Opinião

Bolsonaro antidemocrata

Redação DM

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 00:46 | Atualizado há 7 anos

A es­quer­da des­mo­ra­li­za­da pe­lo seu com­por­ta­men­to cor­rup­to na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca con­ti­nua in­sis­tin­do co­lo­car na ca­be­ça do po­vo que a mul­ti­pli­ca­ção de de­cla­ra­ções con­tra Ja­ir Bol­so­na­ro in­di­ca o re­co­nhe­ci­men­to (per­to da una­ni­mi­da­de) a res­pei­to dos ris­cos que a sua vi­to­ri­o­sa can­di­da­tu­ra re­pre­sen­ta pa­ra a de­mo­cra­cia. Es­tou me con­ven­cen­do que is­to é ver­da­de, pois, re­al­men­te o Bol­so­na­ro nun­ca foi to­mar au­las de ter­nur de­mo­crá­ti­cas com o Fi­del Cas­tro, Hu­go Cha­ves, Ma­du­ro e Kim Jong-un, nem com o Lu­la, Dil­ma, etc.

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)

__________________________________________________________________________________________

Governador de SP

Te­re­mos de es­co­lher o pró­xi­mo go­ver­na­dor por São Pau­lo. Não te­mos ne­nhum can­di­da­to a san­to, por is­so to­dos têm lá seus pe­ca­dos. Sou crí­ti­ca e sei co­brar da­que­les que se ele­gem, sem pre­ci­sar ser fi­li­a­da a qual­quer par­ti­do. Co­mo ci­da­dã acre­di­to que Do­ria reú­ne to­das as con­di­ções pa­ra fa­zer um bom go­ver­no pa­ra to­dos os pau­lis­ta­nos. Se sa­ir bem no pa­pel que al­me­ja, po­de­rá da­qui a 4 anos ser can­di­da­to a pre­si­den­te do Bra­sil. Ca­so con­trá­rio, se­rá ri­fa­do pe­lo elei­tor co­mo foi seu pa­dri­nho nas ur­nas, mes­mo ten­do go­ver­na­do SP por 20 anos, Alckmin con­ven­ceu pou­cos e dan­çou. A nos­sa po­lí­ti­ca fi­cou vi­ci­a­da nes­ses úl­ti­mos anos, co­man­da­da por ca­ci­ques que im­pe­di­ram o sur­gi­men­to de no­vas li­de­ran­ças. Nos­sa es­pe­ran­ça se­rá um no­vo con­gres­so a par­tir de 2019. E as­sim va­mos mu­dar a ca­ra des­se Bra­sil. O bra­si­lei­ro pre­ci­sa apren­der que se é ru­im pa­ra o PT é bom pa­ra o Bra­sil, pois es­se par­ti­do não vo­ta na­da que fa­vo­re­ça o pa­ís, bas­ta ver co­mo o mer­ca­do re­a­ge a ca­da in­ves­ti­da do PT. Se­rei im­pla­cá­vel com meus can­di­da­tos que se ele­ge­ram e com os de­mais que pro­me­te­ram e não cum­pri­ram su­as pro­mes­sas. O TSE de­ve­ria ter al­gum me­ca­nis­mo pa­ra pu­nir se­ve­ra­men­te can­di­da­tos que pro­me­tem e não cum­prem. Pi­or, pro­me­ter e não cum­prir de­ve­ria ser mo­ti­vo pa­ra per­der o car­go. E se até ho­je na­da se fez a res­pei­to das men­ti­ras, ca­be­rá ao elei­tor fa­zer a fa­xi­na nas ur­nas.

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)

__________________________________________________________________________________________

Tasso Jereissati contra Doria?

 

En­quan­to nós que sem­pre fo­mos opo­si­ção ao PT acre­di­tá­va­mos ser o PSDB opo­si­ção me lem­bro de ter li­do de­cla­ra­ção do se­na­dor Tas­so Je­reis­sa­ti que se hou­ves­se um can­di­da­to do seu es­ta­do Ce­a­rá, ele apo­i­a­ria in­de­pen­den­te do par­ti­do. Por­tan­to vê-lo ho­je se ma­ni­fes­tar con­tra Jo­ão Do­ria can­di­da­to ao es­ta­do de SP, nos re­me­te à 2022, quan­do seu con­ter­râ­neo Ci­ro Go­mes, pre­ten­de se can­di­da­tar no­va­men­te e pa­ra is­so, na­da me­lhor do que cor­tar des­de já pe­la ra­iz Jo­ão Do­ria, que po­de­ria sim con­cor­rer de igual pa­ra igual com o bo­quir­ro­to Ci­ro Go­mes, e en­tre­gar SP ao ver­me­lho PSB se­ria meio ca­mi­nho an­da­do. Tas­so é po­li­ti­co man­ja­do, opor­tu­nis­ta e bair­ris­ta, e ter um for­te can­di­da­to ao go­ver­no ca­so Do­ria se­ja elei­to em SP, co­lo­ca­ria por ter­ra seu in­ten­to de ele­ger seu apa­dri­nha­do Ci­ro. Mas até lá mui­ta água vai ro­lar!

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)

__________________________________________________________________________________________

Um trem para Cumbica

 

Fi­nal­men­te pas­sa­gei­ros pa­ra vo­os in­ter­na­cio­nais e na­ci­o­nais po­de­rão se des­lo­car de trem da Es­ta­ção da Luz, até o Ae­ro­por­to de Gua­ru­lhos, que aca­ba de ser inau­gu­ra­do!  E com pre­ço da pas­sa­gem de ape­nas R$ 8,00! Um óti­mo ser­vi­ço de mo­bi­li­da­de ur­ba­na pro­me­ti­do pe­lo ex-go­ver­na­dor Ge­ral­do Alckmin.  As­sim co­mo en­tre­gou de­ze­nas de es­ta­ções de Me­trô, de mo­no­tri­lho, além da qua­se fi­na­li­za­da obra do Ro­do­a­nel, en­tre ou­tras inú­me­ras obras de gran­de re­le­vân­cia tam­bém inau­gu­ra­das!  Ad­mi­nis­tra­dor pú­bli­co de ra­ra com­pe­tên­cia no Pa­ís, Alckmin, con­se­guiu equi­li­brar as con­tas do Es­ta­do, e in­ves­tir mes­mo di­an­te da mai­or re­ces­são da nos­sa his­tó­ria de re­co­nhe­ci­da he­ran­ça mal­di­ta pe­tis­ta! Ou se­ja, exa­ta­men­te o tal equi­lí­brio nas con­tas pu­bli­cas, e ní­vel de in­ves­ti­men­to que ho­je e ur­gen­te pre­ci­sa o Bra­sil! Po­rém, não é o ca­so de cho­rar o lei­te der­ra­ma­do!  Já que, o elei­tor é so­be­ra­no com o seu vo­to nas ur­nas! Mas, que es­se elei­tor de São Pau­lo, foi cru­el com o ex-go­ver­na­dor Ge­ral­do Alckmin, que re­ce­beu me­nos de 9% dos vo­tos, nes­ta elei­ção pa­ra o Pla­nal­to, não te­nho du­vi­da!  Já que, des­pre­za­ram aque­le com gran­de ex­pe­ri­ên­cia na es­fe­ra pu­bli­ca, que é aus­te­ro, pro­bo, e in­ves­te em obras de gran­de in­te­res­se da so­ci­e­da­de…  E no pró­xi­mo dia 28 de ou­tu­bro, co­mo con­so­lo úni­co pa­ra o elei­tor, se­rá o de der­ro­tar o can­di­da­to Fer­nan­do Had­dad, do cor­rup­to PT. E ele­ger pa­ra pre­si­den­te do Pa­ís um Ja­ir Bol­so­na­ro (PSL-RJ) sem ne­nhu­ma ex­pe­ri­ên­cia na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, e pos­su­i­dor de um cur­rí­cu­lo dos mais ino­pe­ran­tes co­mo de­pu­ta­do fe­de­ral…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias