Opinião

Bariátrica X qualidade de vida

Redação DM

Publicado em 18 de maio de 2016 às 03:20 | Atualizado há 9 anos

Um questionamento que sempre faço: por que as pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica para emagrecer, muitas ficam com uma aparência física ruim? Perdem 20, 30 até 40 quilos, mas em dois, três anos voltam a engordar? Por que alguns bariátricos que tinham o hábito da bebida alcoólica tornam-se alcoólatras? Apesar de não ser médico e nem entender de medicina é uma pergunta que sempre faço e até hoje não tive nenhuma explicação convincente.  Eu convivo com pessoas, tanto amigos como familiares, que eram obesas e fizeram a cirurgia para emagrecer e já presenciei essas conseqüências negativas na vida de muitos bariátricos. Fazendo uma análise fria, conversando com meus amigos médicos, até hoje não me deram uma explicação plausível sobre o assunto. Por que essa cirurgia bariátrica ainda não é bem esclarecida para a opinião pública? Acredito que a partir do momento que explicar as conseqüências negativas em algumas pessoas que a cirurgia pode acarretar, muitos obesos pensarão melhor antes de arriscar tal procedimento. Porque após a bariátrica é necessário ter uma vida saudável tanto com a alimentação quanto com a prática de atividade física, e com esses cuidados muitos bariátricos podem não voltar a engodar. Portanto, só não engorda o bariátrico que fizer após o procedimento cirúrgico tudo aquilo que poderia ter feito antes mesmo da cirurgia, ou seja, alimentação equilibrada e saudável e prática de atividade física. Então, não seria melhor emagrecer com hábitos saudáveis do que com a bariátrica? Essas são as perguntas que fazemos, e não somente eu, mas muitas pessoas também têm essas indagações. Portanto, são questionamentos de opinião pública para a medicina, Associação Médica, especialistas que faturam milhões de reais com esse procedimento em cima da qualidade de vida de muitos obesos.

Penso que os médicos especialistas deveriam ser os primeiros a vir a público, não só falar para o paciente/cliente, mas para esclarecer os transtornos que a bariátrica pode trazer para algumas pessoas que faz essa cirurgia. Quem é que não quer emagrecer e vai para o desespero, para a última hipótese sem saber das seqüelas?

Sugiro que sejam feitas pesquisas na área médica com pessoas que já fizeram a bariátrica. Que seja mostrado o número de pessoas que acabaram com a qualidade de vida, engordaram novamente, viraram alcoólatras.

Além dos casos próximos que testemunho de resultados negativos com o pós-processo cirúrgico bariátrico, basta uma pesquisa na internet que em vários sites confiáveis, vão alertar sobre riscos e complicações da cirurgia bariátrica ao longo da vida como: náuseas e vômitos; distúrbios nutricionais; alterações psicológicas; infecções, alcoolismo, dentre outras.

É preciso esclarecer isso para a população. Essa é minha opinião, minha indagação.

 

(Manoel de Oliveira, deputado estadual pelo PSDB)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias