Opinião

A violência em Goiânia

Diário da Manhã

Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 00:11 | Atualizado há 7 anos

Que Go­i­â­nia é uma das me­lho­res ca­pi­tais do Bra­sil is­so não po­de­mos ne­gar, Go­i­â­nia é a ci­da­de do la­zer, da mu­si­ca ser­ta­ne­ja e tam­bém da vi­o­lên­cia sem con­tro­le, aqui o ci­da­dão per­deu to­da a sua li­ber­da­de e não po­de mais nem ter o pra­zer de an­dar ou cir­cu­lar li­vre­men­te pe­la ci­da­de, é em Go­i­â­nia que o ci­da­dão é as­sal­ta­do na pra­ça pu­bli­ca, na rua, no tra­ba­lho, em ca­sa, den­tro da es­co­la, ou se­ja, em to­do lu­gar.

Di­fí­cil é con­vi­ver com uma on­da de cri­mes de to­das as es­tir­pes o ci­da­dão per­deu com­ple­ta­men­te o seu di­rei­to de ir e vir pa­ra o cri­me, não po­de mais an­dar em uma pra­ça pu­bli­ca, ir tra­ba­lhar tran­qui­la­men­te ou ate mes­mo sen­tar na por­ta de sua ca­sa pa­ra con­ver­sar com ami­gos e vi­zi­nhos, sa­u­do­sa lem­bran­ça de quan­do o ci­da­dão po­dia apre­ci­ar a be­le­za da ci­da­de e con­tem­plar as flo­res dos ipês no seu mai­or es­plen­dor.

A po­lí­cia já per­deu o con­tro­le e não po­de mais evi­tar ou di­mi­nu­ir ta­ma­nha on­da de cri­mi­na­li­da­de que as­so­la to­da a ci­da­de, o que mais se vê nos jor­nais são no­ti­cias de rou­bos, fur­tos, es­tu­pros, as­sas­si­na­tos e po­lí­ti­cos cor­rup­tos. Di­fí­cil en­ten­der e po­der con­vi­ver com tu­do is­so, há quem de­ve­mos atri­bu­ir à cul­pa? Se­ri­am os res­pon­sá­veis por to­da es­sa vi­o­lên­cia as po­lí­cias ou se­ri­am os pró­prios ban­di­dos os res­pon­sá­veis por tu­do?  Di­fí­cil é achar o res­pon­sá­vel pa­ra po­der atri­bu­ir à cul­pa do cri­me que es­tá gran­de em Go­i­â­nia e ca­da dia au­men­ta mais e tam­bém se ino­va.

A pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia em sua atu­al ges­tão cul­pa o go­ver­no es­ta­du­al por ser de­le a res­pon­sa­bi­li­da­de da se­gu­ran­ça pu­bli­ca e ze­lar pe­la se­gu­ran­ça do ci­da­dão go­i­a­ni­en­se, o go­ver­no es­ta­du­al além de se omi­tir quan­to a is­to diz que o mu­ni­cí­pio tam­bém tem a res­pon­sa­bi­li­da­de de in­ves­tir e cu­i­dar da se­gu­ran­ça pu­bli­ca. O que sa­be­mos é que nin­guém quer as­su­mir a sua res­pon­sa­bi­li­da­de, sa­be­mos que tan­to o Mu­ni­cí­pio co­mo o Go­ver­no Es­ta­du­al tem as su­as po­lí­cias e de­ve­ri­am in­ves­tir em su­as for­ças de se­gu­ran­ça pa­ra po­der con­ce­der e ga­ran­tir ao ci­da­dão o di­rei­to de ir e vir nes­ta ci­da­de que de tão be­la e ma­jes­to­sa es­tá ten­do sua be­le­za apa­ga­da pe­la vi­o­lên­cia des­me­di­da.

 

(Le­las San­ta­na, his­to­ri­a­dor, pós-gra­du­a­do em Do­cên­cia do En­si­no Su­pe­ri­or, guar­da ci­vil me­tro­po­li­ta­no de Go­i­â­nia. Email:­le­las­car­ca­ra@hot­mail.com. Blog: le­las­car­ca­ra.blog­spot.com.br)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias