Opinião

A representatividade brasileira no cooperativismo

Redação DM

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 23:25 | Atualizado há 7 anos

O Con­se­lho Mun­di­al de Co­o­pe­ra­ti­vas de Cré­di­to tem su­as raí­zes na épo­ca do sur­gi­men­to das co­o­pe­ra­ti­vas de cré­di­to, na Eu­ro­pa do sé­cu­lo XIX. Mas, seu iní­cio se deu de fa­to, no es­ta­do de Wis­con­sin (EUA), nos anos 70. O Con­se­lho é res­pon­sá­vel pe­la exe­cu­ção anual da Con­fe­rên­cia Mun­di­al Woc­cu (World Coun­cil of Cre­dit Unions), que re­cen­te­men­te ocor­reu em Sin­ga­pu­ra e con­tou com a pre­sen­ça de co­o­pe­ra­ti­vas bra­si­lei­ras.

Não por aca­so, o even­to é su­ces­so ao es­ti­mu­lar a tro­ca de ex­pe­ri­ên­cias e prin­ci­pal­men­te, o con­ta­to com bo­as prá­ti­cas de di­fe­ren­tes paí­ses, eco­no­mi­as e cul­tu­ras. Fi­ca evi­den­te que o co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to bra­si­lei­ro, que te­ve iní­cio em 1902, com a pri­mei­ra co­o­pe­ra­ti­va de cré­di­to fun­da­da no Rio Gran­de do Sul, atu­al­men­te de­no­mi­na­da Si­cre­di Pi­o­nei­ra, se man­tém for­te e en­tre as re­fe­rên­cias mun­di­ais. Exem­plos são os ex­pres­si­vos prê­mios con­quis­ta­dos pe­la ins­ti­tu­i­ção no even­to, em men­ção ao cres­ci­men­to de sua ba­se de as­so­cia­dos, com o Grouth Award.

O Si­cre­di tam­bém se des­ta­cou com o tro­féu Athe­nas, um re­co­nhe­ci­men­to que con­fir­ma a as­ser­ti­vi­da­de de nos­sas ações, se­ja pe­los tra­ba­lhos re­a­li­za­dos jun­to aos as­so­cia­dos, se­ja pe­la for­te par­ti­ci­pa­ção das mu­lhe­res no co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to. Afi­nal, va­lo­ri­zar­mos e cri­ar­mos for­mas prá­ti­cas pa­ra a in­clu­são fe­mi­ni­na nos ne­gó­ci­os.

Ain­da con­ta­bi­li­za­mos sal­do po­si­ti­vo no pro­gra­ma World Yo­ung Cre­dit Uni­on Pe­o­ple (Wycup), des­ti­na­do a co­o­pe­ra­ti­vis­tas de até 35 anos, que te­nham de­sen­vol­vi­do ini­ci­a­ti­vas de re­le­vân­cia eco­nô­mi­ca e so­ci­al nas re­gi­ões on­de atuam. En­tre to­dos os paí­ses par­ti­ci­pan­tes, fo­ram se­le­ci­o­na­dos cin­co ven­ce­do­res, sen­do que des­tes, dois pro­je­tos do Si­cre­di fo­ram pre­mi­a­dos.

No even­to, a ino­va­ção e as rá­pi­das mu­dan­ças tra­zi­das pe­la tec­no­lo­gia tam­bém em­ba­sa­ram dis­cus­sões in­te­res­san­tes. Uma de­las é a se­gu­ran­ça nas tran­sa­ções pe­la in­ter­net com as pes­so­as se sen­tin­do ca­da vez mais se­gu­ras pa­ra fa­zer su­as ope­ra­ções sem sa­ir de ca­sa ou do tra­ba­lho. Es­sa co­mo­di­da­de e eco­no­mia de tem­po mu­dam so­bre­ma­nei­ra, a for­ma de atu­a­ção das co­o­pe­ra­ti­vas, em es­pe­ci­al, co­mo se re­la­ci­o­nam com um uni­ver­so ca­da vez mais co­nec­ta­do. Aten­to ao que é ten­dên­cia, nos­sa mar­ca já ofe­re­ce so­lu­ções fi­nan­cei­ras ino­va­do­ras no am­bi­en­te di­gi­tal. Além de trans­for­ma­ção di­gi­tal, es­ta­mos ca­mi­nhan­do pa­ra uma sub­sti­tui­ção pro­gres­si­va dos sis­te­mas que pro­ces­sam os pro­du­tos e ser­vi­ços da mar­ca, o co­re ban­cá­rio.

Em 2019, a pre­vi­são é que a Con­fe­rên­cia Mun­di­al Woc­cu acon­te­ça nas Ba­ha­mas, e mui­to além de su­pe­rar­mos a mar­ca de prê­mios con­quis­ta­dos, já es­ta­mos tra­ba­lhan­do pa­ra que o co­o­pe­ra­ti­vis­mo de cré­di­to bra­si­lei­ro si­ga na van­guar­da. A ba­se pa­ra is­so es­tá na im­plan­ta­ção de pro­je­tos que de fa­to, im­pac­tem po­si­ti­va­men­te a vi­da das pes­so­as, in­cen­ti­vem a in­clu­são, o agro­ne­gó­cio, a edu­ca­ção fi­nan­cei­ra e mui­tas ou­tras áre­as que de­no­tam o nos­so jei­to: cons­tru­ir jun­tos pa­ra fa­zer a di­fe­ren­ça.

(Cel­so Fi­guei­ra, ba­cha­rel em Di­rei­to, es­pe­cia­lis­ta em Ges­tão de Em­pre­sa Co­o­pe­ra­ti­va e pre­si­den­te da Cen­tral Si­cre­di Bra­sil Cen­tral)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias