A renovação do PSDB de Anápolis
Diário da Manhã
Publicado em 28 de novembro de 2015 às 22:51 | Atualizado há 9 anosAlexandre Baldy é um político e empresário jovem, dinâmico e repleto de novas ideias. Como agente público, atuou à frente da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás, onde atingiu projeção para se tornar deputado federal por Goiás. Mantendo ligações com a cidade, onde tem empresa no Daia, o jovem Baldy é o pré-candidato a prefeito da cidade pelo PSDB. A iniciativa representa uma renovação na legenda que há muito vem claudicando à espera de um novo nome, de um grupo que traga novos ares e novos pensamentos e atitudes para o partido.
Com Baldy, definitivamente, o PSDB tem a chance de entrar em uma nova etapa do processo político e ter um representante competitivo. Caso se consolide como candidato, o deputado federal deixará para traz o passado, representado por nomes fieis de longa data da legenda como Ridoval Chiareloto e novos convertidos, mas que há pelo menos 10 anos já representam o antigo, caso do casal Onaide e Adhemar Santillo.
A imagem de Alexandre Baldy remete ao que nós mesmos já representamos para a cidade nos idos de 2000. Quando fui candidato nas eleições daquele ano, muitas vezes fui rechaçado por ser forasteiro e não ter ligação com a Política. O mais curioso é que o grupo que me perseguiu e tentou impedir a minha consolidação como candidato é o mesmo, com os mesmos personagens, que hoje tentam minar a ascensão de Baldy dentro do PSDB como candidato.
Ao lado do vereador licenciado Fernando Cunha, ambos são um novo capítulo dentro do PSDB municipal. Para Goiás, pela postura renovada e pela juventude, Baldy pode ser o novo Marconi Perillo. O parlamentar tem obtido destaque no cenário do Congresso Nacional, com posturas firmes. Tem fala consistente e calma. É bem nascido e possui um lastro familiar importante com a cidade de Anápolis.
Pelas alianças de seu sogro com o governador Marconi Perillo, Baldy pode facilmente conquistar a preferência do principal nome tucano do Centro-Oeste e ter seu espaço para conquistar a candidatura. Se o seu objetivo é ser o novo Marconi em 2018 e disputar o Governo de Goiás, Baldy tem um trampolim estratégico com a disputa pela Prefeitura de Anápolis no ano que vem. O deputado seria um dos nomes de confiança de Perillo na cidade e isto pode ser o facilitador de todo o processo.
Renovar é preciso e o PSDB, ao lado do PMDB, são talvez os únicos partidos na cidade de Anápolis que optaram por parar no tempo: não renovaram e tornaram o caminho difícil para quem quisesse fazê-lo. Mais recentemente o PMDB demonstrou vontade de mudar sua postura e trouxe para seus quadros novos nomes e, ainda, deu espaço a integrantes da legenda que antes sequer tinha espaço.
Agora, pode ser a vez do PSDB em abandonar velhos nomes e velhas práticas e dar espaço para o novo. Com o currículo que tem e com o mandato de deputado federal, Alexandre Baldy tem todas as condições de comandar este processo.
(Ernani de Paula, empresário, ex-prefeito de Anápolis)