Ano novo com esperança
Diário da Manhã
Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 22:54 | Atualizado há 7 anos
Calendário Gregoriano – Papa Gregório XIII – 1582 – 365 dias
“Pague a minha prenda!” é assim que se diz a primeira pessoa amiga ou parente que você encontrar depois da meia-noite na entrada do Ano Novo. Quem falar primeiro ganha o presente. Dizem que “Brasileiro, Profissão e Esperança” e de fato, pois estamos sempre confiantes que o próximo ano vai ser melhor. E vai ser mesmo, porque o Brasil parece que está entrando nos eixos. Mas seria melhor para o povo se não houvessem reeleições (covil de raposões), sempre uma pessoa nova tem novas e válidas idéias. Nesse dia amanheça de bom astral, com otimismo, de roupa e calçados novos, porque tudo que acontecer no dia primeiro do ano, acontecerá no ano todo.
Perdoar todas as pessoas, as quais mantemos desavenças, e pagar tudo o que devemos.
Nós, brasileiros, supersticiosos natos, que acreditamos em crendices, devemos entrar, além de roupas, também calçados novos, porque um sábio e antigo ditado chinês reza que “uma grande e vitoriosa caminhada começa com os primeiros passos”.
Se você for místico e acredita em crendices, ao vestir-se, use Branco para quem almeja paz e harmonia; Verde, para um ano cheio de esperança e confiança; Azul, para viajar bastante e ter boas amizades, pois o azul representa o céu e o mar; Rosa, para um bom relacionamento amoroso; Amarelo, cor do ouro, responsável pelas finanças e bens materiais ; Vermelho é sangue, é luta, é pertinácia, obstinação, resultando, também em um grande amor. É a cor da luta de pessoas fortes e determinadas.
Na entrada do Ano Novo, à meia-noite, comer lentilha com arroz, pois lentilha é o alimento bíblico, símbolo da fartura, que terá um ano farto de alimentos. Esaú vendeu, por um prato de sopa de lentilhas, a sua primogenitura ao seu irmão Jacó, para que este fosse abençoado pelo pai Isac.
Dê presentes úteis para quem precisa. Presentear vem do tempo dos Reis Magos, que presentearam o Menino Jesus.
Simpatias: 1- Pegue doze grãos de uva e espere o relógio começar a bater as doze badaladas da última noite do ano; a cada batida mastigue e engula um grão. Se conseguir acompanhar o relógio, vai ter fartura e felicidade pelos doze meses do Novo Ano.
2- Pegue duas romãs bem viçosas e guarde uma em lugar seco, que durará o ano todo, assim como durará a saúde da pessoa e da família. Abrir a outra romã (não cortar), retire 9 grãos. Guarde as cascas para quando precisar de um bom gargarejo para amigdalite, que romã é um ótimo desinflamatório e adstringente. Divida as sementes em três grupos, sendo um para cada Rei Mago. Pegue o montinho de 3 caroços do Rei Melchior, o rei jovem e sem barbas e engula com um gole de vinho tinto, para ter alimentos durante o ano todo; toma com a mão direita os três grãos do rei Gaspar, o rei idoso e barbudo e jogue para trás, por cima do ombro direito, jogando tudo de velho fora, que tudo de novo virá pra você; coloque na carteira de dinheiro os três caroços do montinho do Baltazar, o rei pardo e de barbas negras, que o dinheiro estará a sua disposição por todos os 365 dias do Ano Novo.
3 – E se você for mesmo místico, acreditar nas coisas da sabedoria popular, coloque uma moedinha (achada é melhor) na forquilha do tronco de uma árvore nova, que a sua fortuna crescerá com ela. Agora, não deixe de à meia-noite em ponto, meter o polegar da mão direita entre os dois dedos seguintes (o indicador e o fura-bolo), fazendo uma figa, que a figa é, ao mesmo tempo, talismã e amuleto: dá sorte e afugenta, evita todos os males. A figa representa o ato sexual, portanto, a recriação. É sagrada! Passe o Ano Novo com a “escrita” em dia.
Macktub!
(Bariani Ortencio, barianiorten[email protected])