Acia: heróis por Anápolis
Diário da Manhã
Publicado em 13 de maio de 2017 às 03:14 | Atualizado há 8 anos
Para fazer justiça aos baluartes que transformaram suas vidas em ideário de trabalho em prol de Anápolis e da classe empresarial, desde os primórdios da ACIA, em 1936, eles poderiam ser chamados simplesmente de heróis de uma marcante trajetória de lutas e conquistas, com episódios de pioneirismo e empreendedorismo, coragem e determinação, que traduzem a tradição de fé e otimismo de um povo que tem vocação para o progresso.
Heróis visionários que se reuniram no dia 8 de fevereiro de 1936 para criar uma entidade focada em ações pelo progresso de Anápolis e direcionada a representar e defender os interesses dos comerciantes.
Heróis obstinados que apoiaram decididamente a implantação da nova Capital do Estado – Goiânia – da Colônia Agrícola Nacional de Goiás – Ceres – e da Rodovia Belém-Brasília.
Heróis sonhadores que participaram do ato da criação de Brasília pelo presidente JK, em Anápolis, e assumiram o desafio de sustentar a logística da construção da Capital da Esperança.
Heróis precursores do Colégio Estadual Pedro Ludovico, da Escola Normal Professor Faustino e da Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis, embrião da Universidade Estadual de Anápolis e do Polo Universitário.
Heróis patriotas que deram o suporte para a instalação do Núcleo de construção da Base Aérea de Anápolis, na sede da entidade, e que hoje apoiam a implantação de um Centro de Segurança em Anápolis.
Heróis determinados e ousados que lideraram a geração de uma nova vocação econômica para Anápolis, a partir da inauguração do DAIA, maior Polo Industrial da Região Centro-Oeste, e da consolidação do segundo maior Polo Farmacêutico do Brasil.
Heróis perseverantes que priorizaram em suas pautas a duplicação da BR 60, o asfaltamento de rodovias estratégicas para o desenvolvimento regional, o advento do Anel Viário de Anápolis e a consolidação do Ramal das Ferrovias Centro-Atlântica e Norte-Sul no DAIA.
Heróis corajosos da trincheira de lutas pela conquista do Porto Seco Centro-Oeste, que continuam na batalha pela concretização do Polo Logístico de Anápolis.
Heróis compromissados com Anápolis que dedicaram-se e dedicam-se à atração de investimentos e à execução de melhorias para as empresas se instalarem e crescerem no município.
Heróis atuantes que reivindicam a conclusão de obras importantes como o Aeroporto Internacional de Cargas, o Centro de Convenções de Anápolis e o Anel Viário da DAIA.
Heróis abnegados que edificaram a sede da entidade e que agora apresentam a maquete do novo prédio a ser construído na Avenida Brasil Sul para ampliar e otimizar o atendimento aos associados.
Heróis carismáticos, unidos pelos ideais da classe, sem se descuidarem da geração de riqueza, renda e qualidade de vida, através de um esforço comum que reflete compromisso com o desenvolvimento econômico e com o bem-estar social.
Heróis iluminados por Deus e exaltados pelo resgate da história que escreveram e escrevem seus nomes nos anais de Anápolis e da entidade, com ação e companheirismo, fé e perseverança.
No encontro de gerações da triunfante trajetória dos 81 anos da ACIA tribute-se honra e mérito aos heróis e heroínas por Anápolis, verdadeiros construtores do progresso da cidade.
(Manoel Vanderic – jornalista)