Algumas palavras do regionalismo goiano (Dicionário de Goianês)
Redação
Publicado em 26 de junho de 2015 às 00:14 | Atualizado há 10 anos
1 – “Trem” – Expressão herdada dos mineiros. A palavra Trem para os goianos, significa qualquer objeto ou coisa. Ex: vou lavar os “trem” do almoço (vou lavar as louças do almoço) “o trem tá feio” (significa que a situação não está fácil).
2 – “Demais da Conta” – Expressão que os goianos usam para expressar algo em grande quantidade, ou muito. Ex. “Gosto de você, demais da conta”, seria o mesmo que gostar muito de você.
3 – “Ojeriza” – Raiva ou ódio – Ex. “Essa corrupção do Brasil já está me dando ojeriza.”
4 – “Custoso ou Custosa” – Expressão usada pelos goianos, quando vai se referir, por exemplo, a uma criança sapeca ou peralta. “Esse menino é muito custoso.”
5 -”Gueroba” – Palavra que muitos goianos usam para dizer: guariroba, que é uma palmeira do cerrado, cujo caule de sabor amargoso é muito apreciado na culinária de Goiás.
6 – “Q-Boa” – Em Goiás, a água sanitária é chamada de “Q-Boa”, por causa da marca do produto. Em São Paulo, os paulistas já a chamam de “Cândida”, por causa da marca do produto.
7 – “Chamar o Juca” – Expressão que alguns goianos usam para dizer quando alguém está vomitando . Ex: a grávida amanheceu hoje “chamando o Juca”, quer dizer: vomitando muito.
8 – “Comer igual a um Padre” – Expressão muito usada em Goiás, quando comemos muito. Ex: “Hoje comi igual a um padre”, quer dizer: comeu demais.
9 – “Tonto” – Expressão que muitos goianos usam e que significa: “Bêbado” – Ex: fulano chegou do bar tonto.
10 -”Zureta” – Pessoa estabanada. Ex: Esse homem é zureta.
11 – “Uai” – O uai, nós, goianos, também herdamos dos mineiros, que é um vício de linguagem muito comum em Minas e em Goiás. Ex: “Uai? Onde está o dinheiro”? Uai é uai, uai. Kkkk.
Na próxima semana, traremos mais palavras.
(Giovani Ribeiro Alves é filósofo, professor de Filosofia e de Sociologia no Colégio Estadual Vida Nova, em Goiânia, professor de Filosofia no Instituto Bíblico de Campinas (Ibicamp), escritor, poeta, membro da Associação Goiana de Imprensa e articulista do Diário da Manhã)