Opinião

As ideias que perpetuam

Redação DM

Publicado em 1 de agosto de 2018 às 23:26 | Atualizado há 7 anos

O ser hu­ma­no tem uma ca­pa­ci­da­de in­fi­ni­ta de apri­mo­rar, con­so­li­dar, re­mo­de­lar con­cei­tos que acham equi­vo­ca­dos. Nes­ta di­nâ­mi­ca de per­cep­ção ele con­duz o mun­do com a su­pre­ma me­to­do­lo­gia que su­pe­ra to­do en­si­na­men­to que lhe foi trans­mi­ti­do. A hu­ma­ni­da­de pre­ci­sa do co­nhe­ci­men­to pa­ra so­bre­vi­ver e am­pli­ar o ide­á­rio de su­as ha­bi­li­da­des se­ja pros­pe­ran­do em ini­ci­a­ti­vas que trans­for­mem a co­le­ti­vi­da­de ou em ges­tos que fa­zem a di­fe­ren­ça nes­te mun­do tão sin­gu­lar de du­vi­das e ques­ti­o­na­men­tos que con­so­li­dem em so­lu­ções du­ra­dou­ras e res­plan­de­cen­tes.

Nes­sa iden­ti­da­de sus­ten­ta e ori­en­ta pa­ra pos­tu­lar por uma abran­gên­cia mai­or de con­cei­tos que acres­cen­ta­ram evo­lu­ções que mar­ca­ram o sé­cu­lo e a épo­ca que vi­ve­ra, a ori­gi­na­li­da­de é um prin­cí­pio que o di­fe­ren­cia dos ou­tros se­res des­de os pri­mór­di­os.  O ho­mo sa­pi­ens , o ho­mem sá­bio ava­lia , res­tau­ra e im­pri­me uma for­te pre­sen­ça pa­ra for­ta­le­cer a ideia da an­ces­tra­li­da­de que per­du­ra­ra pe­lo lon­go tem­po de sua exis­tên­cia e des­cen­dên­cia.

O de­síg­nio prin­ci­pal que es­ta­be­le­ce é a har­mo­nia que di­re­cio­na pa­ra si­tu­ar em ide­o­lo­gi­as que não opri­mem, mas que pro­du­zem nes­te pla­ne­ta um lu­gar me­lhor des­ta­can­do: A In­ven­ção do avi­ão, cri­a­ção de Uni­ver­si­da­des, a con­so­li­da­ção de pos­tu­la­dos no­vos de li­te­ra­tu­ra, a evo­lu­ção do con­cei­to da ter­ra, o mo­do co­mo a ve­mos e a con­fi­gu­ra­ção das de­si­gual­da­des so­ci­ais pre­sen­tes nos con­ti­nen­tes afri­ca­no, asi­á­ti­co des­ta­can­do os paí­ses pe­ri­fé­ri­cos po­bres que não tem as­cen­são so­ci­al de sua po­pu­la­ção e o con­ti­nen­te ame­ri­ca­no des­ta­can­do a Amè­ri­ca la­ti­na on­de se tra­duz tam­bém em ex­clu­sões so­ci­ais. O pa­no­ra­ma da atu­a­li­da­de in­duz que ten­do es­ses con­cei­tos de evo­lu­ção de­ve­mos apro­xi­mar pa­ra pros­pe­ri­da­des que fa­çam que a for­ta­le­za mai­or, se­ja a edu­ca­ção cons­tru­in­do o ce­ná­rio on­de to­dos po­dem par­ti­ci­par e que não se­jam me­ros es­pec­ta­do­res ven­do a his­tó­ria acon­te­cer e não agen­tes de mo­di­fi­ca­ção.

Na en­ge­nha­ria da vi­da de­ve­mos cons­tru­ir ba­ses so­li­das on­de se­jam er­gui­das os pi­la­res da com­pre­en­são e da re­li­gi­o­si­da­de pa­ra res­sal­tar que ha­ve­re­mos de mo­de­rar nos­sas idèi­as e pro­du­zir for­ças no­vas de aná­li­se e con­cre­ti­za­ção de con­cei­tos. As­si­mi­la­mos o mun­do a par­tir do meio em que vi­ve­mos e com is­so sen­ti­mos que é fá­cil trans­for­mar não es­pe­ran­do gran­des mo­di­fi­ca­ções, mas atra­vés do pe­que­no ges­to con­so­li­dar em um es­pec­tro re­a­li­za­dor que in­clu­em e não ex­clu­em os in­di­ví­duos que que­rem fa­zer par­te de uma no­va for­ma de apri­mo­rar e se afir­mar no con­tex­to das pos­si­bi­li­da­des hu­ma­nas.

Por fim na par­ti­cu­la­ri­da­de do tem­po so­mos edu­ca­do­res pa­ra es­ta­be­le­cer em me­tas sin­ge­las po­rém com re­le­vân­cia que fi­ca­ram pa­ra a his­tó­ria su­pe­ran­do to­da a ad­ver­si­da­de e im­plan­tan­do um com­pa­ra­ti­vo re­for­mu­la­dor de pos­si­bi­li­da­des que su­ce­de­ram. Em su­ma o mo­de­lo es­sen­cial de­ve ser a sub­je­ti­vi­da­de au­xi­li­an­do a ra­ci­o­na­li­da­de e não dei­xan­do que se­ja­mos fri­os e sem se co­mo­ver com as gran­des ma­ze­las do nos­so tem­po por is­so de­ve­mos bus­car o au­to­co­nhe­ci­men­to e fa­ci­li­tar me­lho­ri­as que con­so­li­da­ram, As Idèi­as que Per­pe­tuam pro­du­zi­ram em me­lho­res pen­sa­do­res pa­ra con­cre­ti­zar mo­de­los de di­á­lo­gos pa­ra en­fim apro­xi­mar.

 

(Ruy da Pe­nha Lô­bo, gra­du­a­do em Le­tras Es­pa­nhol – UCG – Ho­je Puc Go­i­ás – twit­ter: @ pe­nha Lo­bo – re­si­den­te em Bon­fi­nópo­lis – Go­i­ás)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias