Opinião

Apartheid educado

Diário da Manhã

Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 22:22 | Atualizado há 7 anos

“Quem de­se­ja ver o ar­co-íris, pre­ci­sa apren­der a gos­tar da chu­va.”

Pau­lo Co­e­lho

 

Alu­no não gos­ta de pro­fes­sor, nor­mal­men­te, ele quer mé­dia boa! Mas, co­mo não se con­se­gue agra­dar to­do mun­do, tam­bém não se con­se­gue de­sa­gra­dar a to­do mun­do, por is­so, um ou ou­tro ter­mi­na por di­vul­gar uma sim­pa­tia mai­or pe­lo o seu pro­fes­sor sem su­bor­no al­gum. Po­rém, di­ga-se de pas­sa­gem, que Je­sus o ho­mem per­fei­to não con­se­guiu agra­dar a mai­o­ria! Sou sem­pre ví­ti­ma dis­so, e, nes­se ca­so es­pe­cí­fi­co, eu cons­ti­tuo lo­go meu ad­mi­ra­dor co­mo se­cre­tá­rio na sa­la de au­la, re­tri­buin­do as­sim os elo­gi­os, e va­lo­ri­zan­do a ra­ra e per­se­gui­da ami­za­de. Po­rém, es­sa pre­fe­rên­cia vai lo­go des­per­tar o ci­ú­me do­en­tio e des­pro­vi­do de bo­as in­ten­ções nos ou­tros pro­fes­so­res e co­le­gas de­les.

En­tão, pa­ra me des­ban­car, acu­sa­ram-me, em re­u­ni­ão ofi­ci­al, de afrou­xa­dor das nor­mas pa­ra agra­dar e ser sim­pá­ti­co! “Te­mos que fa­lar a mes­ma lín­gua”, di­zem os “pu­xa­do­res de ta­pe­te”, sem se im­por­tar com o sen­so ina­ti­vo de jus­ti­ça, pro­pri­e­da­de de al­guns alu­nos, mes­mo em for­ma­ção. Sem­pre es­te­ve cer­to, Pao­lo Man­te­gaz­za, des­de quan­do dis­se: “Mes­tre que não é ama­do pe­los seus dis­cí­pu­los é um mau mes­tre.” E quem de­ra, ti­vés­se­mos os maus mes­tres de quan­do a edu­ca­ção era res­pei­ta­da!

Qual é a mai­or ame­a­ça de um alu­no ao seu pro­fes­sor, se­não: “Eu vou de­sis­tir”. De quem é a cul­pa se o alu­no de­sis­tir de es­tu­dar? E a es­sa al­tu­ra, já há mui­tos de­sis­ten­tes, só ain­da não aban­do­na­ram a sa­la por cau­sa dos pro­gra­mas be­ne­fi­ci­an­tes do go­ver­no (bol­sa fa­mí­lia, tran­spor­te es­co­lar, Pro­gra­ma de Er­ra­di­ca­ção do Tra­ba­lho In­fan­til (Peti), Bra­sil Ca­ri­nho­so – Apoio às cre­ches, Car­ta So­ci­al, Pro Jo­vem Ado­les­cen­te, etc.), pois exi­gem fre­quên­cia, mes­mo im­pro­du­ti­va.

Se ti­ver­mos mui­tos alu­nos que ain­da gos­tem dos seus pro­fes­so­res se­ria o ide­al. Mas, in­fe­liz­men­te, eles nos de­tes­tam, e não fa­zem ce­ri­mô­nia pa­ra de­mons­trar is­so, com ape­li­dos, e gri­ta­ri­as des­res­pei­to­sos, e vi­o­lên­cias mil. Por que de­vo apli­car es­ses sen­ti­men­tos co­pia­dos de alu­nos ao me vin­gar de meus co­le­gas de tra­ba­lho de­ve­do­res de um ca­ris­ma di­fe­ren­ci­a­do?

Se ao me­nos um alu­no, mais or­dei­ro e dis­ci­pli­na­do, so­bre­vi­ven­tes aos in­cen­ti­vos ne­ga­ti­vos do meio, pos­su­in­do a for­ça de seus ali­cer­ces fa­mi­lia­res, e fi­nal­men­te vi­er a gos­tar de um pro­fes­sor se­quer, ao me­nos um ape­nas, já é de­ve­ras uma con­quis­ta que de­ve ser re­tri­bu­í­da com elo­gi­os e não acu­sá-lo in­di­re­ta­men­te de “pu­xa sa­co” do se­nhor  pro­fes­sor fu­la­no, por que o dei­xa fa­zer ba­gun­ça. Eu já ou­vi is­so de “bons” co­or­de­na­do­res! Só há uma con­clu­são: Os Ala­dins da vi­da re­al pu­xam o meu ta­pe­te pa­ra vo­a­rem so­zi­nhos.

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias