Aos 108 anos, Anápolis inaugura a Era da Cidadania
Redação
Publicado em 28 de julho de 2015 às 22:21 | Atualizado há 10 anosLogo mais nesta noite de quarta-feira, teremos o imenso prazer de condecorar mais 32 anapolinos com a maior honraria da cidade. São homens e mulheres que deram o melhor de si mesmo no intuito de promover o crescimento e a evolução de Anápolis. Cada um em sua área e a seu modo, são personalidades que conquistaram ao longo do tempo por suas ações o mérito de serem agraciados com a Comenda de Souza Ramos, cuja entrega representa uma das agendas mais tradicionais no fechamento das atividades do mês de aniversário de Anápolis, a ser celebrado no próximo dia 31.
Esta é uma oportunidade única cuja experiência compartilho com os agraciados. Um momento de alegria e honra por Deus e o povo de Anápolis terem me concebido a chance de representar a municipalidade e poder reconhecer nomes que foram e são decisivos para o crescimento da cidade e da região. É a chance que temos de reconhecer a importância das famílias e seus referenciais na construção de um município cada vez melhor.
Homenageamos nesta noite 32 personalidades nesta solenidade. Mas é preciso ressaltar que estes vultos representam centenas e milhares de outros anapolinos e brasileiros de todas as partes que escolheram a cidade de Anápolis para morar e construir uma trajetória. Eles são o referencial de diversas famílias e indivíduos. De anônimos e conhecidos. Eles são um retrato da luta e da conquista que resumem bem a história de nossa gente.
Vivemos um momento bastante especial em nossa cidade que, apesar do que se tem notícia pelo Brasil, segue prosperando e conquistando ótimos resultados na economia, na área social, na geração de empregos e renda. Neste mês de aniversário pudemos realizar uma verdadeira maratona de inaugurações como o mais novo Parque da Jaiara, contemplando toda a região Norte, realizar uma série de grandes eventos culturais que movimentaram a cidade. Entregamos também escolas ampliadas e Postos de Saúde.
E é neste clima de celebração de constância da prosperidade que podemos renovar nosso orgulho pela nossa cidade e nossa disposição para seguir trabalhando com o mesmo afinco e determinação, somando nossa capacidade aos esforços de tantos que já se foram para fazer uma Anápolis melhor, maior, mais justa e empreendedora. Uma cidade de Todos.
Anápolis vem escrevendo a sua história de acordo com a coerência de sua formação. Somos trabalhadores e desde o início o povo soube aproveitar o potencial logístico deste lugar para ser a mola propulsora da economia. Desde a chegada dos trilhos, que trouxe também o nosso primeiro grande salto. Com a vinda do transporte industrial, por assim dizer, começamos a aproveitar o nosso potencial logístico e estratégico. Ao “descobrirem” Anápolis, nós também a descobrimos de outra maneira. Podemos dizer que ali foi o início de tudo.
Depois, vieram as máquinas. Os grandes armazéns, o benefício dos grãos e a formação das famílias que se destacaram na geração de emprego e renda, apostando alto no comércio e indústria da cidade. Tornamo-nos referencias pela primeira vez na agricultura e no envio de grãos para todo o País, com destaque ao café, arroz feijão e a soja.
Nosso segundo grande salto veio com a industrialização. A formação do Distrito Agro-Industrial de Anápolis e a instalação de grandes empresas, sem perder a força do comércio, a base histórica de nosso município. Ou de pequenas indústrias que ao crescer, levaram a cidade junto.
Agora, vivemos um novo e revolucionário salto. Vivemos a Era do Ser Humano. Vivemos a revolução do cidadão, do acesso à informação, do acesso ao conhecimento e à formação educacional e profissionalizante. A grande transformação da cidade passa pela formação e informação, item indelével para a valorização da pessoa. Reconhecemos que uma cidade é feita de potenciais investimentos, mas que é o cidadão com a sua autoestima revigorada que faz com que ela se desenvolva com igualdade, justiça social e a excelência no padrão de qualidade de vida.
Vivemos o momento histórico em que a cidade vive uma paz política, administrativa e social. Esta construção é o fruto do esforço de muitas pessoas de bem inseridas em nosso convívio. Aos 108 anos, a cidade se volta para a vida do cidadão. Cuidar de gente é cuidar da cidade e sem dúvida trabalhar para prosperar.
É preciso destacar que do ponto de vista administrativo, cada grupo político e cada gestor fez a sua parte nestes 108 anos, dando o melhor que podia para gerir o município. Cada um ofertou o que tinha de melhor para a cidade. Eu não tenho dúvida disto.
Portanto, ao agraciarmos os novos comendadores também celebramos a nossa cidade construída pelo suor e esforço de nossa gente. Parabéns à cidade e a todos os anapolinos e anapolinas pela passagem destes 108 anos.
Viva a cidade de Anápolis!
Viva o povo anapolino!
(João Gomes, prefeito de Anápolis)