Opinião

Bloco W e a lavagem de dinheiro

Diário da Manhã

Publicado em 12 de julho de 2017 às 00:44 | Atualizado há 8 anos

A par­tir des­te ano de 2017, em­pre­sas par­ti­ci­pan­tes de gru­po mul­ti­na­ci­o­nal de­vem es­tar aten­tas à da­ta de en­tre­ga da Es­cri­tu­ra­ção Con­tá­bil Fis­cal (ECF) de­ter­mi­na­da pe­la Re­cei­ta Fe­de­ral do Bra­sil pa­ra 31 de ju­lho.

A ECF tam­bém te­rá a fun­ção de aten­der ao com­pro­mis­so as­su­mi­do pe­lo go­ver­no bra­si­lei­ro jun­to à Or­ga­ni­za­ção pa­ra a Co­o­pe­ra­ção e o De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co (OC­DE), que pre­vê o com­par­ti­lha­men­to de in­for­ma­ções so­bre ren­da glo­bal e im­pos­tos pa­gos en­tre paí­ses.

Pa­ra o cum­pri­men­to des­sa de­ter­mi­na­ção, foi cri­a­do o Blo­co W, que es­tá sen­do cha­ma­do de “De­cla­ra­ção Pa­ís a Pa­ís” (DPP) ou em in­glês, “country by country”. Ins­ti­tu­í­da pe­la Ins­tru­ção Nor­ma­ti­va da Se­cre­ta­ria da Re­cei­ta Fe­de­ral do Bra­sil (RFB) nËš 1.681 de 2016. O Blo­co W, se­gun­do as au­to­ri­da­des in­ter­na­cio­nais, tem o ob­je­ti­vo de cri­ar me­ca­nis­mos pa­ra ini­bir ou evi­tar a la­va­gem de di­nhei­ro de ori­gem não le­gal.

São in­for­ma­ções com da­dos anua­is con­so­li­da­dos de to­do o gru­po mul­ti­na­ci­o­nal e se­rão com­par­ti­lha­dos en­tre os paí­ses que as­si­na­ram o Acor­do de Au­to­ri­da­des. Ao to­do são 57 ju­ris­di­ções, in­clu­in­do o Bra­sil.

Com ex­ce­ção dos gru­pos mul­ti­na­cio­nais, cu­ja re­cei­ta con­so­li­da­da to­tal no ano an­te­ri­or ao ano fis­cal da de­cla­ra­ção se­ja me­nor que R$ 2,26 bi­lhões, ou se­ja, 750 mi­lhões de Eu­ros, to­das as de­mais en­ti­da­des com do­mi­ci­lio no Bra­sil, in­clu­si­ve fi­nan­cei­ras, de­vem apre­sen­ta o Blo­co W, pe­lo me­nos as in­for­ma­ções no Re­gis­tro W100.

Há hi­pó­tes­es em que a obri­ga­to­ri­e­da­de da De­cla­ra­ção Pa­ís a Pa­ís (DPP) re­caia so­bre a en­ti­da­de re­si­den­te no Bra­sil, mes­mo que não se­ja a con­tro­la­do­ra, já que são ca­rac­te­ri­za­das co­mo En­ti­da­de Sub­sti­tu­ta na for­ma da IN-RFB nº 1.681/2016. É o ca­so de con­tro­la­do­ra re­si­den­te no ex­te­ri­or em ju­ris­di­ção que não te­nha fir­ma­do acor­do de au­to­ri­da­de com o Bra­sil que per­mi­ta o com­par­ti­lha­men­to.

A en­ti­da­de bra­si­lei­ra per­ten­cen­te ao Gru­po Mul­ti­na­ci­o­nal fi­ca obri­ga­da a pres­tar as in­for­ma­ções no Blo­co W. Ha­ven­do mais de uma en­ti­da­de re­si­den­te no Bra­sil in­te­gran­te do mes­mo gru­po mul­ti­na­ci­o­nal ca­be­rá ao gru­po de­fi­nir qual se­rá a en­ti­da­de sub­sti­tu­ta res­pon­sá­vel pe­la De­cla­ra­ção. As in­for­ma­ções so­li­ci­ta­das pa­ra o Blo­co W da ECF são de ca­rá­ter so­ci­e­tá­rio e não con­tá­beis, por­tan­to, pre­sen­tes em do­cu­men­tos de cons­ti­tu­i­ção ou si­mi­la­res, ex­tra con­tá­beis, nor­mal­men­te fo­ra dos sis­te­mas de ges­tão uti­li­za­dos pe­las em­pre­sas.

Quan­do for o ca­so, o con­tri­buin­te de­ve­rá in­for­mar na De­cla­ra­ção Pa­ís a Pa­ís, por meio do Re­gis­tro W200, o mon­tan­te de re­cei­tas ge­ra­das em ca­da ju­ris­di­ção on­de o gru­po ope­ra. Nas re­cei­tas de­vem es­tar in­clu­sos os va­lo­res pro­ve­ni­en­tes de ven­das de es­to­que e pro­pri­e­da­des, de ser­vi­ços, royal­ti­es, ju­ros, prê­mios e qual­quer ou­tro mon­tan­te. Os pa­ga­men­tos re­ce­bi­dos de ou­tra en­ti­da­de in­te­gran­te do mes­mo gru­po que se­jam con­si­de­ra­dos di­vi­den­dos não de­vem ser in­cluí­dos co­mo re­cei­tas.

Já no Re­gis­tro W250 são iden­ti­fi­ca­das as en­ti­da­des in­te­gran­tes do gru­po mul­ti­na­ci­o­nal, por ju­ris­di­ção e das ati­vi­da­des eco­nô­mi­cas por elas de­sem­pe­nha­das. A ati­vi­da­de prin­ci­pal se­rá in­for­ma­da de acor­do com as op­ções dis­po­ní­veis nos cam­pos des­se re­gis­tro, tais co­mo Pes­qui­sa e De­sen­vol­vi­men­to, Ges­tão de Pro­pri­e­da­de In­te­lec­tu­al, Ma­nu­fa­tu­ra ou Pro­du­ção, Ven­das, Marke­ting, Dis­tri­bui­ção, Ser­vi­ços Fi­nan­cei­ros e Se­gu­ros, en­tre ou­tros.

O Re­gis­tro W300 ser­ve pa­ra ob­ser­va­ções adi­cio­nais que a en­ti­da­de de­cla­ran­te quei­ra uti­li­zar quan­do con­si­de­ra ne­ces­sá­rio o for­ne­ci­men­to de es­cla­re­ci­men­tos adi­cio­nais. De­ve ser es­co­lhi­do um úni­co idi­o­ma en­tre por­tu­guês, in­glês e es­pa­nhol.

Mui­to em­bo­ra a abran­gên­cia de em­pre­sas bra­si­lei­ras en­qua­dra­das na obri­ga­to­ri­e­da­de não se­ja ele­va­da, é im­por­tan­te que o ad­mi­nis­tra­dor ou con­ta­dor ve­ri­fi­que se há ou não o en­qua­dra­men­to de sua em­pre­sa pa­ra a De­cla­ra­ção Pa­ís a Pa­ís.

 

(Ed­mir Te­les, ge­ren­te de con­sul­to­ria BPO da Di­vi­são Apli­ca­ti­vos da Sonda, mai­or com­pa­nhia la­ti­no-ame­ri­ca­na de so­lu­ções e ser­vi­ços de tec­no­lo­gia)

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