Anápolis aposta em Vanderlúcio para a atração de investimentos
Diário da Manhã
Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 01:11 | Atualizado há 8 anos
A indicação do empresário e classista Vanderlúcio Barbosa para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Anápolis indica que o prefeito Roberto Naves aposta em políticas e ações não dogmáticas de sua administração, em articulação com o setor produtivo, para a atração de novos investimentos e apoio à manutenção e ampliação das empresas existentes, objetivando aquecer a economia do município. À falta de participação efetiva em postos de decisão do Governo do Estado e de reação das lideranças diante da queda do crescimento do seu PIB, por cinco anos consecutivos, Anápolis assume uma nova postura de mobilização para espantar o fantasma da estagnação.
Eixo do segundo maior corredor de investimentos do País, maior centro industrial do Centro-Oeste, quarto maior porto seco nacional, segundo maior polo farmacêutico do Brasil, capital dos medicamentos genéricos da América Latina, sede da mais importante base aérea brasileira e de duas universidades, agregadas a mais de uma dezena de faculdades, 250 escolas e mais de uma centena de cursos técnicos, tecnológicos e de nível superior, onde se constrói um aeroporto internacional, com capacidade para operar os maiores aviões de carga do mundo, um moderno centro de convenções, com auditório para 1.900 pessoas, a bordo de outros referenciais de desenvolvimento, a maior economia do interior goiano parou de crescer após a chegada da Hypermarcas e da Pfizer, em 2010.
Anápolis está no limite e não tem tempo de esperar a crise passar para se expandir. Sem crescimento do PIB, a economia da cidade afunda. É preciso reagir com largas braçadas para reassumir o protagonismo na atração de negócios no cenário goiano, sem dar tréguas ao desânimo nem fôlego ao pessimismo tampouco renegar o sonho de consolidar o polo logístico – pedra angular da grande arrancada para a projeção no mercado nacional – distribuição para mais de 150 milhões de consumidores a uma distância de pouco mais de 1.000 km ou 2/3 do poder de consumo do Brasil em aproximadamente uma hora (transporte aéreo) ou um dia (transporte rodoviário).
Com a juventude e o vigor de um de um empreendedor comprometido com o desenvolvimento econômico e voltado para a responsabilidade social, Anápolis abre perspectivas para se repensar e atacar a revitalização da sua economia, aumentar a produção de recursos materiais, potencializar a sua arrecadação, gerar emprego, renda e qualidade de vida e implantar a cultura do conhecimento e da inovação. O perfil de Vanderlúcio, que compartilha afinidades e pensamentos com o prefeito Roberto Naves, é determinante para a concepção da cultura inovadora, caminho escolhido por todos os países desenvolvidos nas últimas duas décadas.
Sem deixar de priorizar o enfrentamento de demandas como, por exemplo, a criação de novas áreas industriais e a expansão dos empreendimentos sediados na cidade, com foco na atração de investimentos e no apoio total ao empreendedorismo, da grande empresa ao pequeno negócio, o secretário terá a missão de construir um modelo de gestão estratégica, em parceria com instituições de ensino e sociedade, para o advento da cultura da inovação e do conhecimento na prática do empreendedorismo. É um desafio para o jovem e experiente empresário, sensível à necessidade de fazer alguma coisa pela quantidade enorme de jovens preparando-se para mercado de trabalho.
Com visão socioambiental, desenvolvida através de intensa e diversificada atividade, ao longo de sua trajetória, o profissional e empresário, classista e rotariano, voluntário e exemplo de cidadania, em várias especificidades, é signatário de atributos e referenciais para assumir a responsabilidade de participar, diretamente, da retomada do crescimento econômico de Anápolis. Oportunidade única para imprimir a sua marca, também, na atividade pública. Jovem e experiente. Idealista e dinâmico. Inteligente e criativo. O dono do Jornal Contexto construiu a sua vida com trabalho e determinação. Talento e versatilidade. Agora enfrenta a expressividade e a pluralidade do conjunto econômiosocial do município à frente de uma importante instituição, com a missão de abrir possibilidades simbióticas de políticas públicas imprescindíveis à configuração da cidade criativa, que na essência significa um lugar para as pessoas.
Aos 12 anos de idade, ele acreditou no seu pequeno negócio e comprou uma bicicleta para chegar na frente dos outros jornaleiros e vender mais de 100 jornais e 50 revistas por dia. Com apenas 14 anos, enfrentou a condição de provedor de sua família e, ainda jovem, consolidou a sua vocação de empreendedor. Nunca mais parou de crescer. Sonho de criança. Exemplo de superação. Íntegro e responsável Destemido e guerreiro. Forte e determinado. Vanderlúcio Barbosa, 55 anos, tem bala na agulha. Por amor a Anápolis, assume o primeiro desafio de sua vida pública, com a disposição e a ousadia daquele menino que pedalava pelas ruas da cidade, em busca de seu sonhos.
(Manoel Vanderic, jornalista)