Opinião

Avanços tecnológicos e o desafio do emprego digno

Diário da Manhã

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 23:49 | Atualizado há 7 anos

Quem vi­si­ta os shop­pings bra­si­lei­ros sa­be que, em mui­tos de­les, já exis­te a op­ção de pa­gar pe­lo es­ta­cio­na­men­to em um sis­te­ma au­to­ma­ti­za­do, sem aten­den­te. Re­cen­te­men­te, al­guns su­per­mer­ca­dos co­me­ça­ram a tes­tar cai­xas de pa­ga­men­to pa­ra as com­pras no mes­mo mo­de­lo. Nos ser­vi­ços de te­le­marke­ting, uma gra­va­ção te­le­fô­ni­ca já sub­sti­tui o aten­den­te em mui­tos me­nus. Em to­das as áre­as, a ino­va­ção e a tec­no­lo­gia vem ge­ran­do mu­dan­ças drás­ti­cas na pro­du­ção, no for­ne­ci­men­to de ser­vi­ços e, so­bre­tu­do, no mer­ca­do de tra­ba­lho.

O uso da tec­no­lo­gia na pro­du­ção veio pa­ra fi­car, é ine­gá­vel, e não há co­mo e nem por­quê com­ba­ter o seu avan­ço. Por ou­tro la­do, é ca­da vez mais ur­gen­te dis­cu­tir co­mo es­sas mu­dan­ças im­pac­tam o em­pre­go, a ren­da e a dig­ni­da­de dos tra­ba­lha­do­res. Só no Bra­sil, até 2030, cer­ca de 16 mi­lhões de tra­ba­lha­do­res se­rão afe­ta­dos pe­la au­to­ma­ção, se­gun­do es­ti­ma­ti­va re­cen­te da con­sul­to­ria McKin­sey. Um dos mai­o­res de­sa­fi­os da atu­a­li­da­de é dis­cu­tir co­mo rein­se­rir es­sas pes­so­as no mer­ca­do, ga­ran­tir a sua dig­ni­da­de, e fa­zer com que a tec­no­lo­gia se­ja nos­sa par­cei­ra pa­ra uma vi­da com mais qua­li­da­de e con­for­to, e não nos­sa ini­mi­ga.

Es­sa foi uma das dis­cus­sões que le­van­ta­mos re­cen­te­men­te, na Ar­gen­ti­na, du­ran­te en­con­tro do C-20, com or­ga­ni­za­ções da So­ci­e­da­de Ci­vil de to­do o mun­do, on­de pu­de me­di­ar um de­ba­te so­bre o fu­tu­ro da edu­ca­ção e do em­pre­go pa­ra a so­ci­e­da­de di­gi­tal. É di­fí­cil che­gar a uma con­clu­são de­fi­ni­ti­va so­bre um as­sun­to tão com­ple­xo e di­nâ­mi­co, com mu­dan­ças e ino­va­ções a ca­da mo­men­to. Há dez anos, por exem­plo, não exis­tia o apli­ca­ti­vo de vi­a­gens Uber. Ho­je, se­gun­do o si­te ofi­ci­al do apli­ca­ti­vo, são mais de 20 mi­lhões de usu­á­rios só no Bra­sil, on­de ele che­gou em 2014. No en­tan­to, ape­sar de não ha­ver uma re­cei­ta pron­ta de co­mo so­lu­ci­o­nar es­sa equa­ção, há al­gu­mas pis­tas dos ca­mi­nhos que po­de­mos se­guir.

Uma de­las, sem dú­vi­da, é in­ves­tir em qua­li­fi­ca­ção, so­bre­tu­do da ju­ven­tu­de. A tec­no­lo­gia é res­pon­sá­vel por eli­mi­nar mui­tos em­pre­gos, so­bre­tu­do os de bai­xa qua­li­fi­ca­ção, mas tam­bém po­de cri­ar mui­tos. O Uber é ho­je uma das pro­vas dis­so. Dé­ca­das atrás não exis­ti­am de­ze­nas de pro­fis­sões que ho­je fa­zem a ca­be­ça dos jo­vens, co­mo pro­gra­ma­do­res de jo­gos, e até yo­u­tu­bers.

Além de qua­li­fi­car os tra­ba­lha­do­res, pen­so ser fun­da­men­tal que tam­bém ha­ja um com­pro­mis­so de di­fe­ren­tes en­tes, do po­der pú­bli­co às em­pre­sas e so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da, pa­ra que es­sas tran­si­ções se­jam me­nos trau­má­ti­cas. Is­so en­vol­ve des­de es­for­ços pa­ra in­ser­ção das pes­so­as no mer­ca­do de tra­ba­lho até re­gu­la­ções do po­der pú­bli­co, quan­do for o ca­so, prin­ci­pal­men­te no que se re­fe­re aos di­rei­tos dos tra­ba­lha­do­res.

Ou­tra ques­tão fun­da­men­tal é as­se­gu­rar a de­mo­cra­ti­za­ção da tec­no­lo­gia e do aces­so à in­ter­net, prin­ci­pal­men­te pa­ra as po­pu­la­ções de me­nor ren­da, que qua­se sem­pre são as mais afe­ta­das pe­las mu­dan­ças tec­no­ló­gi­cas. Quem es­tá in­se­ri­do nos pro­ces­sos di­gi­tais tem mais fa­ci­li­da­de de se adap­tar a es­sas mu­dan­ças.

Por fim, o mais im­por­tan­te é per­ce­ber­mos que a tec­no­lo­gia é fun­da­men­tal pa­ra a nos­sa so­ci­e­da­de, e tem nos au­xi­li­a­do a vi­ver com mais con­for­to e bem es­tar, tem fa­ci­li­ta­do o nos­so aces­so ao co­nhe­ci­men­to pro­du­zi­do em to­do o mun­do, me­lho­ra­do a edu­ca­ção e os tra­ta­men­tos de sa­ú­de, além de pro­pi­ci­ar a me­lho­ria da pro­du­ti­vi­da­de. É por is­so que de­se­ja­mos avan­ços tec­no­ló­gi­cos, des­de sem­pre. Pa­ra que a so­ci­e­da­de vi­va ca­da vez me­lhor, e não o con­trá­rio. Es­se é um pon­to ine­go­ci­á­vel.

 

(Val­di­nei Va­lé­rio, lí­der da Re­de Pró-Apren­diz, di­re­tor do Iphac, co­or­de­na­dor in­ter­na­ci­o­nal do C20 pa­ra o G20 e mes­tre em ci­ên­cias so­ci­ais)

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