Opinião

As parábolas do tesouro escondido e da pérola

Redação DM

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 22:50 | Atualizado há 7 anos

“O Rei­no dos Céus é se­me­lhan­te a um te­sou­ro es­con­di­do no cam­po; um ho­mem o acha e es­con­de-o no­va­men­te e, na sua ale­gria, vai, ven­de tu­do o que tem e com­pra es­se cam­po”. (Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 13, v. 44).

 

“O Rei­no dos Céus é tam­bém se­me­lhan­te a um mer­ca­dor que an­da a pro­cu­ra de bo­as pé­ro­las. Ten­do en­con­tra­do uma pé­ro­la de gran­de va­lor, vai, ven­de tu­do o que pos­sui e a com­pra”. (Evan­ge­lho de Ma­teus, cap. 13, vv. 45 e 46).

 

As pa­rá­bo­las do te­sou­ro es­con­di­do e da pé­ro­la re­pre­sen­tam uma sín­te­se dos me­ca­nis­mos da evo­lu­ção es­pi­ri­tual. Na pa­rá­bo­la do te­sou­ro es­con­di­do, Je­sus com­pa­ra o Rei­no dos Céus, ou se­ja, o es­plen­dor de uma con­sci­ên­cia mo­ral e to­das as su­as con­se­quên­cias, com um te­sou­ro es­con­di­do no cam­po, o qual sim­bo­li­za a jor­na­da evo­lu­ti­va do es­pí­ri­to. Ine­xo­ra­vel­men­te, o es­pí­ri­to evo­lui, ad­qui­rin­do os atri­bu­tos in­te­lec­tu­ais e mo­ra­is por meio dos pro­ces­sos do au­to­co­nhe­ci­men­to e do tra­ba­lho, sem os qua­is tam­bém não é pos­sí­vel en­con­trar e de­sen­vol­ver es­ses atri­bu­tos. To­dos nós es­ta­mos no cam­po da evo­lu­ção es­pi­ri­tual e não há co­mo sa­ir de­le ou fu­gir de su­as leis. No mun­do da ima­nên­cia, a evo­lu­ção es­pi­ri­tual é a úni­ca fa­ta­li­da­de que exis­te.

A per­fei­ção es­pi­ri­tual, ain­da que re­la­ti­va, é um ver­da­dei­ro te­sou­ro, mas pa­ra en­con­trá-lo tor­na-se fun­da­men­tal uma cons­tan­te bus­ca por meio do au­to­co­nhe­ci­men­to, da aqui­si­ção do co­nhe­ci­men­to e da prá­ti­ca das vir­tu­des. Tam­bém pa­ra ad­qui­rir e man­ter es­se te­sou­ro se­rão ne­ces­sá­rios os mé­ri­tos dos tra­ba­lhos mo­ra­is in­ter­nos e ex­ter­nos ao in­di­ví­duo. Não há co­mo ob­ter es­se te­sou­ro de­so­nes­ta­men­te. Afi­nal, o ho­mem pa­ra com­prar o cam­po on­de en­con­tra­ra o te­sou­ro ne­ces­si­tou de ter bens pa­ra ven­dê-los, ob­ten­do os re­cur­sos pa­ra ad­qui­ri-lo. Ain­da pa­ra tal fi­na­li­da­de, o ho­mem ven­deu to­dos os seus bens por­que per­ce­beu que o te­sou­ro va­le­ria mui­to mais do que qual­quer bem que pos­su­ís­se. O ho­mem que en­con­trou o te­sou­ro tu­do fez com ale­gria e não com pe­sar.

Tam­bém na pa­rá­bo­la da pé­ro­la, Je­sus en­fa­ti­za a re­nún­cia co­mo sen­do a de­sis­tên­cia de al­go que va­le me­nos do que aque­le que se al­me­ja. Es­sa re­nún­cia diz res­pei­to aos va­lo­res mai­o­res sen­do bus­ca­dos em de­tri­men­to dos va­lo­res me­no­res, ou ain­da, bem ma­te­ri­ais sen­do sub­sti­tu­í­dos por bens es­pi­ri­tua­is.

Na pa­rá­bo­la do te­sou­ro es­con­di­do o ho­mem en­con­tra o te­sou­ro, mas Je­sus não afir­ma se foi ao aca­so ou se o ho­mem es­ta­va a pro­cu­rar um te­sou­ro. No en­tan­to, na pa­rá­bo­la da pé­ro­la, Je­sus ex­pli­ca que o mer­ca­dor es­ta­va em bus­ca de bo­as pé­ro­las, o que se sub­ten­de que na pri­mei­ra pa­rá­bo­la o ho­mem de­ve­ria es­tar em bus­ca de um te­sou­ro e o en­con­trou. É o re­sul­ta­do do prin­cí­pio: “Bus­cai e acha­reis”. Em am­bas as pa­rá­bo­las os dois ho­mens ven­dem tu­do o que tem pa­ra ad­qui­rir um bem mais pre­ci­o­so. Is­so de­mons­tra in­te­li­gên­cia, de­sa­pe­go e ca­pa­ci­da­de de atin­gir um ob­je­ti­vo com as vir­tu­des da dis­ci­pli­na, da boa von­ta­de, da per­sis­tên­cia e da ale­gria, con­di­ções pa­ra ven­der ou se des­fa­zer de va­lo­res me­no­res pa­ra aqui­si­ção de va­lo­res mai­o­res.

Ou­tro as­pec­to a ser con­si­de­ra­do é que os dois ho­mens das du­as pa­rá­bo­las en­con­tra­ram quem lhes ven­des­sem o cam­po e a pé­ro­la de gran­de va­lor. Quem de­sis­ti­ria de uma pe­dra de gran­de va­lor pa­ra ven­der à ou­trem? Quem se dis­po­ria ven­der o seu cam­po, sem des­con­fi­an­ça, ao per­ce­ber a von­ta­de in­sis­ten­te de um com­pra­dor que de­mons­tra ofe­re­cer qual­quer so­ma em di­nhei­ro pa­ra ob­tê-lo? Pa­ra que is­so ocor­res­se hou­ve as co­la­bo­ra­ções dos dois ven­de­do­res. Is­so de­mons­tra que den­tro do pro­ces­so evo­lu­ti­vo to­dos ne­ces­si­ta­mos uns dos ou­tros pa­ra a ob­ten­ção da vi­tó­ria fi­nal do bem em nós mes­mos. Nin­guém evo­lui sem a aju­da, sem a ge­ne­ro­sa in­ter­ven­ção do seu pró­xi­mo.

To­dos os di­as en­con­tra­mos te­sou­ros es­con­di­dos e pé­ro­las de gran­des va­lo­res na in­ti­mi­da­de da con­sci­ên­cia e du­ran­te a con­vi­vên­cia com os nos­sos mais pró­xi­mos, mas nem sem­pre se en­con­tra exem­plos de re­nun­cia aos va­lo­res me­no­res pa­ra aqui­si­ção de va­lo­res mai­o­res. Pe­lo con­trá­rio, aban­do­na-se a fa­mí­lia em tro­ca do su­ces­so pro­fis­si­o­nal, de­sis­te-se da paz e da for­ça da con­sci­ên­cia em tro­ca dos pra­ze­res sem res­pon­sa­bi­li­da­des mo­ra­is, por meio dos qua­is sur­gem os des­res­pei­tos às in­te­gri­da­des de na­tu­re­za fí­si­ca, psí­qui­ca, emo­cio­nal, afe­ti­va, fa­mi­liar e so­ci­al. De­vi­do ao des­res­pei­to às re­gras da evo­lu­ção es­pi­ri­tual, so­fre-se des­ne­ces­sa­ria­men­te. For­ças que de­ve­ri­am ser ca­na­li­za­das pa­ra avan­çar na sen­da da evo­lu­ção são uti­li­za­das pa­ra res­ga­tar dé­bi­tos mo­ra­is de di­fí­cil re­pa­ro.

Ne­nhu­ma cri­a­ção di­vi­na, no en­tan­to, é ex­cluí­da da evo­lu­ção. Quan­to à in­di­vi­dua­li­da­de es­pi­ri­tual, so­mos te­sou­ros pre­ci­o­sos de Deus, as su­as pé­ro­las mais va­li­o­sas. Por is­so, não se po­de de­sis­tir ou es­mo­re­cer di­an­te dos ob­stá­cu­los na­tu­ra­is ou com­pul­só­rios en­con­tra­dos du­ran­te o pro­ces­so evo­lu­ti­vo. Ao com­pa­rar o Rei­no dos Céus com te­sou­ros e pé­ro­las, Je­sus tam­bém nos en­si­na que to­do sa­cri­fí­cio em prol da evo­lu­ção e da per­fei­ção es­pi­ri­tual é vá­li­do. Por is­so, es­sa per­fei­ção tam­bém con­sis­te em não de­sis­tir des­se te­sou­ro inex­tin­guí­vel, o qual faz par­te da nos­sa es­sên­cia e que foi o te­sou­ro, a pé­ro­la ou o bem mais va­lo­ri­za­do por Je­sus: O Amor, o te­sou­ro de Deus que sus­ten­ta os uni­ver­sos, a ener­gia fun­da­men­tal de to­das as coi­sas e a ma­té­ria pri­ma do Rei­no dos Céus en­si­na­do por Je­sus.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é es­cri­tor, pes­qui­sa­dor, mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, www.cul­tu­ra.trd.br)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias