Brasil

Arte e cidadania no Centro Antônio Poteiro

Redação DM

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 01:06 | Atualizado há 10 anos

O Palácio Pedro Ludovico Teixeira termina o ano de 2016 mais belo, humano e democrático. Isso porque inauguramos o Centro de Artesanato Antônio Poteiro, com a exposição de 60 peças de artesanato de 27 artistas goianos. O novo espaço fica na Ala Oeste do térreo do PPLT, uma área central por onde transitam milhares de pessoas. Erguemos ali um foco de democratização da arte goiana, que agora se situa em seu lugar de direito, no coração do governo de Goiás.

É dever do Estado divulgar seus artistas. Com o Centro de Artesanato, possibilitamos que eles exponham permanentemente seu trabalho, num sistema de revezamento trimestral. Também homenageamos a memória de Antônio Poteiro, ceramista, pintor e escultor que lutou pelo reconhecimento do artesanato como expressão artística genuína do povo.

As telas, cerâmicas e esculturas de Poteiro remetem a um Brasil colorido, vibrante e cheio de vida. Seja nos temas religiosos ou nas representações da natureza, esse gênio das artes soube traduzir as cores da alma brasileira e a plasticidade do chão goiano. Sua obra emociona: transformou barro em gente, cor em movimento, e é hoje um dos maiores nomes da arte brasileira, reconhecido como um de nossos maiores artistas primitivistas.

Através do trabalho manual, paciente e cuidadoso, nossos artesãos moldam a identidade de Goiás e valorizam as coisas da nossa terra. O artesanato é um produto de grande valor agregado. Sua força simbólica se reflete na intensa procura comercial. Por isso, o artesanato gera emprego e renda, e faz circular os cheiros, cores, gostos e sabores do nosso Estado.

O Centro de Artesanato Antônio Poteiro será gerido pela Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como parte do Programa do Artesanato Goiano. Surgido em 2000, o programa une desenvolvimento econômico e manutenção das tradições e da identidade goiana. Estamos no primeiro lugar no ranking nacional de cadastramento de artesãos no País. Temos hoje 5.375 artesãos cadastrados e com carteira nacional. Eles recebem diversos benefícios, como isenção do ICMS e a curadoria de seu trabalho. E agora podem expor seu acervo no palácio Pedro Ludovico.

É com avanços assim, sempre no sentido da cidadania e da melhora da qualidade de vida dos goianos, que concluímos o ano de 2016 e entramos em 2017. Todos sabemos o ano que passou não foi fácil, e ainda há desafios pela frente, mas podemos afirmar, com convicção, que fechamos mais um ciclo sob os auspícios da cidadania.

Com o apoio do setor produtivo e dos trabalhadores, o Governo de Goiás avançou na gestão inteligente, baseada nas parcerias e no planejamento. Assim como os talentosos artesãos goianos, temos realizado um trabalho manual, paciente e cuidadoso, na direção do Estado e do País que todos queremos e sonhamos.

 

(Marconi Perillo é governador de Goiás)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia