+Ação: jogando a favor da vida
Redação DM
Publicado em 12 de abril de 2016 às 03:02 | Atualizado há 9 anos
O acesso à prática esportiva por crianças e adolescentes é uma garantia prevista no artigo 227 da Constituição Federal e no artigo 4º do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), ficando sob responsabilidade da família, da comunidade, sociedade em geral e do poder público a asseguridade dos direitos referentes à vida. O objetivo é traçar mecanismos de proteção àqueles que são o futuro da sociedade, cuidando para que a infância e a juventude sejam resguardadas.
Desde cedo, muitas crianças veem o futebol como uma brincadeira, um modo de se divertir com os amigos. Porém, além de ser uma forma de entretenimento, o esporte desenvolve capacidades afetivas, cognitivas e cívicas, sendo também um grande instrumento na formação de cidadãos. O esporte quebra as barreiras sociais, unindo indivíduos e comunidades, destacando os aspectos comuns e servindo como ponte entre as diferenças culturais e étnicas.
Em uma sociedade de injustiças sociais e grande inserção de crianças e adolescentes no mundo das drogas, uma bola de futebol pode ser um instrumento transformador, integrando os pequenos cidadãos às suas comunidades, mostrando que o esporte é o caminho para uma vida melhor. Dentro do campo da existência, vence o time que ensina para suas crianças a serem bons alunos, respeitosos com o próximo e melhores no ambiente familiar.
Nesse sentido, a ONG + Ação, fundada em 2007, vem exercendo um papel de transformação social, ajudando a mudar a realidade de crianças de 7 a 13 anos por meio da prática esportiva. Em quatro unidades em Goiânia, professores capacitados acompanham os alunos, ensinando os valores essenciais como a igualdade, solidariedade e cidadania. Os professores da + Ação fazem um trabalho de acompanhamento escolar para garantir que o aluno esteja indo bem na escola.
Mesmo com os desafios que temos, fazemos o possível para que os atletas da + Ação participem dos campeonatos aqui em Goiás e também em outros Estado. Inclusive, recentemente fomos campeões em três categorias no campeonato Mundial Infantil de Futebol 7, Go Cup. Nossa torcida para essas crianças é que elas ganhem os jogos, principalmente os da vida, com a certeza de que sempre estaremos na beira do gramado, auxiliando a vitória.
Para as crianças e adolescentes beneficiados com este projeto, essa é a chance de mudar o futuro, olhando com boas perspectivas para o caminho que pode ser trilhado, transformando-se em seres humanos melhores para a atual sociedade e para as futuras gerações. Em 10 anos, milhares de atletas já passaram pela + Ação. Alguns se tornaram jogadores de futebol profissional, outros médicos, mas o mais importante: cidadãos de bem, que honram a sociedade que vivem com os valores humanos.
(Leandro Sena é fundador da + Ação e político)