Brasil

A tradição dos clubes literários na cidade de Goiás

Redação DM

Publicado em 23 de março de 2018 às 21:16 | Atualizado há 7 anos

Clu­be, for­ma abra­si­lei­ra­da do in­glês club, cons­ti­tui aque­la li­vre as­so­cia­ção de in­di­ví­duos que co­mun­gam de idên­ti­cos gos­tos e opi­ni­ões, se­jam elas ar­tís­ti­cas, li­te­rá­ri­as, po­lí­ti­cas, des­por­ti­vas, re­cre­a­ti­vas, fi­lan­tro­pi­cas. Mes­mo gas­tro­nô­mi­cas. Ora, in­di­ví­duos não se as­so­ciam, não, sem te­rem al­go em co­mum.

O in­te­res­san­te cá nes­ta ter­ra ver­de dos pa­pa­gai­os é que em se ou­vin­do a pa­la­vra clu­be, a pri­mei­ra ideia a es­per­ne­ar fes­ti­va­men­te em nos­sa cai­xo­la é a de equi­pe de fu­te­bol. 22 su­jei­tos dis­pu­tan­do uma bo­la de cou­ro. “Pra que clu­be vo­cê tor­ce, ami­go?” Não é as­sim que se diz vul­gar­men­te? Ha­ja vis­ta o ar­ra­i­ga­do fa­na­tis­mo do bra­si­lei­ro pe­lo es­por­te bre­tão. Quan­to a mim es­pe­ci­fi­ca­men­te, au­tor des­tas li­nhas, tor­ço mo­des­ta­men­te pra o Clu­be de Re­ga­tas Vas­co da Ga­ma. E o lei­tor aí?

Se­não vem à lem­bran­ça da gen­te aque­las glo­ri­o­sas as­so­cia­ções re­cre­a­ti­vas do­ta­das de pis­ci­nas, qua­dras des­por­ti­vas, sa­lões de bai­les, cam­pos de golf, res­tau­ran­tes, ba­res etc. Etc.

O sen­ti­do da pa­la­vra clu­be fi­cou, em nos­so pa­ís, mais iden­ti­fi­ca­do com as ati­vi­da­des des­por­ti­vas e re­cre­a­ti­vas.

Pou­cos se lem­bra­rão que, além fu­te­bol e re­cre­a­ção, al­guns clu­bes se vol­tam ou se vol­ta­ram ga­lhar­da­men­te ao es­tí­mu­lo de ati­vi­da­des cul­tu­ra­is.

No sen­ti­do pro­pri­a­men­te li­te­rá­rio, edi­ção de 27 de abril de 1888 do jor­nal Goyaz, ci­da­de de Go­i­ás, pá­gi­na 3, faz re­gis­tro de Club Lit­te­ra­rio, pa­ra cu­ja fun­da­ção mui­to con­cor­re­ra o ide­a­lis­mo po­si­ti­vis­ta do po­e­ta An­tô­nio Fé­lix de Bu­lhões., que fo­ra uma “…as­so­cia­ção cri­a­da com o fim de des­vi­ar o es­pí­ri­to da mo­ci­da­de de uma so­ci­e­da­de re­li­gi­o­sa as­tu­ta­men­te fun­da­da pe­lo bis­po de Go­i­ás e que só po­dia fa­na­ti­zar os mo­ços inex­pe­ri­en­tes, que se en­tre­ga­vam aos ter­ços e la­da­i­nhas de pre­fe­rên­cia aos li­vros e jor­nais”.

O fim vi­sa­do pe­lo en­tão Club Lit­te­ra­rio re­fle­te ni­ti­da­men­te o ide­al po­si­ti­vis­ta en­tão em vo­ga.

“Os Bu­lhões que mais se apro­xi­ma­ram de Com­te, in­ti­tu­la­vam-se li­vres pen­sa­do­res, evo­lu­cio­nis­tas (Darwin) e ma­te­ri­a­lis­tas (30)”. Es­cre­ve Ma­ria Au­gus­ta Sant’an­na Mo­ra­es em sua obra His­tó­ria de Uma Oli­gar­quia: Os Bu­lhões. “Sem­pre se ma­ni­fes­ta­ram opo­si­to­res ao cle­ro”.

En­ti­da­des de na­tu­re­za al­go pa­re­ci­da com a an­te­ri­or vão se su­ce­den­do. Edi­ção de 25 de agos­to de 1894 do mes­mo jor­nal, Goyaz, pá­gi­na 2, tra­ta, sob o tí­tu­lo “Ses­são So­lem­ne”, da ins­ta­la­ção do “club lit­te­ra­rio Xa­vi­er de Al­mei­da”. Leia:

“Do­min­go, 12 do cor­ren­te, te­ve lu­gar a pri­mei­ra ses­são so­lem­ne do “club lit­te­ra­rio Xa­vi­er de Al­mei­da” pa­ra a pos­se da di­re­to­ria elei­ta”.

Ao pas­so que a pá­gi­na ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or, a pri­mei­ra des­se pe­ri­ó­di­co vi­la­bo­en­se, re­gis­tra que “o club lit­te­ra­rio Xa­vi­er de Al­mei­da, aca­ba de ele­ger, por una­ni­mi­da­de de vo­tos, seu pre­si­den­te ho­no­ra­rio o nos­so com­pa­nhei­ro de tra­ba­lho, dr. Ar­thur Na­po­le­ão, dig­no di­re­tor da ins­tru­ção”.

Es­ses dois clubs não de­vem ter vin­ga­do, não, uma vez nun­ca mais se ou­viu fa­lar mais de­les.

Sa­be-se to­da­via que, a 12 de ou­tu­bro de 1904, um gru­po de jo­vens, quem sa­be pa­ra fu­gir ao lu­gar-co­mum ou tri­via­li­da­de dos clubs, cons­ti­tu­í­do por Eurydi­ce Na­tal e Sil­va, Jo­a­quim Bo­ni­fá­cio Go­mes de Si­quei­ra, Au­gus­to Rios, Go­do­fre­do de Bu­lhões (so­bri­nho do gran­de fi­nan­cis­ta, Le­o­pol­do de Bu­lhões), Mar­ce­lo Sil­va, Lu­iz do Cou­to e o le­xi­có­lo­go Fran­cis­co Fer­rei­ra dos San­tos Aze­ve­do, hou­ve por bem fun­dar uma Aca­de­mia de Le­tras aquém Pa­ra­naí­ba, ten­do Eurydi­ce si­do efu­si­va­men­te acla­ma­da a sua pre­si­den­te. En­ti­da­de mais cul­tu­ral­men­te afei­ço­a­da à tra­di­ção for­mal de uma aca­de­mie fran­çai­se  do que à tra­di­ção in­gle­sa dos clubs.

O po­e­ta ro­mân­ti­co Bren­no Gui­ma­rã­es, por seu tur­no, dei­xa-nos sa­ben­do atra­vés das pá­gi­nas do jor­nal No­va Era, ci­da­de de Go­i­ás, pá­gi­na 2, a 14 de se­tem­bro de 1916, que “em 1905, uma plêi­a­de ri­ca de jo­vens es­cri­to­res e po­e­tas, en­quan­to nos pre­o­cu­pá­va­mos com a fun­da­ção de clubs, on­de se cul­ti­vas­sem o sport e a ar­te de Terpsycho­re , com­pa­de­ci­da tal­vez, pro­cu­rou des­per­tar em nós o gos­to pa­ra as le­tras, o amor ao es­tu­do. Fo­ram eles, Jo­a­quim Bo­ni­fá­cio, Ro­dol­fo Mar­ques, Jo­si­as San­ta­na, Jo­ve­li­no de Cam­pos, dr. Cons­tân­cio de Oli­vei­ra e o meu jo­vem co­le­ga dr. Ben­ja­min Vi­ei­ra. (…) Pa­ra con­se­guir o fim a que se pro­pu­nham fun­dou-se nes­ta ca­pi­tal, sob a di­re­ção des­se gru­po de mo­ços um club, com se­de em um dos sa­lões do Pa­la­ce­te do dr. Ben­ja­min Vi­ei­ra, gen­til­men­te ce­di­do pe­la sua dis­tin­ta pro­ge­ni­to­ra; apa­re­cen­do lo­go em se­gui­da um jor­nal­zi­nho li­te­rá­rio A Ro­sa”.

O Pa­la­ce­te aqui re­fe­ri­do vai re­tra­ta­do nos ver­sos do “Ve­lho So­bra­do” de Co­ra Co­ra­li­na, que, en­tão ado­les­cen­te, fre­quen­ta­ra os se­rões do clu­be.

 

O sa­lão da fren­te re­cen­de a cra­vo.

Um gru­po de gen­te mo­ça

se reú­ne ali.

“Clu­be Li­te­rá­rio Go­i­a­no”.

Ro­sa Go­di­nho.

Lu­zia de Oli­vei­ra.

Le­o­de­gá­ria de Je­sus

– a pre­si­dên­cia.

 

Nós, gen­te me­nor,

sen­ta­das, con­ven­ci­das, for­mais.

Res­pon­den­do à cha­ma­da.

Ou­vin­do aten­tas a lei­tu­ra da ata.

Pe­din­do a pa­la­vra.

Le­van­tan­do idéi­as ge­ni­ais.

 

En­cer­ra­da a ses­são com se­ri­e­da­de,

pas­sá­va­mos à ter­tú­lia.

O ve­lho har­mô­nio, uma flau­ta, um ban­do­lim.

De­cla­ma­vam-se mo­nó­lo­gos.

Di­a­lo­gá­va­mos em ri­mas e ri­sos.

 

“Ali, re­a­li­za­vam-se sa­raus, bai­les e in­for­mais re­u­ni­ões da fa­mí­lia e de ami­gos, bem co­mo nu­me­ro­sos se­rões do Clu­be Li­te­rá­rio Go­i­a­no”. Es­cre­ve Cé­lia Cou­ti­nho Sei­xo de Bri­to na sua obra A mu­lher, a his­tó­ria e Go­i­ás (1974) “En­tão, im­por­tan­tes as­sun­tos eram apre­sen­ta­dos e de­ba­ti­dos; atas eram la­vra­das e ha­via a cons­tan­te pre­sen­ça de Lu­zia de Oli­vei­ra, Le­o­de­gá­ria de Je­sus, Ro­si­ta Go­di­nho, Ali­ce San­ta­na e Co­ra Co­ra­li­na, da gen­te mais no­va da ro­da fe­mi­ni­na; não fal­ta­va, tam­bém, o com­pa­re­ci­men­to de fi­gu­ras mas­cu­li­nas dig­nas do am­bi­en­te”.

 

(Pe­dro No­las­co de Araújo, es­cri­tor)

 


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