Opinião

Atlético do meu coração

Diário da Manhã

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 22:49 | Atualizado há 7 anos

Fun­da­do em 2 de abril de 1937, o At­lé­ti­co Clu­be Go­i­a­ni­en­se [ACG] é a agre­mia­ção es­por­ti­va mais an­ti­ga do Es­ta­do de Go­i­ás. Nas­ci­do na his­tó­ri­ca Cam­pi­nas, ele é a pai­xão de mi­lha­res e mi­lha­res. De ho­mens e mu­lhe­res. Cri­an­ças e adul­tos.Ido­sos. Com a bên­ção dos fre­quen­ta­do­res da Ma­triz de Cam­pi­nas. De li­nha­gem ca­tó­li­ca apos­tó­li­ca ro­ma­na. O Dra­gão, co­mo é clas­si­fi­ca­do por sua imen­sa le­gi­ão de apoi­a­do­res, inau­gu­ra o seu no­vo es­tá­dio de fu­te­bol. O ve­lho, mas re­pa­gi­na­do, com as co­res ru­bro-ne­gras, com a sua ca­pa­ci­da­de am­pli­a­da, An­tô­nio Ac­ci­oly.

O ver­me­lho e pre­to já con­quis­tou o Bra­si­lei­rão das Sé­ri­es C e B. Mais:  fa­tu­rou o es­ta­du­al. Deu a vol­ta olím­pi­ca na Di­vi­são de Aces­so. É de­ten­tor de um tí­tu­lo his­tó­ri­co de uma com­pe­ti­ção na­ci­o­nal, ocor­ri­da no ano de 1971. O ti­me do tra­di­cio­nal ‘Res­pei­ta as Co­res’, tor­ce­dor-sím­bo­lo de ou­tro­ra, é, ho­je, fa­vo­ri­to, em 2018. Já que ron­da o G-4. Pa­ra vol­tar à eli­te do fu­te­bol na­ci­o­nal. A Sé­rie A. Em 2019. Com um elen­co com ra­ros ta­len­tos do mer­ca­do da bo­la, fa­rá a ale­gria. Den­tro e fo­ra de cam­po. A Iris Re­zen­de Ma­cha­do,  pre­fei­to de Go­i­â­nia, tor­ce­dor an­ti­go

O fu­te­bol faz par­te da iden­ti­da­de na­ci­o­nal. La­ti­no-ame­ri­ca­na. O Bra­sil é pen­ta­cam­pe­ão mun-di­al. Com as co­pas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. As­sim co­mo vi­ce-mun­di­al em 1950 e 1998. Um gi­gan­te no mun­do da bo­la. O At­lé­ti­co Clu­be Go­i­a­ni­en­se man­tém a tra­di­ção bra­si-lei­ra. Um ver­da­dei­ro ‘pa­pa-tí­tu­los’.  Eter­no em su­as vi­tó­rias. Que man­tém a cha­ma da pai­xão nos la­res de Cam­pi­nas. Um re­du­to fe­cha­do. Ver­me­lho e pre­to. Ru­bro-ne­gro. De pon­ta a pon­ta. A rei­nau­gu­ra­ção do Es­tá­dio An­tô­nio Ac­ci­oly já en­trou pa­ra a En­ci­clo­pé­dia do Fu­te­bol. Mun­di­al.

 

(Cé­lia Va­la­dão, se­cre­tá­ria mu­ni­ci­pal de Po­lí­ti­cas Pa­ra Mu­lhe­res, pas­ta es­pe­ci­al da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, can­to­ra, mu­lher de li­nha­gem ca­tó­li­ca apos­tó­li­ca ro­ma­na, tor­ce­do­ra do At­lé­ti­co Clu­be Go­i­a­ni­en­se, fre­quen­ta­do­ra da Igre­ja Ma­triz de Cam­pi­nas, de for­ma­ção hu­ma­nis­ta e colabo­rado­ra do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã, fun­da­do em 1980, pe­lo jor­na­lis­ta Ba­tis­ta Cus­tó­dio. É ex-ve­re­a­do­ra na Ca­pi­tal. Mais: in­te­gran­te do MDB. O Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias