Opinião

Aparecida de Goiânia do zero ao infinito – XXI

Diário da Manhã

Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 23:56 | Atualizado há 7 anos

Sem­pre ima­gi­nei co­mi­go mes­mo que a vi­da é um dom e de­ter­mi­na­ção Di­vi­na e que a mor­te é con­se­qüên­cia da pró­pria exis­tên­cia do ser hu­ma­no, tu­do is­so por obra e gra­ça de Deus.

Por is­so, na dé­ca­da de 80, quan­do pre­fei­to de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, as mi­nhas ex­pen­sas e por con­ta pró­pria, se­guin­do os en­si­na­men­tos e de­síg­nios de Deus, no tra­di­cio­nal e his­tó­ri­co ce­mi­té­rio da se­de mu­ni­ci­pal de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, on­de es­tão en­ter­ra­dos os prin­ci­pa­is pi­o­nei­ros da ci­da­de, com a mi­nha pes­so­al e ar­ran­ja­da ar­qui­te­tu­ra, fiz cons­tru­ir uma pe­que­na ca­pe­la, ins­tru­men­ta­li­zan­do ali uma im­pro­vi­sa­da ins­ta­la­ção de se­pul­ta­men­to, com en­tra­da e sa­í­da de ar no in­te­ri­or do tú­mu­lo e es­pe­ci­ais con­di­ções de fun­cio­na­men­to, de ma­nei­ra a per­mi­tir, em­bo­ra ain­da pre­ca­ria­men­te, o re­tor­no e con­ví­vio aos seus fa­mi­lia­res, uma pes­soa ti­da e ha­vi­da co­mo mor­ta, em ra­zão de um ima­gi­na­do ata­que por “ca­ta­lep­sia” ou do­en­ça se­me­lhan­te ain­da des­co­nhe­ci­da ci­en­ti­fi­ca­men­te com os mes­mos sin­to­mas, vol­tas­se ao con­ví­vio de seus en­tes que­ri­dos.

O meu in­ven­ti­vo tú­mu­lo não foi fei­to ou ima­gi­na­do pa­ra con­tra­ri­ar a lei de Deus nem da na­tu­re­za. As mi­nhas ins­ta­la­ções “tu­mi­fe­ras”, não dão vi­da às pes­so­as. Is­so acon­te­ce por in­ter­mé­dio do su­pre­mo mes­tre.

O que cons­truí, com to­do “ima­gi­na­do cui­da­do”, fo­ram ins­ta­la­ções que, por su­as ca­rac­te­rís­ti­cas, pu­des­se ofe­re­cer con­di­ções de “so­bre­vi­da“, a quem, des­cui­da­da­men­te, pu­des­se ser en­ter­ra­da ain­da com “re­fle­xos ou lam­pe­jos de vi­da”.  Não cons­truí es­se “cu­ri­o­so in­ven­to” pa­ra agra­dar ou re­ce­ber pal­mas de nin­guém. Meu de­se­jo, ob­je­ti­vo e con­vic­ção, foi o de co­la­bo­rar com to­da a hu­ma­ni­da­de do fu­tu­ro, pa­ra an­dar pa­ra­le­lo com o na­tu­ral de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co que vem be­ne­fi­ci­an­do a po­pu­la­ção do mun­do in­tei­ro. Com is­so, es­ta­rei co­la­bo­ran­do com o po­vo bra­si­lei­ro co­mo fez no pas­sa­do o “pai da avi­a­ção”, o le­gen­dá­rio San­tos Du­mont, in­ven­tan­do e cons­tru­in­do o “mais pe­sa­do que o ar”, que se tor­nou a mais im­por­tan­te e ne­ces­sá­ria in­ven­ção dos úl­ti­mos tem­pos.

Por es­sa e ou­tras ra­zões é que edi­fi­quei “um tú­mu­lo pa­ra de­fun­to ne­nhum bo­tar de­fei­to”. A hu­ma­ni­da­de pre­ci­sa de “pes­so­as ide­a­lis­tas e vi­si­o­na­rias” que pos­sam abre­vi­ar as bo­as coi­sas pa­ra al­can­çar um fu­tu­ro pro­mis­sor.

Quan­do de­ci­di fa­zer o “meu con­ce­bi­do tú­mu­lo”, nu­ma aná­li­se e com­pro­va­ção freu­di­a­na que so­men­te o meu ilus­tre xa­rá Sig­mund Freud pai da psi­ca­ná­li­se e que a tu­do ex­pli­ca, tor­nan­do-se o mai­or ci­en­tis­ta des­te úl­ti­mo sé­cu­lo, cu­jo mé­to­do ana­lí­ti­co per­mi­te apro­fun­dar no ego e su­per ego do ser hu­ma­no, sa­bia de an­te­mão que a mi­nha “in­ten­ção tu­mí­fe­ra”, iria es­bar­rar, ao mes­mo tem­po, na com­pre­en­são e in­com­pre­en­são de mui­tos, al­guns pro e ou­tros con­tra a mi­nha idéia que se­ria aplau­di­da e com­ba­ti­da ao mes­mo tem­po, ge­ran­do con­tro­ver­sas, pois en­vol­ve­ria na­tu­ra­is po­le­mi­cas até por­que o as­sun­to en­vol­via te­mas di­fe­ren­ci­a­dos e in­con­ve­ni­en­tes co­mo mor­te, cai­xão, de­fun­to e ou­tras coi­sas te­ne­bro­sas, de ar­re­pi­ar o ca­be­lo de mui­ta gen­te.

De qual­quer for­ma, pa­ra en­fren­tar o cri­vo da opi­ni­ão pu­bli­ca e exer­cer na ple­ni­tu­de o meu “ide­a­lis­ta ci­vis­mo”, sem ti­tu­be­ar um mo­men­to se­quer, de­ter­mi­na­da­men­te, re­sol­vi se­guir em fren­te e co­la­bo­rar com a hu­ma­ni­da­de do fu­tu­ro e avan­çar na con­sig­na­ção do “meu in­ven­to” co­mo ou­tros ilus­tres vi­si­o­ná­rios do pas­sa­do, quan­do con­ce­be­ram in­ven­tos que em mui­to be­ne­fi­ci­a­ram os po­vos es­pa­lha­dos pe­lo mun­do to­do, va­len­do lem­brar os mi­lha­res co­mo Ale­xan­dre Fle­ming que in­ven­tou e pro­du­ziu a “pe­ni­ci­li­na”, Gra­ham Bel, o “te­le­fo­ne”, Hen­ri Ford o “au­to­mó­vel”, aque­les que in­ven­ta­ram o con­for­to da era mo­der­na co­mo a ge­la­dei­ra, apa­re­lho de te­le­vi­são, fo­gão a gás, os ca­pi­tã­es da in­dús­tria far­ma­cêu­ti­ca que in­ven­ta­ram an­tí­do­tos que es­ten­de­ram a vi­da das pes­so­as, pro­por­ci­o­nan­do-lhes uma exis­tên­cia fe­liz e du­ra­dou­ra. A hu­ma­ni­da­de sem­pre vi­veu em fun­ção dos gran­des in­ven­to­res que, via de re­gra, são con­si­de­ra­dos lou­cos ou a ca­mi­nho da lou­cu­ra.

Mes­mo as­sim, se­gui em fren­te com a cons­tru­ção do meu tú­mu­lo, pre­ten­den­do co­nhe­cer me­lhor o ser hu­ma­no den­tro da sua con­cep­ção de vi­da até che­gar à mor­te, obe­de­cen­do ao na­tu­ral cur­so e avan­ço tec­no­ló­gi­co que ten­de e pre­ten­de co­nhe­cer me­lhor a tran­si­tó­ria vi­da das pes­so­as.

E foi exa­ta­men­te na fa­zen­da “Lu­ar do Ser­tão” de nos­sa pro­pri­e­da­de, lo­ca­li­za­da na zo­na ru­ral do Mu­ni­cí­pio de Hi­dro­lân­dia- GO., que de for­ma me­lho­ra­da, há mais de 20 anos atrás edi­fi­quei um no­vo, mo­der­no e mais efi­ci­en­te tú­mu­lo, do­ta­do de me­lho­res equi­pa­men­tos, con­ten­do ram­pa de aces­so, ao in­te­ri­or do tú­mu­lo, atra­vés de tri­lhos pa­ra re­tor­no, por­ta de aber­tu­ra e fe­cha­men­to, dis­po­si­ti­vo de co­mu­ni­ca­ção ex­ter­na (me­ga­fo­ne), ce­lu­lar, fri­go­bar pa­ra con­ser­va­ção de ali­men­tos a se­rem pos­si­vel­men­te uti­li­za­dos, apa­re­lho de TV, vi­dros ex­ter­nos pa­ra re­fri­ge­ra­ção do in­te­ri­or do tú­mu­lo, dis­po­ni­bi­li­zan­do cons­ta­tar a si­tu­a­ção “post-mor­tem” do fa­le­ci­do.

O cer­to é que o meu cu­ri­o­so in­ven­to não da vi­da a nin­guém. Quem pro­por­ci­o­na vi­da às pes­so­as é Deus. O meu tú­mu­lo vi­sa ape­nas ofe­re­cer con­di­ções de “so­bre­vi­da” (ou­tra vi­da), a quem por­ven­tu­ra te­nha si­do se­pul­ta­do e con­si­de­ra­do mor­to e que ain­da te­nha lam­pe­jos ou re­fle­xos de vi­da.

Te­nho pa­ra co­mi­go que um dia não mui­to dis­tan­te o ser hu­ma­no, mes­mo que tran­si­to­ria­men­te, se­rá imor­ta­li­za­do pe­la apli­ca­ção ime­di­a­ta de um re­mé­dio que in­je­ta­do no cor­po de um com­pro­va­do ca­dá­ver, lhe de­vol­ve­rá uma no­va vi­da e es­pe­ran­ça de vol­tar a vi­ver nor­mal­men­te, pe­lo me­nos por mais al­gum tem­po.

Não se po­de des­crer da ca­pa­ci­da­de do ser hu­ma­no em in­ven­tar coi­sas em seu pró­prio be­ne­fi­cio. Ali­ás, Deus ao cri­ar a es­pé­cie hu­ma­na, mes­mo que por con­ces­são, deu-lhe po­de­res de ili­mi­ta­da cri­a­ti­vi­da­de, sem que is­so pos­sa cons­ti­tu­ir afron­ta ou des­res­pei­to as leis Di­vi­nas. Um dia is­so acon­te­ce­rá nor­mal­men­te. É só es­pe­rar pa­ra ver.

De qual­quer for­ma, na mi­nha te­se “tu­mí­fe­ra” on­de es­ti­ver, mes­mo que es­pi­ri­tual­men­te, es­pe­ra­rei que is­so ve­nha acon­te­cer. Ali­ás, nes­se mun­do, o ho­mem ou mu­lher são pro­ta­go­nis­tas do pró­prio des­ti­no, sem­pre gui­a­do por Deus.

Abai­xo apre­sen­to fo­tos da cons­tru­ção do pri­mei­ro tú­mu­lo cons­tru­í­do na se­de do Mu­ni­cí­pio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia e no se­gun­do, a ca­pe­la e o in­te­ri­or on­de se en­con­tra o mais re­cen­te, lo­ca­li­za­do na fa­zen­da “Lu­ar do Ser­tão”, zo­na ru­ral do Mu­ni­cí­pio de Hi­dro­lân­dia-GO, dei­xan­do a cri­té­rio de ca­da um o seu pes­so­al jul­ga­men­to, o que da­rei por sa­tis­fei­to.

Tu­do que for bom pa­ra Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Go­i­ás e o Bra­sil, te­rá o meu aco­lhi­men­to. Po­rém, to­do aque­le que pre­ju­di­car Apa­re­ci­da, me ve­rá pe­la fren­te. Se­ja quem for.

A par de re­co­nhe­cer que até ago­ra, den­tre os vá­rios che­fes do exe­cu­ti­vo go­i­a­no, aque­le que mais trou­xe ge­né­ri­cos be­ne­fí­ci­os ao Mu­ni­cí­pio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, por ex­ten­são ao Es­ta­do de Go­i­ás e com re­fle­xos no Bra­sil in­tei­ro, foi e tem si­do o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. O re­co­nhe­ci­men­to e sua de­cla­ra­ção é uma qua­li­da­de dos jus­tos.

 

(Freud de Me­lo, ex-ve­re­a­dor, ex-pre­fei­to e cri­a­dor do mu­ni­cí­pio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia)

 

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