Opinião

Bispos do rio São Francisco

Diário da Manhã

Publicado em 21 de janeiro de 2018 às 00:19 | Atualizado há 7 anos

Há uma dé­ca­da o bis­po Dom Lu­iz Cap­pio, da Di­o­ce­se da Bar­ra, na Ba­hia, re­a­li­za­va um ines­pe­ra­do ato de in­con­for­mis­mo. Um no­vo e lon­go je­jum que por pou­co não o vi­ti­mou. Em 2007, o seu pro­tes­to re­per­cu­tia a in­ten­si­da­de da de­vas­ta­ção am­bien­tal, da fal­ta d’água e dos cus­tos so­ci­ais que pro­je­tos eco­nô­mi­cos na­da sus­ten­tá­veis pro­vo­ca­vam na ba­cia do rio São Fran­cis­co. O au­to­fla­ge­lo do bis­po cha­ma­va a aten­ção pa­ra o fla­ge­lo im­pos­to às po­pu­la­ções, aos re­cur­sos hí­dri­cos, aos bi­o­mas e ter­ri­tó­rios cul­tu­ra­is do ex­ten­so va­le.

A caa­tin­ga, o cer­ra­do e a ma­ta at­lân­ti­ca ce­di­am pai­sa­gens, bi­o­di­ver­si­da­de, águas e so­los, a vi­da de an­ti­gas co­mu­ni­da­des, prá­ti­cas agrí­co­las fa­mi­lia­res e an­ces­tra­is, di­an­te do avan­ço de pro­je­tos agro­pe­cu­á­rios, mer­can­tis e obras de in­fra­es­tru­tu­ra. Pro­je­tos mui­to pou­co aten­tos à pre­ven­ção, pre­ser­va­ção e re­ge­ne­ra­ção de da­nos e de im­pac­tos am­bien­tais. Pro­je­tos in­di­fe­ren­tes às ne­ces­si­da­des, ex­pec­ta­ti­vas e par­ti­ci­pa­ção dos mo­ra­do­res, qua­se sem­pre mui­to po­bres, nas áre­as di­re­ta e in­di­re­ta­men­te afe­ta­das pe­las ações em­pre­sa­ri­ais e go­ver­na­men­tais.

Uma dé­ca­da de­pois, em de­zem­bro de 2017, bis­pos de ou­tras dez di­o­ces­es na ba­cia do São Fran­cis­co tor­nam pú­bli­cas as su­as in­qui­e­ta­ções e pro­pos­tas quan­to ao des­ti­no do rio, de seus ha­bi­tan­tes e bi­o­mas. A Car­ta da La­pa é o do­cu­men­to sín­te­se do I En­con­tro dos Bis­pos da Ba­cia do Rio São Fran­cis­co. Além de Dom Lu­iz Cap­pio, a Car­ta re­ce­beu as­si­na­tu­ras dos bi­pos das di­o­ces­es de Ja­nu­á­ria, Mi­nas Ge­ra­is, Bar­rei­ras, Bom Je­sus da La­pa, Ca­e­ti­té, Ire­cê, Ju­a­zei­ro e Pau­lo Afon­so, Ba­hia, Flo­res­ta e Pe­tro­li­na, Per­nam­bu­co, e Pro­priá, Ser­gi­pe.

O di­ag­nós­ti­co de “mor­te gra­da­ti­va” e anun­ci­a­da é pre­ci­so, ob­je­ti­vo. Há es­cas­sez de água, per­da de ma­tas ci­li­a­res, da bi­o­di­ver­si­da­de, as­so­re­a­men­to, mui­tos con­fli­tos so­ci­ais. Um mo­de­lo de de­sen­vol­vi­men­to pre­da­tó­rio, in­de­se­já­vel e in­vi­á­vel. A Car­ta da La­pa pe­de ações con­jun­tas, de cris­tã­os ou não, na edu­ca­ção, na mí­dia e nas po­lí­ti­cas pú­bli­cas. Pro­põe dez anos de “re­pou­so sa­bá­ti­co” na ex­plo­ra­ção eco­nô­mi­ca dos bi­o­mas e evo­ca a res­pon­sa­bi­li­da­de cons­ti­tu­ci­o­nal de au­to­ri­da­des e po­de­res pú­bli­cos em de­fe­sa da vi­da e do rio São Fran­cis­co.

A Car­ta da La­pa co­lo­ca a Igre­ja ca­tó­li­ca no cen­tro do de­ba­te so­ci­al e cul­tu­ral des­te sé­cu­lo, a cri­se am­bien­tal. A en­cí­cli­ca Lau­da­to Si’, do Pa­pa Fran­cis­co, já pre­ga­ra es­ta aten­ção e ori­en­tou a Cam­pa­nha da Fra­ter­ni­da­de em 2017, de­di­ca­da aos bi­o­mas bra­si­lei­ros. A Car­ta da La­pa si­na­li­za o re­tor­no da so­ci­e­da­de ci­vil ao pal­co das de­ci­sões na­ci­o­nais. An­te­ci­pan­do-se a par­ti­dos e a can­di­da­tu­ras des­te no­vo ano, a pre­o­cu­pa­ção com a co­mu­ni­da­de de des­ti­no ul­tra­pas­sa elei­ções e fron­tei­ras na­ci­o­nais. E o São Fran­cis­co fa­lou pa­ra o mun­do.

 

(Pau­lo Hen­ri­que Mar­ti­nez, pro­fes­sor no De­par­ta­men­to de His­tó­ria da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias e Le­tras da Unesp de As­sis)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias