A violência em Goiânia
Diário da Manhã
Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 00:11 | Atualizado há 7 anos
Que Goiânia é uma das melhores capitais do Brasil isso não podemos negar, Goiânia é a cidade do lazer, da musica sertaneja e também da violência sem controle, aqui o cidadão perdeu toda a sua liberdade e não pode mais nem ter o prazer de andar ou circular livremente pela cidade, é em Goiânia que o cidadão é assaltado na praça publica, na rua, no trabalho, em casa, dentro da escola, ou seja, em todo lugar.
Difícil é conviver com uma onda de crimes de todas as estirpes o cidadão perdeu completamente o seu direito de ir e vir para o crime, não pode mais andar em uma praça publica, ir trabalhar tranquilamente ou ate mesmo sentar na porta de sua casa para conversar com amigos e vizinhos, saudosa lembrança de quando o cidadão podia apreciar a beleza da cidade e contemplar as flores dos ipês no seu maior esplendor.
A polícia já perdeu o controle e não pode mais evitar ou diminuir tamanha onda de criminalidade que assola toda a cidade, o que mais se vê nos jornais são noticias de roubos, furtos, estupros, assassinatos e políticos corruptos. Difícil entender e poder conviver com tudo isso, há quem devemos atribuir à culpa? Seriam os responsáveis por toda essa violência as polícias ou seriam os próprios bandidos os responsáveis por tudo? Difícil é achar o responsável para poder atribuir à culpa do crime que está grande em Goiânia e cada dia aumenta mais e também se inova.
A prefeitura de Goiânia em sua atual gestão culpa o governo estadual por ser dele a responsabilidade da segurança publica e zelar pela segurança do cidadão goianiense, o governo estadual além de se omitir quanto a isto diz que o município também tem a responsabilidade de investir e cuidar da segurança publica. O que sabemos é que ninguém quer assumir a sua responsabilidade, sabemos que tanto o Município como o Governo Estadual tem as suas polícias e deveriam investir em suas forças de segurança para poder conceder e garantir ao cidadão o direito de ir e vir nesta cidade que de tão bela e majestosa está tendo sua beleza apagada pela violência desmedida.
(Lelas Santana, historiador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, guarda civil metropolitano de Goiânia. Email:lelascarcara@hotmail.com. Blog: lelascarcara.blogspot.com.br)