Opinião

A tragédia educacional e os riscos anunciados às próximas gerações

Diário da Manhã

Publicado em 20 de março de 2018 às 22:39 | Atualizado há 7 anos

O Bra­sil tem ao me­nos três gra­ves pro­ble­mas es­tru­tu­ra­is: uma bai­xa qua­li­da­de es­co­lar; uma enor­me de­si­gual­da­de so­ci­al e o gi­gan­tis­mo da má­qui­na pú­bli­ca. Nes­te ar­ti­go tra­ta­re­mos da bai­xa qua­li­da­de es­co­lar. Ape­sar dos re­co­nhe­ci­dos es­for­ços de vá­rios go­ver­nos em um pas­sa­do re­cen­te, in­ves­tin­do em cam­pa­nhas pa­ra evi­tar eva­são es­co­lar, co­lo­car mais alu­nos nas es­co­las, pro­por no­vos cur­ri­cu­lums es­co­la­res, au­men­ta­rem as ho­ras de per­ma­nên­cia dos alu­nos em es­co­las pú­bli­cas, bus­ca­rem uma mo­der­ni­za­ção dos mé­to­dos de en­si­no, um fa­to per­sis­te: nos­sa qua­li­da­de de en­si­no é mui­to bai­xa.

Em re­cen­te es­tu­do lar­ga­men­te di­vul­ga­do, o Ban­co Mun­di­al che­gou a con­clu­são, ana­li­san­do os da­dos do Pro­gra­ma In­ter­na­ci­o­nal de Ava­li­a­ção de Es­tu­dan­tes (Pisa) por vá­rios anos, que o Bra­sil de­mo­ra­rá 260 anos – exa­tos, 260 anos – pa­ra al­can­çar a pro­fi­ci­ên­cia em lei­tu­ra e 75 em ma­te­má­ti­ca, com­pa­ran­do-se com os atu­ais ní­veis dos paí­ses de­sen­vol­vi­dos. Mes­mo na hi­pó­te­se des­ses da­dos se­rem con­tes­ta­dos, a nos­sa de­si­gual­da­de é abis­sal e por si só, uma ver­go­nha

O Bra­sil nun­ca te­ve uma efe­ti­va po­lí­ti­ca de go­ver­no vol­ta­da pa­ra a edu­ca­ção bá­si­ca, quer se­ja es­ta­du­al ou mu­ni­ci­pal, as es­fe­ras de go­ver­no en­car­re­ga­das des­ta eta­pa da edu­ca­ção. Se­ria mui­to ló­gi­co que a edu­ca­ção in­fan­til (cre­che e pré-es­co­la) e o en­si­no fun­da­men­tal (9 anos de es­tu­do), fos­sem res­pon­sa­bi­li­da­des dos mu­ni­cí­pios. A cri­an­ça de­ve­ria es­tu­dar o mais per­to de sua ca­sa pos­sí­vel. Mas nos­sos mu­ni­cí­pios es­tão apa­re­lha­dos pa­ra is­so?

O go­ver­no fe­de­ral a par­tir de Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, de­ve­ria ter um rí­gi­do pro­gra­ma de fis­ca­li­za­ção es­co­lar em to­dos os mu­ni­cí­pios bra­si­lei­ros. Ca­so as me­tas es­ti­pu­la­das não fos­sem atin­gi­das o mu­ni­cí­pio de­ve­ria per­der sua au­to­no­mia ad­mi­nis­tra­ti­va, ter uma in­ter­ven­ção. Sim­ples as­sim.

A es­co­la bá­si­ca de­ve­ria ser pri­o­ri­da­de de go­ver­no ab­so­lu­ta. Os pro­fes­so­res de­ve­ri­am ter um pre­pa­ro ade­qua­do e ter con­di­ções ade­qua­das pa­ra o seu ma­gis­té­rio. E es­te de­sem­pe­nho de­ve­ria ser sem­pre men­su­ra­do e co­bra­do. Por ou­tro la­do, um pro­fes­sor de­ve­ria ga­nhar sem­pre mais do que um ve­re­a­dor; afi­nal, ele, o pro­fes­sor, li­da com o com­po­nen­te so­ci­al mais im­por­tan­te da na­ção: o fu­tu­ro.

Tal­vez as­sim con­si­ga­mos re­du­zir aque­le tem­po que nos se­pa­ra do de­sen­vol­vi­men­to. Cla­ro que pa­re­ce di­fí­cil de acon­te­cer, no en­tan­to se acre­di­tar­mos nes­se so­nho, ele se tor­na­rá re­a­li­da­de. Fa­ça­mos uma re­vo­lu­ção si­len­cio­sa, va­mos inun­dar as re­des so­ci­ais fa­lan­do do des­ca­so com a edu­ca­ção. Fa­ça­mos pe­ti­ções aos con­gres­sis­tas pe­din­do que a edu­ca­ção se­ja a pri­o­ri­da­de de qual­quer go­ver­no. Se nós não mu­dar­mos, na­da mu­da­rá e es­ta­re­mos con­de­nan­do as fu­tu­ras ge­ra­ções a um atra­so sem fim.

 

(Cel­so Lu­iz Trac­co, eco­no­mis­ta e au­tor do li­vro Às Mar­gens do Ipi­ran­ga – a es­pe­ran­ça em so­bre­vi­ver nu­ma so­ci­e­da­de de­si­gual)

 


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