Ações de humanização no Hospital Alberto Rassi – HGG
Diário da Manhã
Publicado em 26 de junho de 2016 às 02:33 | Atualizado há 9 anosSobre a reportagem “Oficina de arte no HGG promove lazer e bem-estar aos pacientes”, gostaríamos de elogiar a sensibilidade de Flamarion Scalia e agradecer pela divulgação deste projeto de humanização do Hospital Alberto Rassi – HGG. Conforme cita a reportagem, a iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora da unidade, em parceria com a Escola de Artes Visuais (EAV) tem contribuído muito com a recuperação dos pacientes.
A Oficina de Arte está inserida no projeto Arte no HGG, que contempla também exposições trimestrais de artistas renomados em Goiás. Atualmente, o hospital tem a honra de exibir a mostra “Raízes do Brasil”, do artista plástico Omar Souto. Já no próximo mês, em julho, é a vez dos artistas Santana, Diomar Lustosa, e Chico Santos, exibirem suas obras nas galerias do Hospital.
Outros projetos de humanização inserem a cultura no ambiente hospitalar. É o caso do projeto Riso no HGG, citado na reportagem, que acontece mensalmente. Além da Companhia Teatrês, já participaram voluntariamente do projeto de humor os artistas Nilton Pinto e Tom Carvalho, Tony Marmo, Marcos Bazzar, Fio Dental, Mímico Pith, Juquinha, Delesmano, Fábio D’Brito, Michel Humorista e Oloares, além das companhias Mezanino, Seis de Paus.
Os pacientes do HGG também contam com apresentações semanais de música. Mais de 600 músicos voluntários trouxeram mais alegria e emoção, porque “nada é imune à música, nem mesmo a dor”. A reportagem citou ainda o evento que estimulou a doação de sangue ao som do Rock and Roll, que ocorre todos os anos em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue (25/11). Este evento é, na verdade, promovido pelo HGG, em parceria com o Hemocentro de Goiás, com o apoio de 15 clubes de motociclistas de todo o Estado.
Estas ações, adotadas com a gestão compartilhada entre o Governo de Goiás/Secretaria de Estado da Saúde e Idtech, têm garantido uma melhora significativa no ambiente hospitalar, além de contribuir com o bem-estar e interação dos pacientes no período de internação. São iniciativas simples, que merecem todo o reconhecimento e agradecimento à classe artística, que se tornou apoiadora dos projetos de humanização e inclusão cultural do HGG.
(José Cláudio Romero, coordenador executivo do Idtech e diretor geral do HGG)