Opinião

Ambientalistas de aquário

Diário da Manhã

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 00:32 | Atualizado há 7 anos

Apren­di com meu ami­go Iri­neu Gui­ma­rã­es (o dí­na­mo imo­bi­liá­rio do Ce­a­rá), que o Pi­auí re­cu­pe­rou seus 66km de be­las prai­as por um ja­me­gão de D. Pe­dro II. O Ce­a­rá se fez de bo­bo por uns 300 anos, tun­gan­do do vi­zi­nho, o aces­so ao mar. A praia de Lu­ís Cor­rêa, nes­ta nes­ga bei­ra-mar do Pi­auí, é das mais be­las do Bra­sil com seus re­ci­fes co­lo­ri­dos, du­nas e um ven­to pre­gui­ço­so que acal­ma o re­ló­gio. Tan­to acal­ma­do o re­ló­gio que o de­sen­vol­vi­men­to tu­rís­ti­co ain­da não che­gou até lá.

Inú­me­ros pei­xes or­na­men­tais nun­ca vi­ram um rio ou um dos se­te ma­res. Fo­ram pa­ri­dos e, os que so­bre­vi­ve­ram do ape­ti­te dos pa­is, cres­ci­dos den­tro de um aquá­rio. As­sim co­mo vá­rios ou­tros ani­mais de ca­ti­vei­ro, os pei­xes de aquá­rio não co­nhe­cem pre­da­do­res ou ou­tro ali­men­to se­não aque­le pó es­tra­nho que es­pa­lha­mos so­bre a água dos be­los aquá­rios que te­mos em ca­sa. Cla­ro que exis­tem ex­ce­ções co­mo aque­les que co­mem lar­vas ou as di­ver­ti­das Pi­tóns do­més­ti­cas que co­mem pe­que­nos ro­e­do­res. Mas o fa­to é: ne­nhum de­les sa­be co­mo é a vi­da re­al. As­sim co­mo os nos­sos am­bien­ta­lis­tas de aquá­rio.

Eu pas­sei mi­nhas fé­rias no Ce­a­rá, as­sim co­mo os úl­ti­mos fe­ri­a­dos, fins de se­ma­na, etc. Eu e mi­nha fa­mí­lia sim­ples­men­te ama­mos o Ce­a­rá, su­as prai­as e ce­ná­rios, mas prin­ci­pal­men­te ama­mos o Ce­a­ren­se e sua cul­tu­ra. Eu sem­pre quis de­sen­vol­ver um re­sort no li­to­ral ce­a­ren­se. No Mar­ri­ott, no Hyatt e nos úl­ti­mos anos da mi­nha du­ra vi­da em­pre­sa­ri­al. Sem­pre es­bar­rei em ques­tões am­bien­tais que, de uma for­ma ou de ou­tra, di­mi­nu­í­ram meu ape­ti­te e da­que­les que me fi­nan­cia­vam. Fa­zen­do uma con­ta de pa­dei­ro (ex­ce­len­tes ma­te­má­ti­cos por si­nal), o meu de­se­jo se­ria de um re­sort de cer­ca de 500 apar­ta­men­tos e en­tre 500 e 1.000 em­pre­gos di­re­tos. Se­ri­am cer­ca de R$350.000.000 em in­ves­ti­men­to ape­nas no ho­tel. Se­ri­am… se­ri­am… se­ri­am.To­dos os cen­ta­vos es­pan­ta­dos pe­lo fan­tas­ma da in­cer­te­za de li­cen­ças am­bien­tais.

Eu ad­vo­go pe­lo de­sen­vol­vi­men­to, pe­lo em­pre­go e pe­lo cres­ci­men­to da eco­no­mia atra­vés da ini­ci­a­ti­va pri­va­da. Não ad­vo­go pe­las du­nas nem pe­lo mi­co le­ão dou­ra­do. Tem mui­ta gen­te fa­zen­do is­so, do es­cri­tó­rio, das es­ta­ções am­bien­tais e do so­fá da sua ca­sa mes­mo… Em­bo­ra en­ten­da que am­bos de­vam ser pre­ser­va­dos, vi­ve­mos há mui­tos anos o di­le­ma fun­da­men­ta­lis­ta que opõe o cres­ci­men­to eco­nô­mi­co pe­la pre­ser­va­ção am­bien­tal. Es­ta dis­cus­são é va­zia e te­me­rá­ria pois não há pre­ser­va­ção sem ocu­pa­ção: o que há no lu­gar da ocu­pa­ção é a in­va­são co­mo ates­tam as en­cos­tas do Rio de Ja­nei­ro, o en­tor­no da La­goa da Con­cei­ção, e qua­se to­da re­ser­va de ma­ta at­lân­ti­ca re­ma­nes­cen­te (aban­do­na­da pe­los am­bien­ta­lis­tas de ca­ti­vei­ro).

Du­ran­te meus 15 di­as no li­to­ral ce­a­ren­se pu­de ob­ser­var es­tar­re­ci­do, o flu­xo de ca­mi­o­ne­tas de lu­xo dis­pu­tan­do ra­chas so­bre as du­nas. Tam­bém vi hor­das de bu­gres com tu­ris­tas, vo­an­do bai­xo nas du­nas, com emo­ção.

Até “ski” pu­xa­do por ca­mi­o­ne­tas eu vi, co­ro­an­do o vá­cuo en­tre o en­ten­di­men­to bu­ro­crá­ti­co da res­tri­ção e pre­ser­va­ção, e a hu­mi­lha­ção do ar­gu­men­to ofi­ci­al, re­al, prá­ti­co, en­ter­ra­do na areia.

Eu não to­co o “sam­ba do in­cor­po­ra­dor doi­do”, co­mo di­ria o Sta­nis­law Pon­te Pre­ta. Mas de­man­do uma vi­são prá­ti­ca so­bre pro­je­tos tu­rís­ti­co-imo­bi­liá­rios em um lo­gra­dou­ro pú­bli­co di­to tu­rís­ti­co, co­mo o Bra­sil.

 

(Ju­lio Ga­vi­nho, exe­cu­ti­vo da área de ho­te­la­ria com 30 anos de ex­pe­ri­ên­cia, fun­da­dor da dois­pon­to­ze­ro Ho­té­is, cri­a­dor da mar­ca Zi­i­Ho­tel, só­cio e di­re­tor da MTD Hos­pi­ta­lity)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias