Opinião

Ameaça, reação instintiva do medo

Diário da Manhã

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 22:00 | Atualizado há 7 anos

“Edu­car uma pes­soa ape­nas no in­te­lec­to, mas não na mo­ral, é cri­ar uma ame­a­ça à so­ci­e­da­de.”

The­o­do­re Ro­o­se­velt)

 

Co­mo se não bas­tas­se re­ce­ber to­da a cul­pa pe­lo o fra­cas­so da edu­ca­ção, o pro­fes­sor ain­da re­ce­be ama­ças mil, vin­das de su­pe­ri­o­res, de co­le­gas, de alu­nos e de pa­is. Até de fan­tas­mas!

Um dia des­ses, quan­do fui as­su­mir umas au­las de Lín­gua Por­tu­gue­sa na EJA, acor­do tra­ta­do jun­to à se­cre­tá­ria do co­lé­gio, fui  In­ti­mi­da­do por atos, ges­tos e pa­la­vras, pa­re­cia que nin­guém me que­ria ali. Na ver­da­de, eram só fan­tas­mas ame­a­ça­do­res, coi­sas de mi­nha ca­be­ça es­cal­da­da das ex­pe­ri­ên­cias! A pro­fes­so­ra da qual eu de­ve­ria as­su­mir au­las nem es­ta­va sa­ben­do, to­da­via cor­ria um re­bo­li­ço com o seu no­me. Os agen­tes jo­vens fa­zem as no­tí­cias pa­re­ce­rem fo­fo­cas pe­la se­de que eles têm de trans­mi­tir o no­vo, ter­mi­na dis­tri­buin­do in­for­ma­ções ain­da não com­pro­va­das.  Foi di­fí­cil con­cor­da­rem que eu de­via le­cio­nar na­que­le pri­mei­ro ano no­tur­no. São mui­tos os “gas­par­zi­nhos” as­sus­ta­do­res de pro­fes­sor.

Ou­tros ti­pos de pro­mes­sa de agres­são, re­ce­bo to­dos os di­as no fun­da­men­tal. Eles são ain­da cri­an­ças, de dez a quin­ze anos, mas já sa­bem ame­a­çar. Al­guém sem o in­te­res­se de cum­prir seus de­ve­res, po­rém chei­os de di­rei­tos, não po­de per­der a “ma­ma­ta”: se im­pe­di-los de lan­char, ou dar-lhe no­ta bai­xa, ou pe­dir si­lên­cio, ou ain­da que en­tre pa­ra sa­la de au­la, en­tão eles se mos­tram pe­ri­go­sos su­fi­ci­en­te­men­te pa­ra obri­gar o mes­tre a afrou­xar sua me­to­do­lo­gia. E ai do pro­fes­sor, se so­bre ame­a­ças tam­bém, fi­zer com ri­gi­dez a au­la fun­cio­nar co­mo man­dam os co­or­de­na­do­res!

A pa­la­vra “alu­no” es­tá ina­de­qua­da pa­ra mui­tos de­les. Pois, são “ilu­mi­na­dos” de­mais na ma­ni­pu­la­ção dos do­cen­tes, di­zen­do: “Se não ali­vi­ar meu la­do, eu vou de­sis­tir”. E es­sa ame­a­ça fun­cio­na me­lhor, quan­do fei­ta pe­los alu­nos da EJA (Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos). É co­mo dis­se o pro­fes­sor Flá­vio Jo­sé: “Os nos­sos va­lo­ro­sos alu­nos da EJA, in­fe­rio­ri­za­dos em to­dos os sen­ti­dos, são a evo­lu­ção re­al dos seus alu­nos do fun­da­men­tal.” O que é mais pre­o­cu­pan­te, nes­sa mo­da­li­da­de é que a gran­de mai­o­ria de­les é com­pos­ta dos in­dis­ci­pli­na­dos de ma­tu­ti­no e ves­per­ti­no, trans­fe­ri­dos a qual­quer mo­men­to pa­ra o no­tur­no.

Eles des­co­bri­ram a sua su­per va­lo­ri­za­ção pe­la a en­ti­da­de edu­ca­cio­nal, ta­ma­nha que nem eles mes­mos se va­lo­ri­zam as­sim, en­tão des­bo­tou em si a apre­cia­ção so­bre a en­ti­da­de. O in­te­res­se exa­ge­ra­do ne­les, pe­los fun­cio­ná­rios da edu­ca­ção, de­mons­tra-lhes a obri­ga­ção de se ma­tri­cu­lar, de­nun­ci­an­do as­sim o quão lu­cra­ti­vo os são, man­ten­do o em­pre­go de mui­ta gen­te, e me­lhor se­ria per­ma­ne­cer ali de­vi­da­men­te ma­tri­cu­la­dos. E, no fi­nal, o sa­ir com um di­plo­ma na mão aju­da de­ve­ras as es­ta­tís­ti­cas ilu­sio­nis­ta; co­mo pre­do­mi­na o gê­ne­ro fe­mi­ni­no no sis­te­ma edu­ca­cio­nal, não po­de­rí­a­mos cha­mar es­te ti­po de es­ta­tís­ti­ca de “car­ras­ca”. Oxa­lá es­te epí­te­to ir­re­ve­ren­te re­ve­le so­bre ca­da ame­a­ça, ge­ra­do­ras da vin­gan­ça ins­tin­ti­va do me­do. Quem ou­sa cha­mar es­se sis­te­ma de pa­ter­na­lis­ta? Fi­ca me­lhor, ma­ter­na­lis­ta!!!

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)


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