca­li­da­de, de sua co­mu­ni­da­de. Nes­te con­tex­to o de­sem­pe­nho des­se par­la­men­tar es­tá le­gi­ti­ma­men­te atre­la­do à ela­bo­ra­ção dos Pro­je­tos de Leis, que con­tem­plam as po­lí­ti­cas pú­bli­cas e ser­vi­ços, me­di­an­te as ne­ces­si­da­des da po­pu­la­ção. Além, é cla­ro, de fis­ca­li­zar a exe­cu­ção das Leis e ações do exe­cu­ti­vo. Aqui po­de­mos ci­tar as áre­as de atu­a­ção que en­vol­vem o le­gis­la­ti­vo e o exe­cu­ti­vo. Por exem­plo, a Po­lí­ti­ca de Edu­ca­ção, Po­lí­ti­ca de Sa­ú­de, Po­lí­ti­ca Cul­tu­ral que com­pre­en­de a pro­te­ção do pa­tri­mô­nio ar­tís­ti­co-cul­tu­ral, Po­lí­ti­ca Am­bien­tal, etc. Mas uma ques­tão mui­to atu­al e mui­to tris­te, es­tá an­gus­ti­an­do a po­pu­la­ção, prin­ci­pal­men­te as mu­lhe­res. Ten­do em vis­ta as atro­ci­da­des co­me­ti­das pe­lo fe­mi­ni­cí­dio. A vi­o­lên­cia con­tra as mu­lhe­res es­tá se alas­tran­do em nos­sa so­ci­e­da­de, no seio da fa­mí­lia. Is­to pre­ci­sa ter um bas­ta e só se­rá pos­sí­vel com a im­ple­men­ta­ção de po­lí­ti­cas es­ta­be­le­ci­das pe­lo go­ver­no, por meio dos par­la­men­ta­res. Po­lí­ti­cas de com­ba­te à vi­o­lên­cia, de for­ma mais rí­gi­da e pro­fí­cua. Nes­te con­tex­to pre­ci­sa­mos bus­car o par­la­men­tar que de­fen­da es­ta ideia e por ela lu­te nas Câ­ma­ras es­ta­du­ais e fe­de­ra­is. Aqui abro um pa­rên­te­se pa­ra que se dê es­pa­ço nos par­la­men­tos às mu­lhe­res, so­bre­tu­do, àque­las que en­cam­pam pro­je­tos “em de­fe­sa da mu­lher”.  Nós mu­lhe­res pre­ci­sa­mos vol­tar os nos­sos olhos pa­ra os fa­tos ca­tas­tró­fi­cos da nos­sa so­ci­e­da­de e nos unir­mos pa­ra en­con­trar ca­mi­nhos que eli­mi­nem de vez com o fe­mi­ni­cí­dio. E o nos­so res­pal­do é a po­lí­ti­ca.

Fal­tan­do me­nos de um mês pa­ra as elei­ções é de su­ma im­por­tân­cia a re­fle­xão que aqui fa­ço, so­bre o que re­pre­sen­ta pa­ra a so­ci­e­da­de o efe­ti­vo de­sem­pe­nho dos nos­sos par­la­men­ta­res, prin­ci­pal­men­te por­que as leis mai­o­res são cons­ti­tu­í­das em âm­bi­to na­ci­o­nal.

Es­te é um plei­to no qual es­co­lhe­re­mos os mem­bros que com­po­rão a mai­or clas­se po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, com os inú­me­ros de­pu­ta­dos, que se­rão elei­tos pa­ra re­pre­sen­ta­rem ca­da es­ta­do do nos­so pa­ís. A po­lí­ti­ca é ne­ces­sá­ria e não po­de ter uma co­no­ta­ção ne­ga­ti­va no pro­ces­so. Nes­te mo­men­to em que ma­ni­fes­ta­mos apoio a um can­di­da­to es­pe­cí­fi­co, vou su­ge­rir um vo­to. Vo­te em al­guém que vo­cê co­nhe­ça; que tem as mãos lim­pas; al­guém que pos­sa dar o res­pal­do da ver­da­de; da co­e­rên­cia; da sin­ce­ri­da­de e do amor a nos­sa ci­da­de e nos­so es­ta­do.  E se ele/ela for elei­to, que vo­cê aju­de a cons­tru­ir ne­le/ne­la uma sen­sa­ção de li­de­ran­ça e re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de pa­ra per­du­rar além do pe­rí­o­do de cam­pa­nha.

Es­ta é a mi­nha sin­ce­ra ex­pres­são so­bre a po­lí­ti­ca que ho­ra se nos apre­sen­ta, com a re­le­vân­cia pa­ra os par­la­men­ta­res, pois, os des­ti­nos do po­vo bra­si­lei­ro de­vem ser ori­en­ta­dos pe­las es­co­lhas de ca­da elei­tor, ten­do em vis­ta que são es­ses elei­to­res que es­co­lhem os re­pre­sen­tan­tes po­lí­ti­cos, que vi­a­bi­li­za­rão os be­ne­fí­ci­os pa­ra a co­mu­ni­da­de a qual per­ten­ce.

Que as nos­sas pre­fe­rên­cias se­jam en­ca­mi­nha­das por Deus, ali­a­das ao nos­so co­nhe­ci­men­to e con­sci­ên­cia po­lí­ti­ca.

 

(Cé­lia Va­la­dão, su­pe­rin­ten­den­te de Ha­bi­ta­ção e Re­gu­la­ri­za­ção Fun­di­á­ria, can­to­ra e ba­cha­rel em Di­rei­to)

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