Opinião

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): você sabe o que é?

Redação DM

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 01:03 | Atualizado há 8 anos

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma proposta curricular, que objetiva a integração de disciplinas tendo em vista a prática focada para situações problemas e o aluno como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem.

A ABP é considerada uma das mais significativas inovações na educação das ciências médicas nos últimos anos, surgindo como um movimento de reação aos currículos das escolas tradicionais que privilegia e/ou privilegiava o ensino centrado no professor.

Com o passar dos anos, vários métodos têm sido estudados para se buscar uma boa formação acadêmica, dentre eles a pedagogia tradicional, tendo uma centralidade na intelectualidade, na transmissão de conhecimentos e uma figura centrada no professor e a pedagogia progressista que possui três referências, sendo uma a pedagogia libertária tendo a escola como um instrumento de conscientização e organização política dos educandos.

A pedagogia libertadora está fundamentada em Paulo Freire, com a libertação e transformação das camadas populares através da conscientização cultural e política, e por último a pedagógica crítico-social defendendo a igualdade da oportunidade de educação para todos, a prática educacional pela assimilação e transmissão de conteúdos, e sua transformação no contexto de uma prática social.

A proposta da educação problematizadora difere da tradicional, pois não está focada no ato de depositar ou de narrar ou de transferir, ou de transmitir conhecimentos e valores aos educandos.

O propósito da educação problematizadora é despertar no homem a curiosidade de interagir, indagar, questionar, investigar e participar de seu mundo com sabedoria e inteligência. Algumas instituições de ensino superior têm utilizado esta proposta de ensino mesmo com toda resistência inicial, principalmente pelo desconhecimento desta proposta.

O processo de ensino aprendizagem exige competência e responsabilidade para com aquele que ensina o aprender e para com aquele que aprende a ensinar. Este processo é gratificante para os estudantes que dele participam, apesar de existirem grandes obstáculos que os impedem de desfrutarem com maior intensidade o fenômeno da aprendizagem problematizadora.

É de suma importância que a instituição de ensino responsável pela implementação da proposta possa reparar as lacunas existentes em relação ao conhecimento e à prática docente para que possa ser despertado nos educandos o interesse em participar deste processo de forma ativa enquanto sujeitos transformadores.

 

(Érica Mayane Holanda Santos Carvalho, enfermeira, mestre em saúde pública, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá de Goiás – FESGO)

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