As veias abertas da Seccional Goiana da Ordem dos Advogados do Brasil
Diário da Manhã
Publicado em 5 de novembro de 2015 às 00:24 | Atualizado há 10 anosA Seccional Goiana da Ordem dos Advogados do Brasil, berço de grandes juristas e de grandes defensores da democracia, vem sendo utilizada como museu de vaidades, palco de jogatinas políticas e refúgio dos hipócritas.
Inspirado na obra de Eduardo Galeano e perplexo com as inúmeras mentiras que circulam pelos palcos forenses, não pude conter o meu desabafo sobre o desgosto e o descrédito que amarga a boca da advocacia goiana.
As fábulas e os engodos eleitorais nesse período de eleição classista são verdadeiras histórias de terror, onde todos prometem mudança e ao mesmo tempo são vítimas (inclusive dirigentes e ex-dirigentes) da fossilização e penúria de nossa Seccional.
Nós, enquanto advogados, profissionais intelectuais de natureza ímpar, não podemos tolerar tamanha humilhação, faz-se mister que nossa inteligência seja respeitada. É preciso dar um basta em tanta enganação, é preciso deixar as portas da casa da advocacia aberta durante todo o mandato, é preciso democratizar e dar transparência à nossa Seccional, alfabetizando juridicamente nossos dirigentes, informando-lhes que nossa Constituição veda a usucapião de bens públicos.
Eu não quero vender o meu voto por um mísero chope ou por um conto de fadas (que acredita quem quer) a cada pleito, estou cansado de ver a nossa Seccional estampada nos noticiários com dívidas milionárias, assim como sinto repulsa de ver a nossa instituição sendo transformada em escritório político, eu quero ver a vitória das idéias e a conquista da integridade
É muito fácil falar de independência com discursos vazios, assim como é tranqüilo demonstrar que é forte com aportes financeiros anabólicos. Se todos avaliássemos as propostas e o passado dos candidatos que disputam o pleito da OAB/GO, concordaríamos que só existe um nome que defende e é capaz de realizar a mudança que tanto desejamos, a renovação é o caminho mais seguro e confiável para resgatarmos a dignidade de nossa amada profissão e alcançarmos a OAB que queremos.
Ovídio Inácio Ferreira Neto é advogado.