Opinião

A universidade na encruzilhada

Redação DM

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 03:30 | Atualizado há 7 anos

Fri­e­drich Wi­lhelm Chris­ti­an Karl Fer­di­nand von Hum­boldt (1767-1835) foi fi­ló­so­fo, di­plo­ma­ta e dei­xou for­te mar­ca na área da edu­ca­ção. O no­tá­vel prus­si­a­no acre­di­ta­va que a ba­se e o fim de qual­quer sis­te­ma edu­ca­cio­nal eram a for­ma­ção de ci­da­dã­os. Hum­boldt de­fen­dia a com­bi­na­ção en­tre en­si­no e pes­qui­sa, ci­ên­cia e ar­tes. Em en­saio pu­bli­ca­do no iní­cio do sé­cu­lo XIX, ar­gu­men­tou que o Es­ta­do não de­ve­ria de­man­dar das uni­ver­si­da­des na­da di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­do a ele: so­men­te a au­to­no­mia per­mi­ti­ria às uni­ver­si­da­des atin­gir seus mais al­tos pro­pó­si­tos.

Na me­ta­de do sé­cu­lo XX, o en­ge­nhei­ro e in­ven­tor ame­ri­ca­no Van­ne­var Bush (1890-1974) aju­dou a mol­dar o que en­ten­de­mos co­mo ci­ên­cia e a de­fi­nir o seu pa­pel na so­ci­e­da­de. Em um cé­le­bre tex­to pu­bli­ca­do em 1945 – “Sci­en­ce, The Endless Fron­ti­er” –, Bush de­fen­deu que o pro­gres­so ci­en­tí­fi­co é re­sul­ta­do da in­te­ra­ção li­vre de in­te­lec­tos li­vres: ci­en­tis­tas tra­ba­lhan­do em te­mas de sua es­co­lha, de­fi­ni­dos a par­tir de sua cu­ri­o­si­da­de pa­ra ex­plo­rar o des­co­nhe­ci­do e avan­çar as fron­tei­ras da ci­ên­cia.

As idei­as de Hum­boldt e Bush tor­na­ram-se pres­su­pos­tos fre­quen­te­men­te to­ma­dos co­mo ver­da­des, va­li­da­dos pe­lo gi­gan­tes­co pro­gres­so ci­en­tí­fi­co ex­pe­ri­men­ta­do no sé­cu­lo XX. Seus con­cei­tos ba­si­la­res, a au­to­no­mia uni­ver­si­tá­ria e a li­ber­da­de cri­a­ti­va pa­ra os ci­en­tis­tas, es­tão nas fun­da­ções que sus­ten­ta­ram a ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­ção de sis­te­mas de edu­ca­ção su­pe­ri­or em mui­tos paí­ses.

Com o ace­le­ra­do de­sen­vol­vi­men­to da ci­ên­cia, cres­ce­ram os pro­gra­mas de pós-gra­du­a­ção, as as­so­cia­ções aca­dê­mi­cas, as agên­cias de fi­nan­cia­men­to, os even­tos e os pe­ri­ó­di­cos ci­en­tí­fi­cos. Cres­ce­ram tam­bém os or­ça­men­tos e os in­ves­ti­men­tos.

De fa­to, nun­ca fal­ta­ram jus­ti­fi­ca­ti­vas pa­ra ain­da mai­o­res or­ça­men­tos e in­ves­ti­men­tos: mais di­nhei­ro pro­duz mais pes­qui­sa, que ge­ra mais co­nhe­ci­men­to, que le­va a mais pa­ten­tes que pro­du­zem ino­va­ções, que im­pul­si­o­nam no­vos pro­du­tos e ri­que­za.

No fim do sé­cu­lo XX, a ci­ên­cia já era um cam­po ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­do, glo­ba­li­za­do, su­pe­res­pe­cia­li­za­do e, em di­ver­sas áre­as de co­nhe­ci­men­to, ma­du­ro. E a evo­lu­ção con­ti­nu­a­va e con­ti­nua fir­me e for­te em no­vas áre­as de co­nhe­ci­men­to e em do­mí­nios trans­dis­ci­pli­na­res.

No en­tan­to, no imen­so céu azul co­me­ça­ram a apa­re­cer al­gu­mas nu­vens ame­a­ça­do­ras. A ex­pan­são sem fron­tei­ras co­me­çou a en­fren­tar res­tri­ções or­ça­men­tá­rias. A li­ber­da­de pa­ra cri­ar co­me­çou a ser con­tra­pos­ta a ne­ces­si­da­des so­ci­ais e eco­nô­mi­cas, im­pe­ra­ti­vos já an­te­ci­pa­dos por Bush.

No­vas po­lí­ti­cas de Es­ta­do co­me­ça­ram a pri­vi­le­gi­ar uma vi­são de ci­ên­cia ori­en­ta­da pa­ra a com­pe­ti­ti­vi­da­de. So­fis­ti­ca­dos sis­te­mas de ava­li­a­ção pas­sa­ram a con­tro­lar o tra­ba­lho e a pro­du­ção dos ci­en­tis­tas: de iní­cio, pu­bli­ca­ções ci­en­tí­fi­cas, em al­guns paí­ses, o im­pac­to re­al das pes­qui­sas so­bre a eco­no­mia e a so­ci­e­da­de. Sor­te das ci­ên­cias tec­no­ló­gi­cas, azar das ci­ên­cias hu­ma­nas.

A aca­de­mia re­a­giu. Afi­nal, dois sé­cu­los de Hum­boldt es­ta­vam for­te­men­te ar­ra­i­ga­dos nos sis­te­mas, prá­ti­cas e cul­tu­ra vi­gen­tes. Sur­gi­ram crí­ti­cas à co­mer­cia­li­za­ção da ci­ên­cia e à mcdo­nal­di­za­ção das uni­ver­si­da­des. Por to­do can­to, des­con­ten­tes ma­ni­fes­ta­ram-se con­tra o cul­to da per­for­man­ce e de in­di­ca­do­res de pro­du­ção. Nos tró­pi­cos, rei­no dos es­pe­lhos in­ver­ti­dos, re­for­ma­do­res pas­sa­ram a en­fren­tar im­pro­du­ti­vas hor­das aca­dê­mi­cas, ha­bi­li­do­sas no uso de pi­ro­tec­ni­as re­tó­ri­cas pa­ra de­fen­der in­te­res­ses pró­prios.

Em tex­to pu­bli­ca­do em 2017 pe­la re­vis­ta So­ci­al Re­se­arch: An In­ter­na­ti­o­nal Quar­terly, Wolfgang Ro­he su­ge­re que o pên­du­lo en­tre a de­fe­sa da au­to­no­mia e o im­pe­ra­ti­vo de ser­vir à so­ci­e­da­de es­tá se mo­ven­do pa­ra a se­gun­da ba­se.

De fa­to, se a ci­ên­cia tem in­flu­en­cia­do tan­to a so­ci­e­da­de, por que a so­ci­e­da­de não po­de­ria di­re­cio­nar a ci­ên­cia, de­fi­nin­do pri­o­ri­da­des? Afi­nal, con­for­me ob­ser­vou o No­bel Man­fred Ei­gen há 30 anos, se­rá jus­to con­ti­nu­ar fi­nan­cian­do a di­ver­são pri­va­da de uma pe­que­na cas­ta pri­vi­le­gi­a­da com di­nhei­ro pú­bli­co?

O sur­gi­men­to, a par­tir dos anos 1980, do con­cei­to de gran­des de­sa­fi­os – pro­ble­mas com­ple­xos que afe­tam a so­ci­e­da­de e fre­quen­te­men­te de­man­dam tra­ta­men­to trans­dis­ci­pli­nar, tais co­mo a po­bre­za, a fo­me e a de­si­gual­da­de – deu no­me às pri­o­ri­da­des. Res­ta ex­plo­rar o en­ga­ja­men­to di­re­to en­tre a ci­ên­cia e o mun­do re­al e apren­der a li­dar com as con­tra­di­ções que es­ta apro­xi­ma­ção en­se­ja. O mai­or tri­bu­to a Hum­boldt e Bush é atu­a­li­zar sis­te­mas e prá­ti­cas, con­ser­van­do a es­sên­cia de seus va­lo­res.

 

(Tho­maz Wo­od Jr. es­cre­ve so­bre ges­tão e o mun­do da ad­mi­nis­tra­ção. tho­maz.wo­[email protected])


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