Opinião

A violência mascarada no carnaval

Diário da Manhã

Publicado em 13 de fevereiro de 2018 às 20:09 | Atualizado há 7 anos

O fes­te­jo mi­le­nar de ca­nis val­le (pra­ze­res da car­ne) as­so­cia­do à co­lhei­ta e a deu­ses da an­ti­gui­da­de, foi as­si­mi­la­do pe­lo ca­to­li­cis­mo, tor­nan­do-se o en­tru­do (en­tra­da) do pe­rí­o­do da qua­res­ma.

Na tra­di­ção ca­tó­li­ca o car­na­val é, por­tan­to, o mo­men­to de per­mis­si­vi­da­de que an­te­ce­de as in­ter­di­ções da qua­res­ma. É quan­do se po­de des­fru­tar dos pra­ze­res da car­ne: na ali­men­ta­ção abun­dan­te e re­la­ções se­xu­ais, sem “cul­pa”.

Tam­bém ao car­na­val é as­so­cia­da a ideia de ves­tir e vi­ver fan­ta­si­as, sub­ver­ter nor­mas mo­ra­is e so­ci­ais. Uma sub­ver­são con­tro­la­da, con­tu­do. Po­dia-se ves­tir-se de rei, se­nhor, mas não re­be­lar-se con­tra o sis­te­ma es­cra­vis­ta ou a mo­nar­quia, por exem­plo.

O fes­te­jo aden­trou em nos­sas ter­ra por meio dos por­tu­gues­es com o no­me de en­tru­do, no sé­cu­lo XVII, con­so­li­dan­do-se co­mo a mai­or fes­ta po­pu­lar de al­can­ce na­ci­o­nal. Es­tá en­ra­i­za­da em nos­sa cul­tu­ra a ideia de que o ano – ou se­ja, as obri­ga­ções, o tra­ba­lho pe­sa­do, com­pro­mis­sos, res­tri­ções – só se ini­cia de­pois do car­na­val.

Pa­ra nós, o car­na­val vi­rou si­nô­ni­mo de ale­gria, pra­zer e des­con­tra­ção. Mas não só is­so. Al­tos ín­di­ces de aci­den­tes e vi­o­lên­cia são re­gis­tra­dos no pe­rí­o­do.

A ideia de per­mis­si­vi­da­de e im­pru­dên­cia pre­sen­te na tra­di­ção car­na­va­les­ca traz dis­si­mu­la­dos sob más­ca­ras de di­ver­são as­pec­tos per­ver­sos da so­ci­e­da­de. Ob­via­men­te não são ex­clu­si­vos no car­na­val, mas nes­te mo­men­to fi­cam mais evi­den­tes.

Se por um la­do ve­mos ga­nhar o es­pa­ço pú­bli­co ca­da vez mais blo­cos de rua que tra­zem uma crí­ti­ca so­ci­al e bus­cam dar vi­si­bi­li­da­de a cau­sas co­mo da po­pu­la­ção LGBTQ+, do fe­mi­nis­mo e po­pu­la­ção ne­gra, por ou­tro, vêm à to­na de ma­nei­ra os pre­con­cei­tos, ra­cis­mo, mi­so­gi­nia e LGBTfo­bia.

O ma­chis­mo es­tru­tu­ral que, den­tre ou­tras ações, se uti­li­za do cor­po fe­mi­ni­no co­mo pro­du­to a ser con­su­mi­do e ter­ri­tó­rio a ser ocu­pa­do e vi­o­la­do, tra­duz-se na rua co­ti­dia­na­men­te em as­sé­dio se­xu­al. O as­sé­dio na­da mais é do que a ex­pres­são do não re­co­nhe­ci­men­to da mu­lher en­quan­to SER, que pos­sui vi­da e von­ta­de pró­pri­as, mas um ob­je­to que po­de ser uti­li­za­do ao seu bel pra­zer. A ne­ga­ti­va di­an­te de uma in­ves­ti­da é al­go in­con­ce­bí­vel pa­ra a men­ta­li­da­de ma­chis­ta. O que vem de­pois des­ta ne­ga­ti­va que não se­ja a in­con­tes­tá­vel acei­ta­ção, é as­sé­dio.

Ao con­trá­rio do que en­ten­de o pen­sa­men­to mi­só­gi­no, não é li­son­ja ser as­se­di­a­da e exis­te uma di­fe­ren­ça cla­ra en­tre pa­que­ra e as­sé­dio. Se a abor­da­gem não res­pei­ta os li­mi­tes do cor­po e von­ta­de alhei­as, se­ja to­can­do de ma­nei­ra li­bi­di­no­sa al­guém que não lhe so­li­ci­tou es­se to­que, ou com fa­las agres­si­vas e des­res­pei­to­sas, es­ta­mos di­an­te ob­via­men­te de as­sé­dio e não de pa­que­ra.

Da mes­ma ma­nei­ra po­de­rí­a­mos fa­lar da vi­o­lên­cia LGBTfó­bi­ca que já deu mos­tras no pré-car­na­val des­te ano de sua tru­cu­lên­cia. Fo­li­ões re­la­ta­ram as­sé­dio, pre­con­cei­to e agres­sões no blo­co “Quem chu­pou vai chu­par mais” no Dis­tri­to Fe­de­ral. O blo­co so­freu com o des­ca­so de au­to­ri­da­des pú­bli­cas que não pro­vi­den­ci­a­ram a es­tru­tu­ra ne­ces­sá­ria.

Igual­men­te a vi­o­lên­cia ra­cis­ta, por meio de agres­sões ver­bais ou fí­si­cas e dis­si­mu­la­das por más­ca­ras (fan­ta­si­as) ca­ri­ca­tas que es­te­re­o­ti­pam e de­pre­ci­am a fi­gu­ra do/a ne­gro/a. Co­mo é o ca­so do blackfa­ce e pe­ru­cas de black power uti­li­za­dos, in­clu­si­ve, por ce­le­bri­da­des que pres­tam o des­ser­vi­ço de ali­men­tar a ide­o­lo­gia ra­cis­ta.

A vi­o­lên­cia es­con­de-se por trás da más­ca­ra da li­ber­da­de, do “po­de tu­do”. E são os gru­pos mais vul­ne­ra­bi­li­za­dos por de­si­gual­da­des his­tó­ri­cas e por nor­mas so­ci­ais ex­clu­den­tes os que es­tão mais ex­pos­tos a ela não só no car­na­val, mas co­ti­dia­na­men­te.

Vá­rios blo­cos de car­na­val com te­má­ti­ca fe­mi­nis­ta, an­tir­ra­cis­ta e LGBTQ+ es­ta­rão nas ru­as es­te ano pa­ra se con­tra­por à tra­di­ção de um car­na­val mi­só­gi­no e vi­o­len­to. En­tre eles, es­ta­rão o Blo­co Le­ga­li­za Pra Nóis Não Mor­rê, o tra­di­cio­nal Cor­te­jo do Blo­co Afro Ilú Obá De Min, o Blo­co da Gayma­da São Pau­lo e o Blo­co Si­ga Bem Ca­mi­nho­nei­ra. Ocu­pa­re­mos as ru­as com nos­sa re­sis­tên­cia pa­ra im­pe­dir o avan­ço so­bre nos­sos cor­pos e di­rei­tos. Bom car­na­val!

 

(Gi­se­le Pe­rei­ra, his­to­ri­a­do­ra e ci­en­tis­ta da re­li­gi­ão, pro­fes­so­ra do En­si­no Bá­si­co; in­te­gran­te da equi­pe de co­or­de­na­ção de Ca­tó­li­cas pe­lo Di­rei­to de De­ci­dir)

 

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